Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que Quebec conta com muitas atrações e vantagens para quem deseja estudar, morar ou mesmo imigrar para esta região canadense? Além disso, há algumas curiosidades interessantes que podem fazê-lo tomar a decisão de estudar em Quebec no sue próximo intercâmbio. A seguir, confira estas curiosidades e veja por que a região é ideal para um estudo bilíngue.

Por que estudar e morar em Quebec?

Quebec é o nome da cidade que também dá o nome a província canadense caracterizada pela influência francesa no país. O idioma oficial é o francês, mas muitos estudantes de intercâmbio têm escolhido esta região para estudar, pois muitas escolas para estrangeiros oferecem cursos bilíngue – francês e inglês – até mesmo em cursos de curta duração, como é o caso dos programas de férias. Logo, esta é a primeira vantagem para quem estiver pensando em estudar no Canadá e não sabe qual região escolher.

Quebec tem estações bem definidas e é um centro de esportes de inverno. Conta com ótima infraestrutura, excelente qualidade de vida, vários parques e a cidade é bastante arborizada, onde a natureza contrasta com a arquitetura de influência francesa, se destacando bastante de outras cidades e regiões canadenses. O custo de vida também bem não é maior que o de outras regiões.

Quebec é um misto de tradição e de paisagem pitoresca e acolhedora com uma rotina cosmopolita, com várias opções de lazer e pessoas de diferentes partes do mundo, mas sem a agitação de Vancouver e outros grandes centros. As escolas são excelentes, inclusive para quem deseja estudar o idioma, ou seja, para estrangeiros.

A seguir, conheça algumas curiosidades sobre a província de Quebec!

1) BILL 96

Este é um assunto polêmico. A chamada Lei “Bill 96” exige que imigrantes aprendam a língua para acessarem serviços do governo. O governo francês trabalha para inibir termos em inglês dentro de seus escritórios e repartições, agora Quebec exige que os imigrantes aprendam a língua francesa para conseguirem acessar os serviços públicos.

Isso tem afetado muitíssimo as empresas e indústrias da região, que produzem não só para atender a clientes locais, mas de todo o Canadá e de fora do país, utilizando o inglês. É o caso da indústria de TI, área em que Quebec é referência, inclusive no desenvolvimento de games, que considera sair da região. A ideia de preservar a língua e a cultura local também causa atritos.

2) Recrutamento em Quebéc

Para quem pensa em estudar e imigrar para o Canadá, é importante saber que a província de Quebec possui uma defasagem muito grande de profissionais qualificados e, com isso, está dando a oportunidade de profissionais chegarem no Canadá com uma oferta de trabalho fechada com empresas da cidade do Quebec.

Há muitos benefícios para quem deseja estudar, morar e imigrar para Quebec, bastando apenas ser um profissional capacitado, especialmente em áreas como enfermagem, TI, games e manufatura, entre outras. Aliás, recentemente, o governo canadense anunciou uma série de incentivos e isenções para quem deseja estudar na região. Inclusive, em 2022, o governo de Quebec fez uma campanha de recrutamento de profissionais no Brasil – veja mais abaixo.

Os estudantes internacionais selecionados por uma instituição educacional e que atendam aos critérios pagarão as mesmas mensalidades que os estudantes de Quebec. Esta medida entrará em vigor em setembro de 2023.

3) Carnaval de Quebéc – O maior evento de inverno do mundo

Você sabia que o Carnaval de Quebec é a maior festa de Inverno do mundo? Mas é bem diferente do que os brasileiros são acostumados, seguindo o padrão europeu e norte-americano ao mesmo tempo.

Em suma, a cerimônia de abertura e encerramento do festival acontece no palácio de gelo, sendo que há desfiles, luzes, esculturas de gelo, baile de máscaras no Château Frontenac (o hotel castelo), entre outras festas e atrações.

4) A origem do Poutine – Prato canadense

Quando você fizer o seu intercâmbio em Quebéc, não pode deixar de provar o Poutine, o prato típico local, a base de batata e queijo. Primeiramente, faz-se um leito de batatas-fritas salpicado com pedaços de queijo branco (parecido com mozarela), coberto por um molho denso (molho gravy) que derrete o queijo e amolece as batatas. Pode ter variações – com carne, linguiça, frango, etc. É uma paixão nacional!

Apesar de ser encontrado em todo o país, o prato surgiu no final da década de 1950 na área central da província de Québec e há muito tem sido associado à culinária dessa região.

5) Imigração na província – Programa de imigração

Em resumo, a Província do Québec é responsável por selecionar os imigrantes para se instalarem na província de forma totalmente independente do restante do Canadá. A oferta é legalmente pautada e o foco é trazer à província profissionais capacitados, inclusive do Brasil.

Se o candidato for selecionado, ele recebe um certificado de seleção do Québec (CSQ), um documento oficial de imigração emitido pelo governo do Québec. Depois que ganha este documento, a admissão final dos candidatos (a emissão do visto de residente permanente) é de responsabilidade do governo do Canadá.

Para finalizar, o processo segue com a solicitação de avaliação médica para cada membro de sua família, atestados de bons antecedentes e outros critérios. Ao ser aprovado nesta etapa, o Governo do Canadá emitirá um visto de residente permanente, tendo os mesmos direitos que outros cidadãos canadenses – voto, passaporte, a trabalhar, etc. Os detalhes estão no site da imigração da província de Quebec.

Veja também: Aprender inglês na Era da Tecnologia – 3 novas formas de estudar

Então, gostou das novidades sobre as vantagens de Quebec para o seu intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!