Tempo de Leitura: 3 minutos

Que tal turbinar o seu nível de inglês agora mesmo? Selecionamos algumas dicas que farão toda a diferença no seu aprendizado. Confira!

1) Mude a sua rotina e a sua mentalidade

Você tem a capacidade de aprender o que quiser! Para mudar o nível de inglês rapidamente, é preciso tirar da mente o medo de não aprender e manter só o que interessa para que atinja o seu objetivo. Aliás, transforme seus hábitos e as rotinas de modo a priorizar o aprendizado da língua partindo de um objetivo claro.

2) Faça um intercâmbio!

Que tal fazer um intercâmbio de curta ou média duração? Esta é uma opção muito estratégica e mais econômica do que você imagina. Há vários tipos de intercâmbio, com durações bem variadas. Mesmo que você escolha um curso de curta duração, por exemplo, com um mês durante as suas férias, é possível aumentar o nível de inglês significativamente. Parece surreal, mas o que importa mesmo é o objetivo que deseja alcançar para direcionar bem a experiência de intercâmbio.

Ou seja, ao optar por um intercâmbio, você já terá muitos ganhos com a imersão no idioma, além das vantagens de imergir em uma cultura nova. Aliás, fazer um intercâmbio será muito mais econômico e efetivo que pagar por anos um curso convencional de inglês no Brasil.

Outras vantagens

Mas as vantagens não são só estas. Com foco no seu objetivo, escolha o tipo de intercâmbio que tenha mais a ver com o seu perfil e com as suas necessidades, Mesmo um intercâmbio de um mês pode variar de 10 a 38 horas diárias de aulas imersivas, o que pode ser muito construtivo. Vai depender da sua disposição de fazer valer a pena. É preciso falar com um consultor BIL para poder explorar melhor as possibilidades da sua viagem.

Além disso, além das aulas comuns em um período, você pode optar por aulas eletivas extras, direcionadas, por exemplo, a uma profissão, às exigências de uma certificação (como IELTS ou TOEFL, por exemplo), ter aulas particulares ou de conversação e muitas outras opções. Isto é, há muitas possibilidades dentro de um intercâmbio que as pessoas desconhecem!

3) Tenha um objetivo claro

O que você deseja alcançar com o inglês? Uma certificação, imigrar ou apenas se comunicar adequadamente? Qual o nível que deseja chegar até o fim do ano? O que faria a diferença no aprendizado? Crie um objetivo central e crie metas semanais para atingi-lo.

4) Utilize os recursos tecnológicos

Aplicativos de ensino do idioma, sites de ditados, chat GPT para a correção, aplicativos de conversação com estrangeiros, etc.: são muitos os recursos para aumentar o nível de inglês e você nem precisa pagar por isso.

5) Pratique a conversação!

Muitas pessoas aprendem inglês muito na teoria e esquecem de praticar, especialmente a conversação. Por isso, não conseguem aumentar o nível de inglês. Pratique semanalmente a conversação, seja escrita ou falada. Há opções gratuitas na internet, em plataformas e aplicativos.

6) Crie oportunidades para aumentar o nível de inglês

Uma receita deliciosa em inglês, responder um e-mail em inglês, criar uma versão em inglês do seu currículo, ouvir um podcast em inglês: ao longo do dia, crie oportunidades para estar em contato com a língua.

7) Crie um cronograma diário

Quer aprender mais rápido e melhorar o nível de inglês? Estude todo dia! Crie um cronograma de estudos nem que seja de uma hora diariamente e cumpra. Coloque isso como uma prioridade na sua vida.

8) Músicas, filmes, séries e livros

Coloque o inglês na sua rotina de entretenimento. Todos os dias, leia uma notícia, assista um filme ou série com ou sem legenda no idioma, leia livros em inglês, conheça as letras das suas músicas preferidas.

9) Permita-se errar!

O erro leva ao aprendizado. Também é uma forma de aprender. Logo, fique atento onde você geralmente erra, porque é aí que está a resposta para melhorar o seu nível de inglês.

10) Busque o melhor método para você

As pessoas não são iguais e não aprendem inglês da mesma forma. Além disso, as metodologias de aprendizagem de inglês se expandiram nos últimos tempos. Desta forma, busque um método de aprendizagem que tenha a ver com você e teste.

Veja também: Fazer intercâmbio – O que estudar no exterior? Como escolher?

Então, gostou das dicas sobre aumentar o seu nível de inglês? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!