Requisitos do programa:


Idade

  • Entre 15 e 18 anos
  • Idioma

  • Ter 2 anos de estudos de Sueco

  • Nível de Estudos

  • Cursando Ensino Médio

  • Não é para você?  Conheça outras programas

      Metodologia da Viagem



    Estudo continuado

    Para que os estudos sejam reconhecidos no Brasil, o estudante deve cursar um mínimo de cinco matérias no exterior. Pelo menos uma de cada área:

  • Comunicação e Expressão (literatura, redação, etc.);
  • Estudos Sociais (história, geografia, economia, governo, etc.)
  • Ciências Exatas (física, álgebra, geometria, matemática, etc.)
  • Ciências Biológicas (química, biologia, biologia marinha, etc.)
  • Práticas Educativas (educação física, esportes, dança, etc.)
  • Convivência

    A convivência com uma cultura diferente faz com que o estudante aprenda a respeitar e aceitar o “outro” de uma forma bem harmônica. Durante o programa, o estudante terá contato com a cultura local, além de estudantes de diversas nacionalidades, conhecendo novas culturas e valores que serão importantes para a sua formação.

    Objetivo: Acrescentar valores culturais ao jovem.

    Proatividade

    O jovem desenvolve grande habilidade em resolver os próprios problemas, diante dos pequenos obstáculos do dia a dia. Aumenta assim o senso de independência, flexibilidade e adaptabilidade para uma fácil convivência com a nova família, amigos e no ambiente escolar.

    Objetivo: Formar um jovem responsável e consciente.

    Sustentabilidade

    Diferentes questões e temas serão colocados em discussão para que o jovem tenha consciência dos atuais problemas mundiais. Assuntos como “o respeito ao ser humano e ao próximo”, “a energia e a economia” e a questão ambiental serão abordados para que os jovens voltem ao Brasil com uma opinião formada.

    Objetivo: Conscientizar o jovem.

    Cultura

    Entendendo como outras pessoas tratam um estrangeiro, ajudam um deficiente, alimentam-se, divertem-se e também quais são suas prioridades diárias, a configuração de suas famílias e o valor que dão a diferentes coisas, o jovem poderá desde cedo, ter uma cabeça aberta ao futuro.

    Objetivo: Apresentar o “diferente”.

    Dinheiro

    O dia a dia da viagem exige que o estudante inicie sua vida financeira sem ajuda dos pais. A matemática das despesas e as prioridades estarão em uso na viagem. O jovem aprenderá a administrar seus próprios gastos com alimentação, presentes, vestuário e também fará comparações do tempo que utiliza para tomar decisões de compra e da importância real da mesma.

    Objetivo: Dar mais valor ao dinheiro e ao tempo.

    Comportamento

    Sem a presença dos pais, os jovens serão testados quanto aos seus comportamentos em relação às mídias sociais, postura na sociedade, questões políticas, seus hábitos longe de casa, suas obrigações e tarefas diárias, as diferenças entre leis locais e leis brasileiras, o preconceito e como resolvem pequenos problemas.

    Objetivo: Expandir a visão do jovem.

    Esportes

    A melhor maneira de fazer amigos, interagir e ainda ter um hobby é praticar esportes. Os alunos terão a oportunidade de verificar como os estrangeiros veem no esporte, uma das mais importantes atividades de interação e relaxamento.

    Objetivo: Praticar esportes por toda a vida.

      High School: Suécia


    O que é o High School?

    O High School é um intercâmbio de estudo no ensino médio no exterior, que possibilita ao estudante a participação e convivência em uma nova família e em uma escola secundária estrangeira. Além de ampliar e desenvolver o conhecimento do estudante no idioma do país escolhido, o intercâmbio ainda propicia amadurecimento e autoconhecimento.

    O estudante opta por um mês, um semestre ou um ano letivo dependendo da época de embarque. A rotina escolar é a mesma do Brasil, com atividades extras fora do horário de estudo (esporte, dança, música, entre outros) e lições de casa.

    Por que a BIL?

    A BIL Intercâmbios e Turismo está desde 1985 no mercado e oferece os melhores pacotes de turismo e intercâmbios, para todos os públicos e interesses.

