Tempo de Leitura: < 1 minuto

Assim como diz a canção Xote de Itacaré, a pequena cidade localizada na costa sul da Bahia, a 150 km de Salvador, é destino perfeito para quem quer um lugar bonito, tranqüilo e cheio de aventuras.

Pequena, charmosa e com paisagens de tirar o fôlego, Itacaré é cenário perfeito para suas férias. A alta temporada vai do final de dezembro ao final de janeiro, e também no mês de julho, quando as ondas do mar atingem até 3m de altura, atraindo amantes do surf de todos os lugares do mundo. O litoral é formado por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais, perfeito para esportes de aventura como rafting, tirolesa e arvorismo.

Com valores inferiores aos gastos nas capitais do Nordeste, há ótimas opções de hospedagem, restaurantes e lazer. E por falar em gastronomia, Itacaré possui cardápio variadíssimo, que mistura sabores regionais com culinárias do mundo inteiro. Além disso, nos bares e restaurantes, você pode aprender a dançar reggae ou forró com o povo mais gingado do Brasil: os baianos estão sempre prontos para ensinar!

A bela cidade de Itacaré conserva alguns casarões da época de ouro do Cacau. Ainda possui ruas de paralelepípedos e é no centro e no bairro Pituba, que se concentram as lojinhas, bares e restaurantes. Assim, após um dia de praia, relaxe nas ruas da cidade curtindo uma roda de capoeira, visite o artesanato local, e faça um tour gastronômico.

As melhores praias são Ribeira, Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho , Itacarezinho e Tiririca, principal cenário de campeonatos estaduais de surf.