Tempo de Leitura: 4 minutos

O inglês para os profissionais de tecnologia é uma competência essencial no mercado de trabalho desta área produtiva. Não apenas pelos aspectos técnicos, mas para a expressão na rotina diária. Muitos profissionais estudam por muito tempo, mas não conseguem atingir uma desenvoltura prática no dia a dia, o que pode ser muito frustrante. A seguir, saiba por que isso acontece e como ampliar ainda mais o inglês.

Inglês para profissionais de tecnologia – Por que é tão difícil aprender?

A maior parte das empresas de tecnologia investem em cursos in company para seus profissionais de TI, uma vez que o inglês é uma competência muito apreciada pelo mercado de trabalho e especialmente essencial nesta área.

Bolsas de estudo, cursos dentro da empresa, desconto em escolas de inglês, aulas on-line: há quantias de dinheiro e horas gastas com o ensino do idioma e muitas vezes o retorno não é tão satisfatório. O mesmo pode-se dizer do profissional, que passa anos estudando inglês e sente grande dificuldade no dia a dia de praticá-lo de forma definitiva. Por que isso acontece?

Especialistas analisam a situação e chegam à conclusão de que o problema não está no inglês técnico desta área, mas no uso do idioma de modo natural, aplicado na rotina e na expressão de coisas básicas, com déficit especial na conversação. Usa-se o inglês escrito e os jargões técnicos não são um problema, mas a conversação e a habilidade de adaptar o idioma ao dia a dia é algo mais dificultoso. Aliás, se expressar livremente e conversar em inglês é a maior dificuldade da maioria dos estudantes brasileiros e não apenas nos profissionais de TI.

Dicas sobre inglês para profissionais de TI

A seguir, confira algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de adquirir um inglês definitivo e mais amplo, que faça a diferença na sua rotina e na sua carreira:

Contextualize o idioma na sua rotina

O inglês emperra quando não está conectado a um contexto. Por isso, a primeira dica é ampliar o seu vocabulário conforme os diferentes contextos da sua realidade, para assim poder articular melhor as suas ideias no idioma. Busque por expressões, tente explicar ideias de modos diferentes, faça perguntas quando for necessário. O foco sempre deve ser o contexto.

Encare as suas dificuldades individuais

Todas as pessoas que estudam inglês têm dificuldades específicas, ou seja, quais são as suas maiores dificuldades? É o vocabulário escasso? É o medo de se expressar em público? São os tempos verbais? É a pronúncia? Faça uma lista das suas principais dificuldades.

Pergunte a um professor ou a um falante do idioma caso tenha dúvidas. As dificuldades da maioria não são as suas. Sabendo quais são os seus desafios, é justamente este o caminho que deve seguir: encarando um a um de frente.

Pratique!

Muitos profissionais de TI estudam por anos o inglês, mas simplesmente não evoluem porque não praticam. Saiba que toda resistência só cai por terra quando encarada de frente. Busque formas de praticar: contrate um serviço de professores on-line para conversação, entre em chats internacionais, utilize as redes sociais e aplicativos para buscar amigos e conversar com pessoas em inglês. Atualmente, os recursos são muito diversificados neste sentido.

Tenha uma rotina de estudo

Quem estuda outros idiomas sabe que sempre será preciso continuar estudando. Quanto mais você aprende, mais recursos você tem para se comunicar. Logo, crie uma rotina de estudo, utilizando diferentes recursos e priorizando a prática. Aliás, reveja a forma como vem estudando para ver se é o melhor modo de aprender.

Amplie o vocabulário

Como dito, o vocabulário abre portas. Adquirir vocabulário não é tudo para quem quer para o próximo nível do inglês, mas ajuda muito a ampliar o domínio do idioma. Não significa apenas saber o que significa uma palavra, mas os sentidos e seu uso, seu antônimo e seus sinônimos, a contextualização, as possibilidades de expressão que ela permite. Vá além!

Faça um intercâmbio!

Definitivamente, o inglês para profissionais de tecnologia é mais completo quando este decide fazer um intercâmbio. Mesmo os cursos de curta duração – como os imersivos de 4 semanas, por exemplo, já irão revolucionar a sua proficiência por um custo mínimo.

Você irá praticar o idioma constantemente, conhecerá pessoas de todas as partes do mundo e imergirá naquilo que é mais importante: o domínio do idioma. Nenhum curso no Brasil pode promover isso e os custos podem até ser menores. Fale com um especialista BIL e saiba quais são as suas opções de destinos e cursos!

Faça um intercâmbio profissional

Sobretudo, este tipo de intercâmbio é perfeito para adquirir inglês para profissionais de tecnologia, pois além do aprendizado comum e da prática imersiva, você aprende um inglês mais contextualizado na sua área de conhecimento, tem a opção de fazer um networking importante para a sua carreira e ainda adquire novos conhecimentos na sua área. Conheça os programas de intercâmbio por interesses e fale com um consultor BIL sobre os cursos específicos de TI.

Fale com a BIL!

A BIL Intercâmbios atua desde 1989 como uma agência especializada em intercâmbios e já levou muitos brasileiros para o mundo, a conquista do sonho de estudar no exterior. Há uma grande procura pelo inglês para profissionais de tecnologia e, pensando nisso, selecionamos cursos e destino, atuando com as melhores escolas do mundo, para que você tenha os melhores resultados em pouco tempo. Agende agora mesmo uma conversa e saiba quais são as opções com matrículas abertas!

Veja também: Diferença entre College e University – Qual escolher?

Então, gostou das dicas sobre inglês para profissionais de tecnologia? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!