Tempo de Leitura: 2 minutos

Estudar no exterior é uma experiência para todas as idades. E para cada faixa etária, há programas mais indicados conforme os interesses e o momento de cada pessoa.

Se o High School é um intercâmbio para adolescentes, há vários outros tipos de intercâmbios para o público adulto, com mais de 30, 40 ou 60 anos, nos mais diversos países. Afinal, o crescimento pessoal e a aprendizagem acontecem em todas as fases da vida e nunca é tarde para realizar o seu sonho de aprender e viajar!

Há idade certa para fazer intercâmbio?

Definitivamente, não há limite de idade para fazer intercâmbio. O que acontece é que há programas específicos para determinados públicos. O Férias Teen, por exemplo, atende aos jovens de 12 a 17 anos que querem viajar e aprender inglês nas férias.

Certamente, não é um programa que interessaria adultos. Para estes, há outras linhas de intercâmbio, seja profissionalizante, com foco na carreira, com grupo de integrantes da mesma idade, Férias VIP, intercâmbio acadêmico e outros.

Ou seja, não há idade limite para embarcar em uma experiência de intercâmbio, e participar dessa jornada pode ser enriquecedor para pessoas de todas as idades. A cada dia, novos formatos e programas de intercâmbio para adultos, que são maioria entre o público que deseja estudar no exterior. Na verdade, é importante eliminar o preconceito e o etarismo para viver o que a vida tem de melhor em cada faixa etária.

Razões para você estudar no exterior

Confira algumas razões pelas quais todos, independentemente da faixa etária, podem se beneficiar ao fazer um intercâmbio:

Desenvolvimento pessoal

Certamente, o intercâmbio vai desafiá-lo a sair de suas zonas de conforto, promovendo o crescimento pessoal e o desenvolvimento de habilidades como independência, adaptabilidade e resiliência.

Conhecer uma nova cultura

Viver em um país estrangeiro oferece a oportunidade de mergulhar em uma nova cultura, aprender sobre tradições locais, gastronomia, valores e modos de vida diferentes. Com isso, você adquire compreensão intercultural.

Aprendizado de Idiomas

A imersão em um ambiente onde o idioma é falado cotidianamente é a melhor maneira de aprimorar as habilidades linguísticas. Ou seja, isso serve também para os adultos que desejam aprimorar ou aprender um novo idioma.

Networking Global

Quando adulto, se você fizer um intercâmbio, poderá se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo durante um intercâmbio e isso pode ser vantajoso para a sua carreira.

Desenvolvimento Profissional

Em resumo, estudantes mais jovens podem se beneficiar ao adquirir uma educação internacional. Já os profissionais mais experientes podem buscar cursos, estágios ou programas específicos para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Mudança de Perspectiva

O intercâmbio amplia a visão de mundo. Vivenciar diferentes modos de vida e enfrentar desafios em um ambiente estrangeiro promove uma mudança de perspectiva.

Flexibilidade

De fato, a capacidade de se adaptar a diferentes ambientes e culturas torna-se uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais globalizado, independentemente da sua idade.

Veja também: FAQ – 10 perguntas sobre intercâmbio que você sempre quis saber

Então, gostou das dicas sobre estudar no exterior em diferentes momentos da vida? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!