Tempo de Leitura: 3 minutos

As preocupações em relação a trabalho e carreira estão entre as principais da vida adulta. E não é por acaso: o mercado de trabalho muda constantemente, exigindo do profissional adaptação e a aquisição de novas competências e habilidades.

Uma das principais competências procuradas entre os profissionais é o domínio do inglês em qualquer área do conhecimento ou profissão. Isso não é uma novidade, já que vem acontecendo nas últimas décadas e especialmente durante a globalização. A seguir, apresentamos algumas dicas de como turbinar a sua carreira e indicamos como ter mais oportunidades por meio do inglês.

Principais competências exigidas pelo mercado

Você sabia que investir tempo e dinheiro em aprender inglês é uma das melhores ações para ter mais oportunidades profissionais? Isso porque, além de ser uma das principais competências exigidas, com o domínio deste idioma é possível elevar a sua renda em 30% a 80%, segundo os especialistas, além de trazer oportunidades nem sempre visíveis em um primeiro momento.

Além disso, habilidades de comunicação (inclusive em outros idiomas), trabalho em equipe, liderança e autonomia, pensamento crítico, aprendizado contínuo, foco na solução, noção de tecnologia, gestão do tempo e outras habilidades são algumas das características que permeiam o trabalho e carreira atualmente.

Aumente as chances de aumentar o seu salário

Para ser melhor remunerado e conquistar melhores oportunidades de trabalho e carreira, aqui estão algumas dicas:

Saiba se comunicar em inglês

O inglês é essencial para qualquer profissional atualmente. Mais que isso, ele abre portas para melhores remunerações e oportunidades. Mas os profissionais se deparam com certa demora em ter resultados em cursos regulares, que demoram muito e exigem muitos investimentos e tempo.

Neste caso, a dica é fazer um intercâmbio, nem que seja de curta duração (um mês ou em período de férias). Há muitos tipos de intercâmbios, inclusive aqueles focados em contexto profissional. O intercâmbio reduz em até 2/3 o tempo de aprendizagem, pois além das aulas serem imersivas e intensivas, você irá poder praticar a todo momento vivenciando uma cultura nativa, além de poder fazer networking profissional garantir certificação internacional.

Aperfeiçoe suas habilidades

Primeiramente, o aperfeiçoamento deve ser constante para todos os profissionais. Invista em seu desenvolvimento profissional e aprimore suas habilidades. Quanto mais especializado e qualificado você for em sua área, maiores serão as chances de receber uma remuneração mais alta.

Busque constantemente oportunidades de crescimento

É preciso ir ao encontro das oportunidades e não apenas esperar por elas. Esteja atento a oportunidades de crescimento dentro da sua empresa ou em outras organizações, e na medida em que aprimora o seu idioma, confira oportunidades internacionais. Procure cargos mais altos ou projetos que possam oferecer um aumento salarial.

Demonstre seu valor

Mostre aos seus superiores e colegas de trabalho o valor que você traz para a empresa. Permita que o seu trabalho fale por si. Destaque suas conquistas, resultados e contribuições significativas. Isso pode ajudar a justificar um aumento salarial. Crie um portfólio e bom relacionamento em equipe, se permitindo aprender e ensinar durante o processo, pois assim irá gerar relevância.

Negocie sua remuneração

Ao entrar em uma nova empresa ou durante uma revisão salarial, esteja preparado para negociar sua remuneração. Pesquise sobre a média salarial para sua posição e experiência, e apresente argumentos sólidos para justificar um aumento. Aliás, esteja por dentro dos cargos e salários e da projeção da empresa para a sua função, pois assim poderá criar uma trajetória de como crescer na instituição.

Esteja aberto a oportunidades externas

Não tenha medo de explorar oportunidades em outras empresas. Às vezes, mudar de emprego pode ser uma maneira eficaz de obter um aumento salarial significativo. E em muitos casos, em outra empresa você poderá explorar melhor as suas habilidades profissionais.

Construa uma rede de contatos

Networking é algo importante para o seu crescimento profissional. Conectar-se com profissionais da sua área pode abrir portas para oportunidades de emprego e negociações salariais. Participe de eventos da indústria, conferências e grupos de networking para expandir sua rede de contatos.

Seja proativo

Além de realizar suas tarefas diárias, busque maneiras de agregar valor à empresa. Identifique problemas e proponha soluções, assuma responsabilidades extras e mostre iniciativa.

Mantenha-se atualizado na sua área

Esteja sempre atualizado sobre as tendências e mudanças em sua área de atuação. Isso demonstra seu comprometimento em se manter relevante e pode aumentar seu valor no mercado de trabalho.

Conheça os melhores programas de intercâmbio para profissionais com a BIL

Desde 1985, a BIL leva ao mundo profissionais de todas as áreas que buscam melhores remunerações e oportunidades por meio do domínio do idioma, especialmente o inglês. Fale com a gente e veja quais os melhores programas de intercâmbio para o seu perfil e garanta a matrícula para 2024.

Veja também: Winter Camp – O que é e como funciona?

Então, gostou das dicas sobre trabalho e carreira e como o inglês pode trazer oportunidades? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!