Tempo de Leitura: 3 minutos

Esta é uma pergunta frequente entre os estudantes que desejam estudar no exterior. É possível fazer intercâmbio com visto de turismo? A responda é: depende! Há vantagens em se fazer um curso de curta duração intensivo, já quem nem sempre é preciso ter o visto específico de estudante. Em outros casos, o visto é necessário. Confira!

Quando é possível fazer intercâmbio com visto de turismo?

De fato, muitos países onde os cursos de intercâmbio são de curta duração não exigem o visto específico de estudante, desde que o curso tenha carga horária mínima podendo o estudante viajar com o visto de turista ou, dependendo do tempo da viagem, nem necessita visto nenhum – consulte os agentes da BIL para saber quais são estes destinos.

No entanto, no caso dos Estados Unidos, se o curso tiver até 17,50 horas por semana, por menos de 12 semanas, o visto específico de estudante não é exigido e o aluno pode fazer intercâmbio com visto de turismo.

Visto F1

Acima desta expectativa de horas, nos Estados Unidos não é possível estudar com visto de turista. O visto para estudar é o chamado visto de estudante – F1. Assim como o visto de turista, esta categoria possui validade de no máximo 4 anos. No entanto, se você ainda estiver estudando após este período, será necessário renovar seu visto. Há ainda outros vistos para determinados programas de intercâmbio, como é o caso do J1, por exemplo.

Como conseguir meu visto F1?

Primeiramente, é necessário estar matriculado em alguma instituição que tenha permissão para solicitar este tipo de visto. Também é necessário o cumprimento de no mínimo 20 horas de carga horária semanais, o preenchimento do formulário I-20 – a escola envia o formulário a você por correio e será requisitado tanto no consulado americano quanto na imigração (pode demorar até 4 semanas para chegar), além de haver uma entrevista no Consulado Americano. Além disso, os custos são maiores, assim como as limitações (veja nas tabelas abaixo).

Estes são alguns documentos necessários para o visto de estudante para cursos com mais de 20 horas:

– Comprovante de residência;

– Extratos bancários;

– Declaração de Imposto de Renda;

– Comprovante de matrícula;

– Formulário I-20 original;

– Passaporte;

– Formulário DS-160 (preenchido pela internet);

– Comprovante de pagamento das taxas consulares;

– Foto 5×5 tirada recentemente.

Diferenças entre visto de estudante e visto de turismo

Por isso, na hora de escolher o seu curso de intercâmbio é importante planejar e fazer escolhas estratégicas, de acordo com a sua necessidade.

intercâmbio com visto de turismo

Veja na tabela abaixo outros detalhes sobre as diferenças entre os vistos americanos de turismos e de estudante:

 Turismo B1/B2Estudante F1
Tipo de vistoAté 3 meses
Até 17 horas por semana de carga horária de curso
Qualquer duração Qualquer carga horária
Documento para solicitar o vistoCarta da aceitação da escola ou nenhumDocumento oficial do governo emitido pela escola I-20
Validadeaté 10 anossó pelo período do curso, mas pode ser estendido direto no EUA.
Valor da taxa do vistoUSD 185USD 185
Taxa SevisNão existeUSD 350
Comprovação financeiroNenhumaTem que provar x na conta por mês que vai passar lá para ser aceita na escola e a mesma emitir o documento para solicitar o visto.

Como adquirir o seu visto americano?

Confira todos os detalhes de como solicitar o seu visto neste manual que a BIL desenvolveu para você!

Veja no vídeo abaixo o passo a passo para tirar o seu visto americano:

Veja também: Guia do Intercâmbio para Adultos – Para onde ir, o que estudar?

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio com visto de turismo? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!