Tempo de Leitura: 4 minutos

Que tal se preparar previamente para estudar no exterior e entrar em uma boa universidade? Os Pathways Programs são “atalhos” para quem deseja estudar no exterior, mas precisa melhor a proficiência no idioma e compreender melhor o estilo de vida e rotina do estudante na universidade. Eles são programas de curta duração, ou que podem se estender um pouco mais, dependendo do nível de fluência no idioma. A seguir, veja quais as vantagens deste programa de intercâmbio!

O que é o programa Pathway?

A tradução da palavra que descreve bem este curso é “atalho”. Ou seja, o aluno estrangeiro tem um período de estudo da língua e se prepara para as exigências da universidade previamente através de um curso dinâmico. Isto é, é um tipo de intercâmbio com muitas vantagens, para jovens que já concluíram o Ensino Médio e possuem mais de 18 anos. Outra exigência é um nível intermediário de idioma para o seu melhor aproveitamento.

Em algumas semanas ou meses, o aluno estuda no campus e tem aulas no idioma, aprendendo ainda como se apresentar em um trabalho acadêmico, qual a rotina esperada e tudo mais sobre o seu curso universitário. Em suma, o aluno faz a inscrição imediata na universidade, sem a necessidade de fazer provas, testes ou entrevistas iniciais de seleção. Desta forma, é uma opção de intercâmbio para quem deseja cursar um curso superior no exterior e deseja se preparar para ter mais chances de ser aceito.

Como é oferecido o programa Pathway?

O programa Pathway é oferecido por escolas de idiomas no exterior, ampliando o seu nível de inglês necessário, mas também mostrando como acompanhar as aulas, como entregar trabalhos escritos, como elaborar apresentações.

Em suma, é a porta de entrada para a estrutura de ensino no país de destino, além de expandir as possibilidades de carreiras e oportunidades de trabalho. Ou seja, estas escolas de idiomas já têm convênio com as instituições de ensino superior e assim você poderá economizar tempo e dinheiro realizando testes de proficiências, como o IELTS e TOEFL. 

Quanto tempo dura um programa Pathway?

Primeiramente, a duração do programa depende do seu nível de inglês atual. É comum estudantes ficarem de 3 a 9 meses estudando e aperfeiçoando o idioma antes de iniciarem a faculdade. Sobretudo, vai depender dos seus conhecimentos prévios sobre o idioma. Contudo, para pessoas que já tenham um nível de inglês intermediário-avançado, o tempo mínimo do curso é de 6 a 8 semanas.

Inclusive, o nível exigido para participar é de intermediário a avançado em universidades. Logo, se o aluno ainda não possua o nível exigido, mesmo antes dele sair do Brasil, é aplicado um teste on-line para definir qual o prazo necessário para o aluno atingir o nível de inglês exigido para ingressar no programa.

Vantagens do Pathway

O Pathway sempre foi conhecido como o início da entrada do aluno estrangeiro no país, não apenas para estudar o idioma e se preparar para a universidade, mas como a porta de entrada para uma carreira de sucesso. Aliás, muitos conseguem inclusive imigrar após todo o processo de curso superior. No entanto, tudo começa com esta experiência. Entre as principais vantagens estão:

  • Preparação para frequentar o ambiente acadêmico nas instituições de língua inglesa.
  • Introdução ao sistema educacional do país escolhido sem testes ou entrevistas.
  • Total apoio da escola no decorrer de todo o processo (até o aceite do aluno na universidade desejada).
  • Não precisar passar por exames de proficiência na maioria dos casos.

Quem deve se inscrever no Pathway?

Certamente, como todo programa de intercâmbio, há um perfil mais indicado para este tipo de programa. Desta forma, o Pathway é indicado para:

  • Estudantes que pretendem cursar uma universidade no exterior, mas que ainda não possuam o nível de inglês desejado.
  • Estudantes que queiram fazer uma graduação em países de língua inglesa sem precisar se submeter aos testes de proficiência.
  • Pessoas que desejam uma carreira de sucesso e possuem tempo para se preparar para isso.
  • Alunos que queiram atingir o nível de inglês exigido pela universidade, cursá-la e assim ter maiores chances de conseguir ser aprovado para imigração.
  • Estudantes de segunda graduação.

Requisitos do Pathway

Em resumo, os requisitos e exigências para ingressar no programa Pathway variam conforme o país e a instituição de ensino. Em geral, os principais são:

  • O estudante deve ter a idade mínima de 18 anos.
  • Concluído o Ensino Médio com histórico escolar traduzido e juramentado.
  • Ter em mãos os documentos exigidos pela universidade (cada entidade tem as suas exigências quanto a isso).
  • Possuir o nível intermediário de inglês.
  • Ter a disposição para ingressar no programa pelo tempo determinado.

Para onde ir e como funciona?

Para finalizar, o programa Pathway está disponível no Canadá, Estados Unidos, França, Nova Zelândia, Inglaterra e Austrália. Deste modo, para ingressar no programa Pathway, basta seguir este passo a passo:

  • Fale com consultores da BIL Intercâmbios. Eles podem ajudá-lo com todas as fases do programa. A BIL é especializada em intercâmbios desde 1989 no Brasil e tem várias escolas parceiras pelo mundo.
  • O estudante deve se submete daqui do Brasil a um teste de inglês on-line para avaliar o seu conhecimento no idioma;
  • A escola estrangeira avalia o resultado do teste e estima o tempo necessário de duração do Pathway, conforme o nível exigido pela universidade.
  • O tempo de estudo em inglês pode variar de 3 a 9 meses.
  • O estudante apresenta a documentação solicitada e paga a aplicação.
  • O aluno recebe a Carta de Aceitação e dá início ao processo de visto.
  • Na data planejada, ele embarca para o seu intercâmbio.

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre o programa Pathway? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!