Tempo de Leitura: 3 minutos

É a sua primeira viagem ou tem medo de aeroportos? É muito comum em uma viagem de intercâmbio o estudante ter dúvidas sobre como agir e se locomover no aeroporto, seja ao falar com autoridades ou mesmo sobre qual o passo a passo ao embarcar e aterrissar. No entanto, com algumas dicas simples você terá mãos mobilidade e confiança em sua viagem. Confira!

Preparando-se para a viagem de intercâmbio

A viagem de intercâmbio é um momento especial para qualquer pessoa. Mas não precisa ser um momento de aflição. Logo, é importante focar em aproveitar a experiência, preparando-se antecipadamente para o que estar por vir.

Primeiramente, planeje a sua viagem em detalhes e com tempo. Crie um checklist de tudo o que precisa levar e compre passagens com antecedência. Aliás, tenha em mãos (na bagagem de mão) os documentos necessários para embarcar – dinheiro, passaporte e visto, passagens, documentos pessoais, documentos comprobatórios de hospedagem e do intercâmbio, etc. Sem isso, o seu embarque não será possível.

No aeroporto – o que fazer?

Em segundo lugar, chegue antecipadamente ao aeroporto. É obrigatório chegar com 2 horas antes da partida, para fazer o check-in (que pode ser feito no guichê de sua companhia aérea, nos totens que há no aeroporto ou mesmo on-line, pelo site ou aplicativo da empresa).

viagem de intercâmbio

Aproveite para conhecer o aeroporto, tendo em vista qual será o seu portão de embarque e se o voo está confirmado. É nesta fase também em que ocorre o despacho da bagagem. Desta forma, tire todas as suas dúvidas com o pessoal da companhia aérea e guarde bem o comprovante de despacho.

Embarque para a sua viagem de intercâmbio

Em geral, faltando uma hora para o embarque, você já pode se dirigir para o local indicado no seu bilhete. Tenha em mãos o passaporte com visto e o cartão de embarque. Aliás, certifique-se se o portão não foi alterado, ou seja, se está de acordo com o cartão.

Na dúvida, pergunte no guichê de informações de sua companhia aérea. Assim, uma vez na sala de embarque, após a inspeção de segurança, você não poderá mais sair e deve se dirigir ao avião quando o seu voo for anunciado.

Inspeção de segurança

Em suma, ao se deslocar para a área de embarque, você passará pela inspeção das autoridades locais (Polícia Federal). É um procedimento rápido e seguro, em que a mala de mão e você mesmo passarão pelo detector de metais. Inclusive, é um procedimento normal. Basta seguir as orientações. Sobretudo, equipamentos eletrônicos, como notebooks e celulares devem ser retirados e levados na mão nesta etapa.

Chegada

Após o embarque, a próxima parada é o aeroporto de destino. No entanto, é possível que o seu voo tenha uma escala ou conexão. Neste caso, veja todas as dicas nesta matéria. A escala é uma parada estratégica que o avião faz para abastecimento ou para embarque e desembarque de passageiros. Em geral, não é preciso trocar de aeronave quando este não é o seu destino final. Já no caso de conexão, é preciso sair do avião em um aeroporto no trânsito da sua viagem e pegar um novo voo, com um bilhete que lhe será dado.

Em muitos casos, é preciso de visto quando a conexão é feita em outro país que exige isso. Mas não se preocupe: quando você compra a sua passagem, já saberá se tem ou não conexão, e pode se preparar.

Para finalizar, na chegada ao destino final, preocupe-se em seguir as instruções da companhia aérea. Tenha em mãos o seu passaporte, documentos e formulários que eventualmente são dados no voo. Você sairá na sala de desembarque e deverá se encaminhar para o local de retirada da bagagem.

Em suma, na imigração, apresente, na sua vez, o passaporte e os documentos solicitados – comprovante de hospedagem, dinheiro, cartão de crédito, visto, carteira de vacinação, etc. Então, responda às perguntas que são feitas pelo agente. Uma vez liberado, é só se deslocar para a saída do aeroporto!

Veja também: Férias Teen 2022 – Planeje o seu próximo intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre viagem de intercâmbio e dicas para aeroportos? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!