Agência de intercâmbio: o que avaliar antes de contratar?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Fazer um intercâmbio e ficar algum tempo fora do país, conhecendo outras culturas e aprendendo (ou aperfeiçoando) um idioma é o desejo de muitos brasileiros. Para facilitar o processo, é comum que as pessoas procurem a ajuda de uma agência de intercâmbio.

Essa empresa é a responsável por oferecer todo o suporte ao viajante. Contar com ela é saber que se tem o apoio de quem conhece as leis do país, tem contato direto com as escolas, sabe o que é necessário para a aplicação do visto e, com certeza, compreende quais são os destinos que mais combinam com o que você está buscando.

Apesar das vantagens em contratar uma agência de intercâmbio, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que é necessário levar em conta para avaliar a agência e acertar na escolha. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Preparamos este post para ajudar. Então, continue lendo e descubra alguns fatores que você deve avaliar na hora de contratar uma agência!

Serviços oferecidos

O primeiro item a ser checado são os serviços que a agência oferece. Se você está pensando em viajar para determinado país e uma empresa não opera o destino pretendido, essa não é uma opção viável para escolher.

Além do destino, é necessário observar também os tipos de serviços oferecidos. Algumas empresas oferecem auxílio apenas aos turistas. Outras oferecem a opção de contratação de cursos, high school, férias e trabalho.

Outro ponto importante é verificar se você precisará de ajuda com todo o processo burocrático. Em caso positivo, busque uma agência que faça esse contato com a imigração e com as escolas.

Para facilitar, recomendamos que você tenha uma lista com todas as opções de agência de intercâmbio que achar interessante. Depois disso, a nossa dica é que retire aquelas que não trabalham com o serviço que você está procurando.

Seriedade da agência de intercâmbio

O próximo fator a ser avaliado é a seriedade da empresa. Para tanto, o primeiro passo é conferir se a agência pretendida possui o selo Belta (Brazilian Education & Language Travel Association). O órgão é o responsável por regularizar as agências de intercâmbio no Brasil e é possível realizar a consulta de forma online, no site belta.org.br.

Depois disso, você pode continuar a busca pela internet. Procure conferir o site da empresa e veja há quantos anos ela está em atividade. Sabemos que ser uma agência nova no mercado não quer dizer que a empresa seja ruim, contudo, é mais garantido confiar em uma empresa que tem mais tempo de experiência.

Além disso, verifique junto aos órgãos fiscais qual é a situação da empresa. Você só precisa do CNPJ ou Razão Social da empresa. Com esses dados em mãos, você conseguirá acessar sites do governo, como o da Receita Federal. Também é possível checar a situação da Inscrição Estadual da organização.

Caso a empresa tenha pendências legais ou não esteja registrada ligue o sinal de alerta. Nesse caso, o recomendado é riscar a agência da sua lista e não fechar o negócio. Esse é mais um passo para diminuir o número de agências pretendidas da sua lista.

Qualidade do atendimento

Nessa etapa, a sua lista já deve estar bem menor. Então, chegou o momento de entrar em contato com as agências de intercâmbio selecionadas. A sua missão agora é conferir a qualidade de atendimento.

O primeiro passo é verificar a disponibilidade da agência. Aquelas que oferecem apenas uma opção de “Fale Conosco” no site ou que demoram para responder os e-mails talvez não sejam uma boa opção. Isso porque, depois, quando você precisar da agência devido a algum imprevisto, ela pode demorar a dar o retorno.

Então, confira se a agência a ser escolhida tem uma boa rede de canais de atendimento como serviços por Whatsapp, mensagem de texto, Facebook etc. A comunicação ativa é um fator a ser levado em conta.

Você também pode observar se os funcionários são prestativos, respeitosos e se conversam de forma amigável. Avaliar a qualidade do atendimento será um processo natural após o primeiro contato. Leve em conta as suas impressões, pois elas provavelmente são bons indicativos de acerto ou erro na contratação.

Recomendação de outros clientes

Se você quer saber se uma empresa é boa, nada melhor do que conversar com clientes que já usufruíram do serviço oferecido por ela, certo? No caso de uma agência de intercâmbio, você pode trocar uma ideia com clientes ou ler relatos de diferentes formas.

A primeira delas é visitando o site da empresa. As melhores agências costumam postar depoimentos verídicos de viajantes que optaram em realizar o intercâmbio com elas. Além disso, é possível encontrar essas pessoas em outros lugares da internet como em grupos do Facebook ou sites que falem sobre viagens.

Ao encontrar os ex-clientes, pergunte a opinião deles sobre a agência. Peça para que contem as suas experiências de forma detalhada, o que mais gostaram e o que menos gostaram. Pense em questões relevantes, por exemplo: como foi a contratação da viagem? A agência ofereceu o suporte necessário? Você recomenda a agência?

Essas perguntas podem dar um norte e guiar a sua decisão. Além da conversa com os ex-clientes, você também pode checar se a empresa publica vídeos resumidos das viagens. Essa é uma boa opção para verificar se o que você está buscando se encaixa no perfil da agência.

Suporte de pós-venda

A última característica da agência que você deve avaliar antes de fazer a sua escolha é se ela oferece um bom suporte pós-venda. Depois que você fechar o contrato ainda há um longo caminho pela frente, por isso, é importante que o suporte e a parceria entre cliente e agência seja muito além da simples contratação do serviço.

Informações sobre o suporte podem ser obtidas por meio da conversa com os outros clientes, mas essa etapa é tão importante que decidimos criar um tópico especial para ela. Sendo assim, converse com o seu agente, questione sobre como a empresa oferece ajuda durante a viagem, e se isso faz parte do serviço a ser comprado.

Fazer um intercâmbio é uma experiência única, que envolve muita pesquisa e planejamento. A agência de intercâmbio tem a função de tornar a vida do viajante mais fácil. Portanto, ela não deve ser uma dor de cabeça, e sim, a solução dos problemas.

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de buscar uma agência de intercâmbio, que tal conhecer uma excelente opção de empresa? Entre em contato com a BIL Intercâmbios pelo Whatsapp que está no canto direito da tela ou envie mensagem no Fale Conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Comece a escrever e aperte enter para buscar