Tempo de Leitura: 4 minutos

Talvez este seja um bom momento para pausar seus estudos no Brasil e partir para uma experiência no exterior. Isso mesmo! Uma vivência que poderá fazer toda a diferença no seu currículo acadêmico e profissional, aprofundar conhecimentos do idioma e da sua área de conhecimento, e ainda fazer com que você se desenvolva como indivíduo. O intercâmbio é uma oportunidade única para fazê-lo repensar os seus planos de vida ou complementar ações que já estão em curso.

A seguir, confira 5 motivos para pausar seus estudos no Brasil e fazer as malas!

1) Não tem certeza sobre a profissão que escolheu

Isso é muito comum quando o estudante está na sua primeira graduação ou ainda não sabe que curso escolher no vestibular. Mil vezes tirar um tempo para estudar outros assuntos – como idiomas e temas que são de fato do seu interesse, para assim ampliar a sua visão – do que investir tempo e dinheiro em uma profissão ou área do conhecimento em que você não tem certeza.

Por isso, é importante tirar um tempo, pausar seus estudos no Brasil e buscar outras referências que façam a diferença para a sua carreira ou para a sua vida. Mesmo que você tenha certeza das suas escolhas profissionais e acadêmicas, é benéfico se afastar por um momento – por exemplo, 3 ou 6 meses – e entender, a partir de um intercâmbio quais possibilidades estão disponíveis para você, que até então, não estava percebendo.

2) Busca oportunidades globais

Aliás, estudar no exterior é ter contato com novos saberes, mais autonomia pessoal, aprofundamento de novos idiomas e ter contato com novas culturas e novos tipos de pessoas. O intercâmbio consegue fazer com que o estudante se entenda como um cidadão global.

E justamente por isso entende que as suas possibilidades de carreiras podem ser mais amplas. No intercâmbio, é possível fazer networking com estudantes e profissionais de todo o mundo, focar no aprendizado do idioma para a sua área, fazer cursos de extensão enquanto estuda a língua, obter certificações internacionais e até mesmo trabalhar enquanto estuda, já que muitos países contam com este tipo de visto.

Logo, estudar fora complementará os seus estudos no Brasil e oportuniza uma experiência no mercado de trabalho global. Isso também abre portas para futuras especializações no exterior.

3) Pausar os seus estudo e fazer especialização no exterior

E por falar em especialização, entre um nível e outro dos seus estudos no Brasil, é possível fazer um intercâmbio acadêmico de especialização ou cursar cursos livres que agregam ao seu currículo ou mesmo uma segunda graduação. Além disso, especializar-se nos idiomas em que deseja ser proficiente é outra necessidade muito comum de quem pausa seus estudos no Brasil para fazer um intercâmbio.

A dica é planejar a sua pausa, verificar quais são os cursos do seu interesse e possíveis destinos, quais os requisitos e processo de aplicação, entre outros detalhes.

4) Proficiência em outros idiomas

Vale dizer que muitos cursos exigem proficiência no idioma já na aplicação e um intercâmbio prévio, caso necessite, é uma forma de adquirir mais rapidamente o nível que necessita.

No mais, qualquer profissional hoje em dia deve dominar um segundo idioma. É uma das competências mais exigidas pelo mercado de trabalho em qualquer lugar do mundo – isso é pensar globalmente. E o terceiro idioma já é também uma necessidade real.

Talvez seja o momento certo para estudar mais o inglês ou outra língua, aproveitar as outras experiências que o intercâmbio pode oferecer, mergulhar em uma nova cultura e no idioma, até mesmo para alavancar a sua experiência acadêmica no Brasil.

5) Ter experiências únicas

Sobretudo, um dos principais motivos para pausar seus estudos no Brasil e ir viajar é justamente tirar umas férias. No Brasil, o estudante é impelido a escolher uma profissão ainda quando jovem e 4 a 5 anos de estudo podem ser cansativos e limitantes. E enquanto você passeia, pode estudar, interagir com pessoas novas, conhecer uma cultura, adquirir competências e habilidades, e criar memórias incríveis. Fazer uma pausa também é algo produtivo.

Como aproveitar melhor o seu intercâmbio

A seguir, confira algumas dicas para aproveitar melhor a pausa dos estudos no Brasil ao fazer um intercâmbio:

Defina seus objetivos

Esta dica é muito importante: saiba o que quer fazer durante o seu intercâmbio. Isso o ajudará a escolher o melhor tipo de intercâmbio e o destino. Antes de partir, defina seus objetivos pessoais e acadêmicos para o intercâmbio. Ou seja, isto dará apoio na hora de manter o foco e a motivação durante a estadia no exterior.

Aprenda o idioma local

Provavelmente, aprender ou se aprofundar em um idioma seja um dos principais objetivos de um estudante brasileiro que pretende pausar seus estudos e fazer um intercâmbio. Logo, este deve ser um dos focos da sua viagem. Se você está indo para um país onde se fala um idioma diferente do seu, dedique tempo para aprender e praticar a língua local. Reserve períodos do dia para praticar e estudar.

Participe ativamente na vida acadêmica

Esteja presente nas aulas, faça perguntas, interaja com os professores e colegas. Aproveite as oportunidades de aprendizado que o intercâmbio oferece.

Explore a cultura local

É hora de criar vivências! Saia da zona de conforto e explore a cultura local. Aliás, experimente a comida, visite locais históricos, assista a eventos culturais e faça amizade com pessoas locais. Isso enriquecerá sua experiência. Isso também faz parte da sua formação.

Faça amizades internacionais

Um intercâmbio acadêmico ou outro de qualquer tipo ajuda a forma networking com estudantes e profissionais de todo o mundo. Isso não só ampliará seu círculo de amizades, mas também enriquecerá sua compreensão global.

Voluntariado e estágios

Certamente, no mercado de trabalho internacional, ações de voluntariado e estágio contam muito em seu currículo. Muitos tipos de intercâmbios permitem essas experiências. Por isso, procure oportunidades de voluntariado ou estágios que estejam relacionadas aos seus interesses e estudos.

Gerencie suas finanças

É uma importante dica de viagem. Esteja atento ao seu orçamento e evite gastos desnecessários. Planeje com antecedência e tenha um controle financeiro sólido durante o intercâmbio.

Planeje viagens e passeios

Para finalizar, faça lima lista de atividades e lugares que gostaria de conhecer durante a sua viagem. Aproveite a oportunidade para viajar e explorar outras cidades e países próximos. Isso enriquecerá ainda mais a sua experiência. E esteja aberto a novidades e passeios durante este período.

 Veja também: Trabalho e Carreira – Como o inglês aumenta as oportunidades

Então, gostou das dicas sobre os motivos para pausar seus estudos no Brasil e fazer um intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!