Tempo de Leitura: 2 minutos

Terra de gente famosa como as bandas U2, The Cranberries, Westlife e dos atores Pierce Brosnan e Colin Farrell, a moeda oficial adotada é o Euro.

O clima irlandês não é um dos mais favoráveis, já que as chuvas são freqüentes e as temperaturas são baixas, porém na primavera e verão é possível ver os parques da capital Dublin repletos de jovens, casais e famílias confraternizando sob o sol ameno de 20°C. Os irlandeses adoram fazer piqueniques e curtir a presença do astro Rei, já que no restante do ano têm que conviver com a paisagem dos guarda-chuvas por toda parte.

A terra mágica da cultura celta celebra no dia 17 de março o Dia de São Patrício, o grande padroeiro do país. Turistas do mundo inteiro se deslocam para assistir ao grande espetáculo de carros alegóricos, bonecos gigantescos, pintam as faces com o maior símbolo irlandês, o trevo de três folhas (item obrigatório na listinha de souvenirs) e claro, bebericam uma boa cerveja Guinness nos arredores do Temple Bar, famoso distrito de pubs tradicionais. A fábrica da cerveja preta mais famosa do mundo é aberta à visitação aos amantes da bebida e o visitante aprende o processo de fabricação.

As paisagens de belos campos e chalés rústicos se harmonizam com a vida das grandes cidades, como a capital Dublin, Cork, Limerick, Wicklow, Kilkenny, Sligo, entre outras. Uma das melhores formas de conhecer o país é de trem, mas a maior parte das atrações dentro das cidades pode ser apreciada por meio de caminhadas ou de bicicletas. Os demais meios de transporte são muito eficientes, porém Dublin tem a maior infraestrutura de transporte do país: ônibus, Luas e DART. Luas e DART são dois tipos de trem urbano de superfície. O Luas é bem ágil e rápido, porém as linhas cobrem poucas regiões da cidade.O DART é utilizado como acesso à algumas regiões distantes (inclusive muitas praias), nas quais se demora demais para chegar de ônibus.

luas