    A BIL é a única operadora do mercado que é especializada em programas para jovens. Seu programa de High School (Ensino Médio no Exterior) é o principal produto da BIL, que possui anos de experiência e know-how em gerenciar programas de ensino médio no exterior. Além disso, a BIL possui um setor de pós-vendas que é especializado em auxiliar o estudante e sua família com todo o processo após a venda. O High School é uma oportunidade única para o estudante ampliar e desenvolver o conhecimento em outro idioma; conviver com uma nova família e em uma escola secundária estrangeira e, com isso, ganhar amadurecimento e autoconhecimento. Seu método é tradicional; portanto, o tratamento e o cuidado com o cliente (tanto intercambiário quanto viajante) é feito do jeito “antigo”, de forma mais individual, propiciando um atendimento mais personalizado.


      País

    A Suécia é um país de povo amigável que dá muito valor à cultura. Para aqueles que gostam de esportes, é o lugar ideal, pois é um dos melhores países quando falamos de hockey, tênis, golf, handball e outros. A maior parte dos suecos também fala inglês, portanto é possível se comunicar neste idioma. Há muitos concertos internacionais na Suécia durante todo o ano, e durante o verão, é comum a realização de grandes festivais e carnavais. Isso normalmente quer dizer muita música, diversão, comida exótica e muitas pessoas se divertindo.


    Suécia
    Amadurecimento, Adaptação e Atitude

      Escola

    As aulas iniciam-se na metade de agosto e vão até junho do ano seguinte. O primeiro semestre vai de agosto a janeiro e segundo semestre, de janeiro a junho. O ano acadêmico é dividido em dois semestres com dois grandes intervalos: no verão e durante o Natal. As aulas começam normalmente às 8h e terminam 15h e 16h. Você terá aulas de segunda à sexta-feira e os horários variam de acordo com o dia da semana. Os professores suecos deixam a responsabilidade pelos estudos com os próprios estudantes. As aulas são abertas e as discussões são encorajadas. Os professores e estudantes têm uma relação quase informal. O almoço na escola é gratuito para todos os estudantes.


    Escola
    High School na Suécia!

      Acomodação

    Você ficará hospedado em uma casa de família sueca. Eles não recebem nenhum tipo de remuneração para hospedar o intercambiário; o fazem por livre e espontânea vontade. Muitas famílias suecas são rígidas com relação às regras para os adolescentes. Se você quiser sair para encontrar seus amigos, não haverá problemas, mas é importante que você não viole o que você e seus “pais” combinaram. Também é esperado que você ajude em casa, limpando o seu quarto ou ajudando a colocar a mesa para o jantar. Durante os fins de semanas, muitas famílias se reúnem com os familiares e amigos, normalmente quando alguém faz aniversário ou durante os feriados.


    Brindes Exclusivos
    Acomodação em casa de família

      Itens Inclusos:

  • Teste de idioma;
  • Entrevista e teste de seleção;
  • Manual completo de orientação;
  • Orientação preparatória para pais e estudantes realizada na cidade de São Paulo;
  • Equipe especializada no embarque do estudante em São Paulo com orientações e procedimentos de embarque;
  • Seguro saúde por todo o período de estudos do programa;
  • Reserva e emissão da passagem aérea conforme solicitado pelo parceiro no exterior;
  • Vaga por 1 ou 2 semestres letivos em uma escola secundária estrangeira;
  • Orientação sobre como providenciar o visto e fornecimento de documentos do exterior necessários para a emissão do referido visto;
  • Recepção do intercambiário no aeroporto de destino pelos coordenadores das organizações internacionais ou pela família hospedeira;
  • Acomodação em casa de família rigorosamente selecionada pelos coordenadores;
  • Refeições;
  • Apoio e aconselhamento durante todo o programa no exterior através dos coordenadores (no país de destino) e da equipe BIL (no Brasil);
  • Orientação para revalidação das notas no exterior e convalidação das notas escolares no retorno ao Brasil;
  • Brindes de viagem.
  •   Depoimentos


    Conheça um pouco da história de quem já fez um programa de intercâmbio High School e descubra o quanto suas vidas mudaram:

    Barbara Ramalho

    Juliana Yasaka

    "Melhor experiência que já tive na vida, sem dúvidas. Nunca imaginei que fosse gostar tanto! Aprendi muita, muita coisa, principalmente a me virar sozinha, e eu não tinha noção que ia passar tão rápido.

    Eu até queria voltar pra lá em agosto pra ficar mais cinco meses, voltaria muito fácil, juro que é meu sonho! Eu amei muito."

    Barbara Ramalho

    Camila Barbosa

    "Ser um estudante de intercâmbio é uma experiência única, que te mudará para sempre. Você vai conhecer lugares que jamais pensou que um dia iria, vai conhecer pessoas maravilhosas, vai chorar, vai sorrir, vai fazer grandes amizades e vai sentir uma nostalgia enorme quando tudo acabar."