Tempo de Leitura: 3 minutos

Finalmente chegou o ano que você tanto esperou para realizar o seu sonho de fazer High School. Tudo aprovado! O passaporte está ok, as passagens estão compradas e a barriga até dói de tanta ansiedade. É um mix completo de sentimentos por uma experiência que vai mudar a sua vida.

Então, para te acalmar um pouco e te preparar para essa grande aventura, separamos algumas dicas primordiais para que sua experiência de estudar fora do país seja incrível. Vamos lá!

Intercâmbio só faz sentido se você abrir a mente!

Quando vivenciamos uma experiência que nos tira da zona de conforto cada dia é um novo desafio, principalmente quando falamos em estudar fora do país, que envolvem questões como comida, clima, estar longe de casa e até a própria língua, mas lembre-se, você vai se adaptar. O importante nesse processo é estar aberto para as mudanças, isso te ajudará a enfrentar tudo com mais leveza.

Uma dica para sua adaptação é: faça amizades, mas não restrinja a sua rede de amigos só para brasileiros. Essa tentação, por fazer você se sentir mais confortável, acontecerá nas primeiras semanas do seu High School, mas resista, combata sua timidez e puxe assunto e interaja com seus colegas.

Lembre-se que você estará rodeado por estudantes que vieram de várias partes do mundo e que também estão em processo de adaptação.  Ou seja, vocês podem contribuir um com o outro durante todo o período de intercâmbio, além disso, quem é que não quer uma amizade gringa nos contatos, não é mesmo?

Vivendo com uma Host Family

A host family, sua família no exterior, é uma parte importante tanto no seu aprendizado quanto em seu processo de adaptação. Procure sempre interagir com eles, seja solícito e simpático,  e aproveite ao máximo o que eles podem te oferecer de histórias! Não é proibido ser curioso a respeito da cultura deles e seu intercâmbio será muito mais rico.

Ah, vale lembrar também que, assim como na sua casa, existem regrinhas que precisam ser respeitadas. Lá também não será diferente, quando conhecer a sua “família adotiva” procure saber como funciona a rotina deles.

Perguntas como quais são os horários das refeições, até que horas você deve estar em casa, quais as tarefas que você precisa ajudar, quanto tempo de banho e regras para usar a internet são essenciais para evitar situações desconfortáveis entre você e sua host family. Seja sempre organizado, tanto com o seu quarto quanto com os demais ambientes da casa.


Photo by Helena Lopes on Unsplash

Não deixe a vergonha te dominar

Não é novidade que a vergonha atrapalha muitos processos na nossa vida, mas é exagero deixá-la nos dominar, ainda mais em um intercâmbio. Não pega mal perguntar sobre algo que você não entendeu, procurar ajuda quando aparecem problemas e nem fazer amizades gringas por medo de errar alguma palavrinha.

Não existe pergunta irrelevante e nem problema sem nexo, qualquer situação que te deixe mal converse com a equipe da escola, eles estão prontos para te orientar e dar aquele help. Durante uma conversa, se perceber que errou, relaxe e não esqueça que você está aprendendo, assim como os demais e o legal desse aprendizado é justamente lidar com erros e vibrar com os acertos.

Longe de casa sim, sozinho nunca!

É importante a todo o tempo lembrar que a escola está preparada para te atender sempre que precisar e te dar apoio para enfrentar suas dificuldades, quando houver. Elas contam inclusive com profissionais que vão acompanhar seu desenvolvimento durante todo o período de estudos e você pode procurar por eles quando desejar. Então fique tranquilo, porque apesar de estar longe de casa, você não está sozinho.

A vida nos proporciona oportunidades lindas, como é o caso do High School, uma experiência que nem todos os adolescentes e jovens terão. Por isso, abrace essa oportunidade por todos eles. Enfrente os desafios, os processos de adaptação, seus medos e então carregue por toda a vida os seis de todos os benefícios que um intercâmbio proporciona: o conhecimento, a bagagem cultural, a maturidade, a capacidade para lidar com suas emoções, a perda da timidez e o ganho de coragem.

E aí, pronto para arrasar no seu intercâmbio? Se você tem alguma dúvida sobre High School, deixa aqui nos comentários que a gente vai te ajudar!