Tempo de Leitura: 5 minutos

Está pensando em fazer um intercâmbio, mas não tem muito tempo disponível? Então, este post é para você! Sabemos que muitas pessoas sonham em viajar para aprimorar ou aprender um novo idioma, conhecer a fundo uma cultura, fazer amizades e descobrir lugares novos. Apesar do desejo, muitas vezes, é simplesmente inviável ficar um longo período longe. Contudo, há uma solução: o intercâmbio de um mês.

Ao conhecer essa possibilidade, a primeira dúvida que surge é se realmente vale a pena viver essa experiência em apenas um mês. A resposta é sim, e a seguir vamos explicar o porquê, além de mostrar como funciona o intercâmbio de um mês. Ficou curioso e animado? Então, continue acompanhando o post e descubra tudo sobre o assunto!

Como funciona um intercâmbio de um mês?

Você já viu que é possível viajar por um período curto de tempo e, mesmo assim, aproveitar tudo o que uma viagem a um novo país tem a oferecer. Agora chegou o momento de entender como o intercâmbio de um mês funciona.

Basicamente, durante as quatro semanas de intercâmbio, o viajante estuda o curso escolhido, que normalmente é de idiomas. O número de horas em aula depende do destino optado, do estilo de vida e dos objetivos de cada intercambista. Contudo, a carga horária mais comum varia entre 15 a 25 horas por semana. Além disso, é possível adicionar algumas horas de conversação e workshop.

A hospedagem no intercâmbio de um mês, na maioria das vezes, é em casa de família ou em residência estudantil. Esse contato constante com pessoas nativas fora do horário do curso permite um aprimoramento maior ainda do idioma, aumentando a aprendizagem.

Resumidamente, o intercâmbio de um mês funciona como uma imersão em uma nova cultura e um novo idioma. Ele equivale a quase 1 ano de um curso de idiomas no Brasil, feito duas vezes por semana e durante duas horas.

Para quem o intercâmbio de um mês é mais indicado?

O intercâmbio de um mês é indicado especialmente para aquelas pessoas que já têm uma base mínima do idioma que pretende estudar. Isso não quer dizer que qualquer pessoa não possa fazê-lo, mas ele será muito mais proveitoso caso o viajante já tenha alguma familiaridade com a língua.

Como vimos, ele também é a escolha ideal para quem não tem muito tempo disponível e precisa viajar. Os cursos normalmente tem início todas as segundas-feiras. Sendo assim, a pessoa pode optar por viajar em qualquer data, que se encaixe melhor nas suas obrigações no Brasil.

Além disso, o intercâmbio de um mês também é a escolha perfeita para quem não tem muito dinheiro disponível, mas não quer deixar de aproveitar tudo que essa experiência proporciona. Por ser um período menor, o preço também é mais acessível.

Quais são os lugares ideais para fazer esse intercâmbio?

Você decidiu fazer um intercâmbio de um mês. O próximo passo é encontrar um lugar que combine com você. Para acertar na escolha, a primeira definição que você precisa fazer é qual o tipo de idioma gostaria de estudar. Depois disso, a próxima ação é definir o país. A seguir mostraremos algumas opções!

Canadá

Com quatro estações bem definidas, o Canadá é a opção perfeita para quem gosta de curtir a vida urbana e aproveitar a natureza. O destino conta com uma grande diversidade cultural, além de ser muito animado. Anote aí as principais cidades para fazer o intercâmbio: Toronto, Montreal, Vancouver, Victoria, Surrey, Quebec, Ottawa e Calgary.

França

A França recebe milhares de estudantes durante o ano inteiro. Essa é uma ótima oportunidade para, além de aprender francês, conviver com muitas outras culturas. Além disso, o país oferece muitas opções de lazer como eventos esportivos, museus, teatros e bares. As duas principais cidades para fazer um intercâmbio de um mês inesquecível são Paris e Montpellier.

