Tempo de Leitura: 4 minutos

Já pensou em fazer um intercâmbio na Suíça? Mais que um país belíssimo, a Suíça sempre foi referência de ensino há décadas. E agora possui ainda mais ofertas de cursos de idiomas no exterior para todas as idades, em destaque para que cursa o Ensino Médio. A seguir, confira 8 motivos para escolher a Suíça no seu próximo intercâmbio!

1) A Suíça tem 4 idiomas oficiais

A Suíça possui 4 idiomas oficiais – o italiano, o alemão, o francês e o romanche (um idioma local). O país se divide em cantões, que possuem estes idiomas oficializados. Em todos os cantões, há escolas de idiomas para estrangeiros – escolas especializadas no ensino do idioma – e escolas comuns que são internacionais, no caso do Ensino Médio – onde o aluno não aprende apenas o idioma, como cursa o ensino regular.

Caso deseje fazer umn intercâmbio High School (Ensino Médio), geralmente as escolas são internacionais e o inglês também é falado. Mas o aluno irá aprender outros idiomas, conforme a sua localização. Neste programa ofertado pela BIL, por exemplo – veja o manual aqui – o aluno deve ter de 15 a 18 anos, ter ótimas notas e ter pelo menos 2 anos de estudo do alemão para se inscrever, além de estar cursando o Ensino Médio.

Apesar do idioma ser o alemão neste caso, a cultura suíça é diversificada e os outros idiomas são passíveis de estudo. O ano letivo começa em agosto/setembro e vai até junho do ano seguinte. Desta forma, o primeiro semestre vai de agosto a janeiro e o segundo de janeiro a junho.

2) O ensino é um dos melhores do mundo

Em suma, há décadas, a Suíça é conhecida pelo ensino de excelência, intercâmbio e escolas de internato, que sempre receberam estudantes de todo o mundo. Também se destacam as suas escolas tradicionais, mesmo que atualmente o ensino é modernizado e tecnológico. Logo, estudar na Suíça é estudar nas melhores escolas do mundo, sendo uma oportunidade única para o seu futuro profissional.

3) Você poderá conhecer gente do mundo todo

Tradicionalmente, a Suíça recebe pessoas do mundo todo para estudar, mais especificamente intercâmbios focados no idioma e High School. Assim, este é um dos principais motivos para ir para a Suíça, já que você irá conhecer pessoas de vários países e fazer amizades para toda a vida. Além da cultura Suíça, você terá contato com várias outras culturas.

4) As paisagens são belíssimas

As paisagens suíças estão entre as mais belas do mundo. Cidades modernas e medievais, alpes sempre nevados, campos verdes e floridos no verão, rios e cachoeiras que chamam para os esportes aquáticos, várias trilhas espalhadas pelo país para estar em contato com a natureza, lagos azuis. Aliás, a Suíça é sinônimo de lindas paisagens e atrações em todas as estações, que são bem definidas.

Em todo o período de intercâmbio, há passeios e viagens que são feitos pela escola, pela família que irá hospedá-lo ou que o estudante poderá fazer sozinho com permissão. É uma ótima oportunidade para fazer amigos e para conhecer a cultura local.

A propósito, quando o programa é High School, você ficará em uma casa de família suíça. Eles não recebem nenhum tipo de remuneração para hospedar o intercambiário; o fazem por espontânea vontade, pela troca de cultura e experiência

5) A Suíça é um país estratégico para quem gosta de viajar

O país compartilha 1.935 km de fronteira com cinco países: a Alemanha, a Áustria, a França, a Itália e o principado de Liechtenstein. A Suíça divide-se em três zonas geográficas distintas. Inclusive, os Alpes representam cerca de 58% do território, o Planalto cerca de 31% e o Jura cerca de 11%.

Além disso, a Suíça dá fácil acesso a outros destinos europeus em viagens de trem, ônibus ou carro. Isso conta muito na hora de estudar no exterior, pois as suas possibilidades de passeios e viagens, de conhecer lugares novos, aumenta muito.

6) O intercâmbio na Suíça está mais acessível

Se antigamente, a Suíça era destino de estudantes muito ricos e a educação era caríssima, agora você pode estudar no país com quase o mesmo investimento cobrado por escolas brasileiras. Sobretudo, quem deseja estudar no país apenas para aprender um idioma ou quem é mais velho, também conseguirá bons preços.

Com a ampliação de ofertas de estudo, as escolas têm oferecido condições especiais para parceiros, tornando-se mais acessíveis. Em destaque, a BIL conta com parceria com as melhores escolas do país.

7) É o país perfeito para esportes de inverno

Além dos esportes que você pode praticar no verão – como corridas de bike, esportes aquáticos em lagos, esportes tradicionais (futebol, natação, vôlei, etc.) – a Suíça é conhecida por seus Alpes e pelos esportes de inverno – como esqui, escalada, patinação e outros.

Deste modo, estudar na Suíça dá também a oportunidade de praticar estes esportes. Não deixe de conhecer os esportes de inverno enquanto estiver em seu intercâmbio!

8) Você irá se tornar mais independente

Em resumo, o espírito da independência e autonomia estão presentes nas escolas Suíças, especialmente para adolescentes e crianças. Assim, o estudante aprende a seguir regras, a respeitar o espaço e a tomar decisões, tornando o intercâmbio uma experiência de desenvolvimento pessoal e maturidade, mesmo que com supervisão e apoio a todo momento.

Fale com a BIL!

Para finalizar, conheça o programa de intercâmbio na Suíça para High School neste e-book especial que preparamos para você! Aproveite e fale hoje mesmo com um consultor BIL e conheça outras vantagens que este programa oferece, além de conferir outros tipos de intercâmbio, seja para a Suíça ou para outros destinos do seu interesse.

Veja também: Pathway no Canadá – Você sabe como funciona? 

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio na Suíça? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!