Tempo de Leitura: 3 minutos

Está indo pra o Canadá? O metrô de Toronto é a melhor forma para se locomover pela cidade, por ser muito prático, fácil e seguro. Ele foi inaugurado em 1954 e tem extensão total de 71,3 km e quatro linhas. É gerido pelo TCC (Toronto Transit Commission), empresa que administra não só o metrô, mas também os serviços de ônibus e streetcars (bondinhos). Dessa forma, o serviço de transporte é totalmente integrado e, por isso, é possível transitar pela cidade sem gastar muito dinheiro, aproveitando os passes de integração (chamados transfers) entre os modais de transporte. Abaixo, separamos algumas dicas para quem vai viajar para o Canadá e não quer se perder ou cometer gafes. Confira:

 

Saiba seu destino

Confira o mapa do metrô para não se perder:

mapa-metro-toronto

Passes e tarifas

1 2

Token: é uma espécie de ficha (normalmente em moeda, mas também pode ser em papel) que dá direito a uma viagem dentro do metrô, ônibus ou streetcars. Existem máquinas que vendem tokens na maior parte das estações de metrô, mas elas não aceitam nota de CAD$ 5; mas você pode comprar com cartão, moedas ou notas de CAD$ 10 e 20. Porém, se você não tem token, você poderá pagar com o dinheiro certo do valor da passagem. O transporte de Toronto não trabalha com troco – portanto, não adianta dar um valor mais alto que o da passagem e ficar esperando o troco. Troque seu dinheiro antes de embarcar e entregue o valor exato ao cobrador, ou deposite nas máquinas disponíveis para isso.

Transfer: caso você necessite pegar outra locomoção para chegar ao local de destino, você deverá solicitar o transfer, que lhe permite trocar o meio de transporte. No metrô, há máquinas vermelhas espalhadas por todas as estações que liberam o transfer.

3

Day Pass: se você planeja visitar a cidade em um dia, vale à pena adquirir o passe diário por CAD$ 10,50, que te dá direito a uso ilimitado nos três meios de transporte.

Aqui você pode conferir qual o valor das tarifas: http://www.ttc.ca/Fares_and_passes/Prices/index.jsp

 

Dicas

Quando estiver no ponto esperando um ônibus ou um streetcar, não é preciso “dar sinal”, como no Brasil. Todos os ônibus já param automaticamente no ponto.

Algumas das estações de Toronto não possuem catracas, ou possuem catracas abertas. Isso não significa que você pode entrar sem pagar a tarifa ou comprar sua passagem: tudo é monitorado por câmeras e vigiado. Portanto, sempre compre seu passe.