Espanha

Praias maravilhosas e badaladas, vida noturna agitada, cidades históricas, bela arquitetura e boa culinária. A Espanha é um local e tanto pra se fazer um intercâmbio. Além disso, o clima do país é convidativo, fazendo calor no verão e sendo mais ameno durante o inverno.

As opções de cidades são muitas e, com certeza, você encontrará alguma que se encaixe com o seu gosto. Então confira a nossa lista das principais: Barcelona Madrid, Granada, Salamanca, Valencia, Alicante, Málaga, Marbella e Sevilla.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são um país repleto de cultura. Com climas extremos, variando entre o deserto e o gelo, o destino é capaz de agradar qualquer viajante. Apesar de ter um extenso território, tudo por lá funciona de uma maneira magnífica. Entre tantas boas opções, o difícil é conseguir escolher somente um lugar para fazer um intercâmbio de um mês. Quer conhecer os nossos preferidos? Então, lá vai: Santa Mônica, Los Angeles, San Diego, San Francisco, Chicago, New York, Boston, Miami, Orlando, Fort Lauderdale e Honolulu.

Inglaterra

Castelos, catedrais, pubs, museus e uma cultura diferente de qualquer outra faz a Inglaterra um dos destinos mais charmosos da Europa. O país ainda é o berço do futebol e de muitos outros esportes, o que o faz ter atrações durante todo o ano.

Outra grande vantagem do destino é poder praticar o inglês britânico em tempo integral. Apesar de ser gramaticalmente praticamente igual ao americano, ouvir novos sotaques aumenta a capacidade de entender pessoas de diferentes locais do mundo.

E então, pronto para fazer as malas para a Inglaterra? Então confira as quatro cidades incríveis que selecionamos para facilitar a sua decisão: Londres, Liverpool, Eastbourne e Cambridge. Difícil escolher, não é mesmo?

Itália

A Itália é a opção preferida daqueles que desejam aprimorar ou aprender a língua italiana. Além de ter um povo muito receptivo, como nós latinos estamos acostumados, o destino respira cultura, culinária e história. Com tantas opções de cidades na Itália, três delas costumam receber muito bem os intercambistas: Milão, Roma e Florença.

Quais são as dicas e os cuidados para aproveitar o intercâmbio?

Agora que você já sabe como funciona o intercâmbio de um mês, para quem ele é indicado e conheceu alguns dos principais destinos, chegou o momento de anotar algumas dicas e cuidados para aproveitar ao máximo a experiência. Veja!

Pratique o idioma

Ter aula por 20 horas durante uma semana é uma excelente forma de aprender e melhorar um idioma. Entretanto, colocar em prática a aprendizagem acelera muito esse processo. Então, que tal colocar essa dica em prática assim que chegar? Converse com a família que está hospedando você, saia para bares e lanchonetes, arrisque fazer um pedido em um restaurante, converse com o Uber etc. Não perca a oportunidade de arriscar, pois quanto mais você tentar, mais vai aprender!

Estude depois das aulas

Reserve algum momento após as aulas para pesquisar sobre suas dúvidas. Revisar a matéria é ótimo para gravar o conteúdo. Além disso, você pode anotar possíveis dúvidas que podem ser resolvidas no próximo dia de aula.

Escolha um curso com uma carga horária intensiva

A nossa última dica para aproveitar ao máximo o intercâmbio de um mês é escolher um curso com carga horária intensiva. Você não tem muito tempo, então o melhor é aproveitar ao máximo!

Fazer um intercâmbio, independente do tempo que seja, é sempre uma oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis. Por isso, se você só pode fazer um intercâmbio de um mês, faça um planejamento, escolha o local, arrume as malas e aproveite tudo de melhor que essa experiência pode proporcionar!

E então, gostou do post? Agora que você já sabe tudo sobre o intercâmbio de um mês, está esperando o que para encontrar uma agência especializada no assunto e fechar sua viagem agora mesmo? Entre em contato com a BIL Intercâmbios e viva esse sonho!