Tempo de Leitura: 3 minutos

Durante o planejamento de uma viagem, é comum as pessoas encontrarem termos que desconhecem, principalmente se eles são parecidos. Um dos exemplos mais clássicos que deixa todo viajante na dúvida é a diferença entre escala e conexão.

Normalmente, esses termos aparecem durante a busca de passagens. As companhias costumam mostrar o local de origem, o destino final, a duração total do voo e a duração da escala ou da conexão. Apesar de muitas pessoas entenderem que escala e conexão envolvem algum tipo de parada durante o deslocamento, grande parte não compreende a diferença entre os dois.

Para que o planejamento de uma viagem seja bem-sucedido, entretanto, é fundamental que o viajante saiba o que acontece em cada um dos casos. Por isso, dedicamos este post exclusivamente para explicar os dois termos. Acompanhe!

A diferença entre escala e conexão

A escala é uma parada breve que tem como objetivo abastecer o avião ou embarcar e desembarcar passageiros. Na maior parte das vezes, não há troca de aeronaves durante uma escala e o viajante deve permanecer dentro do avião.

A conexão é normalmente mais longa, podendo durar várias horas. Neste caso, o viajante desce do avião e pode, inclusive, sair do aeroporto, já que ele recebe um bilhete de embarque separado para o novo trecho.

Durante a conexão o passageiro está em trânsito e, portanto, segue as regras do destino. Em alguns países é necessário ter o visto de trânsito, como é o caso dos Estados Unidos. Por isso, é recomendado prestar atenção nessas informações.

O que acontece com a bagagem despachada na escala e na conexão

Na escala, a bagagem é retirada pelo passageiro somente no local final. Já na conexão as regras mudam conforme os países. Em voos nacionais é praxe que as malas sejam retiradas no local de destino da viagem. Entretanto, os países internacionais têm suas próprias regras.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a bagagem deve ser retirada sempre no primeiro local de parada, mesmo que ele não seja o destino final. Já em posse das malas o viajante passa pela imigração e depois realiza o despacho novamente.

É comum que as malas gerem dúvidas e apreensão nos viajantes, afinal, ninguém quer ficar sem os seus pertences. Por isso, indicamos sempre que os questionamentos referentes à retirada da mala em trânsito sejam feitos na própria companhia aérea no momento do check-in.

A importância de conhecer o tempo de conexão

Outra dica importante referente a conexão é que, dependendo do tempo de conexão, você pode aproveitar para conhecer o destino intermediário da sua viagem. Se você está em um voo para Nova York com conexão de 15h em Miami, por exemplo, pode aproveitar para sair do aeroporto e conhecer brevemente a cidade.

Neste caso é muito importante fazer as contas certinhas dos tempos de deslocamento. Lembre-se que muitas vezes o aeroporto é afastado da cidade. Por isso, preveja todos os imprevistos que possam acontecer, e trabalhe com um tempo de segurança para voltar ao aeroporto, para que dê tempo de pegar a sua conexão para o destino final.

Em resumo

Para ficar mais clara as informações envolvendo a escala e a conexão, resumimos brevemente as três diferenças principais entre elas:

  • tempo de espera: curto na escala e mais longo na conexão;
  • aeronave: permanece na mesma aeronave na escala e troca de aeronave na conexão;
  • bagagem: deve ser pega somente no desembarque final na escala e na conexão a regra pode variar conforme o local em que se está em trânsito.

E aí, conseguiu entender a diferença entre escala e conexão? Agora que você já aprendeu o que quer dizer cada um desses termos está esperando o que para começar a planejar a sua viagem agora mesmo? Escolha para onde você quer ir, busque informações na Internet, entre em contato com uma agência para ter um suporte de qualidade, arrume as malas e aproveite muito!

E então, gostou do post? Agora que você já sabe qual é a diferença entre escala e conexão, que tal aprender um pouco mais sobre macetes de viagens? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma postagem!