Tempo de Leitura: 3 minutos

Quem quer ter destaque no mercado de trabalho, precisa ir atrás de qualificação profissional. Isso pode ser adquirido com cursos de especialização, faculdades e até por meio da importante tarefa de aprender um segundo idioma.

Entre tantas opções, o inglês se mostra o mais importante, pois é o mais requisitado pelas empresas. Os dados do estudo feito pela Hays mostraram que 91% delas acham a língua inglesa essencial para a comunicação interna. Mas qual a melhor forma de aprendê-la?

O intercâmbio é uma excelente opção! O assunto interessa você? Então, continue a leitura deste texto que mostraremos 4 benefícios dessa forma de aprendizagem. Acompanhe!

Como funciona ?

O intercâmbio para aprender inglês é uma das modalidades mais procuradas pelas pessoas, principalmente por brasileiros. Quando alguém opta por fazer esse tipo de viagem, é porque deseja focar na vivência no exterior para conseguir aprender a língua estrangeira.

A duração pode ser a partir de 2 semanas a um ano e o valor vai mudar de acordo com a escolha do país, escola e o tempo de permanência. O Canadá, por exemplo, é uma opção em conta, pois a sua moeda é mais barata se levarmos em consideração os EUA ou Inglaterra. Não fala nenhuma palavra? Fique tranquilo, pois tanto quem tem o nível mais básico quanto os que já estão mais fluentes podem aproveitar a experiência.

Para aqueles que são intermediários ou avançados e querem ter mais segurança no idioma, podem fazer programas combinados, que são oferecidos por instituições de ensino superior. É possível aliar o aprendizado às matérias de sua área de formação e melhorar ainda mais o seu currículo. 

Quais são os seus benefícios?

Como pode ver, o funcionamento do intercâmbio para aprender inglês é simples, mas os seus benefícios são muito importantes. Mudar-se para um novo local, que tem outra cultura, e ficar longe da família não é uma escolha fácil, porém, a ação vai acrescentar, e muito, na sua carreira. Saiba como!

1.Valorização no mercado de trabalho

Essa é uma questão muito importante e é necessário reforçá-la. Sabemos que o meio profissional está cada vez mais competitivo, e as instituições querem pessoas muito bem preparadas para trabalhar. Quando você estuda no exterior, isso soma na qualidade do seu currículo e as empresas enxergam como uma experiência a mais, ou seja, as chances de ser contratação são maiores.

2.Desenvolvimento socioemocional

Lidar com pessoas totalmente diferentes do que está acostumado, ter que se virar sozinho por um tempo e desenvolver autonomia são algumas das coisas que você precisa lidar fazendo inglês em outro país. A ação proporciona crescimento e independência, o que é excelente para o desenvolvimento de laços afetivos ou até de trabalho com os outros.

3. Conhecer uma nova cultura

Se no Brasil os costumes mudam de Norte a Sul, imagina então em outro país? Morar por um tempo em outro lugar é uma excelente oportunidade para conhecer e vivenciar novos hábitos, adquirir mais conhecimento e também passar o que já sabe para outras pessoas.

4.Melhorar a fluência

Existem excelentes cursos em nosso país, mas a melhor forma de desenvolver o idioma é por meio da conversação. E melhor do que conversar com pessoas que tem ele como língua nativa é a oportunidade de melhorar pronúncias, conhecer gírias, termos técnicos e até aquelas expressões que só os que falam conseguem entender!

Viu só? Existem muitas vantagens para quem faz um intercâmbio para aprender inglês. Ele é essencial para o desenvolvimento na carreira e busca por melhores oportunidades de trabalho. Portanto, não deixe de pesquisar sobre o assunto, entender como funciona todos os trâmites e se jogar nessa experiência que vai acrescentar muito na sua vida profissional e pessoal.

Quer saber ainda mais sobre esse assunto? Então, leia também nosso post sobre como funciona o curso de inglês no exterior!