Conheça os 6 melhores destinos para intercâmbio

Tempo de Leitura: 4 minutos

Realizar um intercâmbio é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para conhecer novos lugares, fazer amigos, aprender um idioma e se inserir na cultura de diferentes países. Mas na hora de escolher para onde ir, é preciso estar atento a alguns detalhes. Afinal, existem diversas opções de destinos para intercâmbio e você precisa encontrar a compatível com o seu perfil e objetivos.

Mas não se preocupe, vamos ajudar nessa decisão. Neste artigo, listamos os 6 melhores destinos para intercâmbio, ressaltando suas vantagens e uma breve descrição sobre cada um dos locais. Continue a leitura e confira!

1. Londres

Um dos destinos mais desejados da nossa lista, Londres é o berço de grandes e tradicionais instituições de ensino, como Oxford e Cambridge. Capital da Inglaterra e do Reino Unido, a cidade é cercada por muita história e, além de estudar, o intercambista vai ter uma oportunidade única de conhecer a cultura europeia.

Embora a moeda local de Londres seja super valorizada em relação ao real, o que a princípio pode assustar um pouco os estudantes, é possível encontrar opções com um bom custo benefício.

Outro destaque, não só de Londres, mas de toda a Inglaterra é o idioma. Embora a língua oficial do país seja o universal inglês, o sotaque forte dos moradores pode surpreender alguns viajantes mais acostumados com o inglês americano.

2. Montreal

Nos últimos anos, o Canadá tem se destacado como um importante polo de intercâmbio no mundo, principalmente entre os estudantes com um foco maior no ensino superior. E isso tem um motivo bem claro: o país investe muito na educação de qualidade.

O país apresenta dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. A cidade de Montreal foi colonizada pelos franceses e lá, especificamente, os estudantes vão ter um foco maior de aprendizado para a língua francesa. O local também abriga uma das universidades mais respeitadas do mundo, a McGill University.

O Canadá é muito procurado para duas modalidades específicas de intercâmbio: o de curta duração e o com foco em estudo integral. Isso porque o país não concede visto de trabalho para os estudantes de cursos de idioma. O lado bom disso é que sobra tempo para participar de excursões, passeios e sessões de conversação oferecidas pelas escolas.

3. Califórnia

Os Estados Unidos são um verdadeiro clássico quando falamos em programas de intercâmbio. Representando muito bem o país na nossa lista está a Califórnia, estado que abriga cidades reconhecidas internacionalmente por sua qualidade educacional e oportunidades de aprendizado, como São Francisco e Los Angeles.

O país não permite que o aluno estude e trabalhe durante o intercâmbio, independentemente de você estar portando um visto de estudante ou de turista. Por isso, trata-se de um destino muito buscado, principalmente por aqueles que optam por uma experiência de curta duração.

Se você quer aprimorar o seu inglês —  com aquele sotaque americano que é mais comum no Brasil —  e estar no centro das principais tendências e novidades do mundo, a Califórnia é a opção ideal. As cidades do estado têm um perfil, focos de estudo e vivências culturais bem diferentes, e é possível optar por aquela que você mais se identifica.

4. Toronto

Outro importante destaque para intercâmbio no Canadá é a cidade de Toronto. O local é conhecido por sua riqueza e diversidade cultural, e reúne estudantes de diversas partes do mundo, que estão em busca de um ensino de qualidade.

Diferente de Montreal, que tem um foco maior no francês, em Toronto você encontra excelentes opções para cursos de inglês. Outra vantagem desse destino é a facilidade de acesso aos vistos, que costumam ser menos burocráticos do que nos EUA. Caso você já tenha um visto americano, basta tirar o ETA – uma autorização eletrônica feita pela internet.

Toronto é a cidade mais populosa do Canadá e, por lá, o que não faltam são opções de atrações culturais e programações para todos os gostos e bolsos. O local também abriga o maior centro de negócios do país.

5. Dublin

Capital da Irlanda, Dublin é uma excelente opção de destino para um intercâmbio na Europa. Além de uma qualidade de vida de dar inveja nos grandes centros urbanos, a cidade oferece ótimos cursos para quem busca aprender ou aprimorar um novo idioma, no caso, o inglês.

Ao conseguir o visto de estudante, o intercambista pode trabalhar por até 20 horas semanas. O que costuma ser um diferencial super importante para quem vai investir em um programa de longa duração. Afinal, o dinheiro extra pode ajudar a cobrir os custos ou até mesmo bancar o lazer do viajante no país.

Nos últimos anos, Dublin está se tornando uma referência para quem busca um intercâmbio mais em conta e pertinho da Inglaterra. A cidade é considerada um verdadeiro templo cervejeiro. Pessoas receptivas, preços acessíveis na moeda local e um clima constante de festa são outras marcas registradas do local.

6. Austrália

A Austrália também vem se destacando como um polo de intercâmbio nos últimos anos e um dos seus principais atrativos é o estilo de vida, bem parecido com o encontrado em alguns cidades do Brasil. Belas praias, clima tropical e qualidade de vida fazem parte da rotina da maioria dos moradores por lá.

Para conseguir o visto de estudante rumo a esse paraíso, é preciso estar matriculado em uma das escolas credenciadas pelo governo. Para programas com mais de 14 semanas de duração também é possível conseguir um visto especial para trabalhar por até 20 horas semanais.

Outro destaque para a Austrália está na infraestrutura e qualidade de ensino oferecidas pelo país. É possível encontrar diversas opções de cursos com custos que podem variar de acordo com cada cidade e duração do programa. Estudantes e trabalhadores de diferentes partes do mundo se encontram nesse paraíso na Oceania.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, o que não faltam são boas opções para o seu intercâmbio. E para acertar de uma vez na escolha do destino, é essencial contar com o suporte e orientação de uma agência especializada, como a BIL Intercâmbios, que tem ampla experiência no assunto.

Quer saber mais sobre os melhores destinos para intercâmbio? Entre em contato com a gente e fale agora mesmo com um dos nossos consultores especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Comece a escrever e aperte enter para buscar