Tempo de Leitura: 3 minutos

Confira como foi a entrevista com o Diretor do distrito estudantíl de Qualicum no Canadá que recentemente ministrou palestra para nossos clientes em nossa sede.

Bob Bate - Diretor do Distrito Qualicum

Bob Bate – Diretor do Distrito Qualicum

Por que estudantes internacionais deveriam escolher o canada como destino?

 -“Existem ótimas razões por que eu acho que as pessoas escolheriam o Canadá como destino. Primeiro, informalmente, é um país diverso e bonito que oferece uma inacreditável variedade de tipos de experiências e oportunidades para estudantes. 

É muito seguro, e em uma base anual é classificado como um dos países mais seguros para se morar no mundo. No Canadá nós temos um padrão de vida muito alto, ou seja, uma experiência típica para o estudante. Quando eles estiverem lá, será maravilhoso. Proporcionaremos um ambiente de  alto suporte para a inserção deles.

Eu acho que as experiências das escolas canadenses oferecem uma incrível variedade de oportunidade e opções, várias vezes realmente próximas a comunidade e natureza a qual eles estão inseridos. Por isso que eu acho que escolher a comunidade certa, adequada ao estudante, é muito importante.

Mais uma vez o Canadá é um país incrível, pois você não pode identificar ou descrever o pais de uma única maneira: montanha, oceano, deserto, pradaria, lagos… são todas esses tipos de ambientes conciliados em um único lugar!”

Por que os estudantes deveriam optar por estudar no distrito de qualicum?

-“Eu acredito que a palavra chave quando escolhemos a  Qualicum como destino pensamos personalidade e adaptação. Nós representamos uma  típica comunidade Canadense pequena. Nós somos uma comunidade de aproximadamente 40.000 pessoas, e com isso conseguimos uma comunidade com uma grande diversidade de atividades e oportunidades, e ao mesmo tempo, uma intensa experiência. Por isso quero dizer que a maioria das pessoas em nossa comunidade falam o inglês como primeira língua.

Eu acredito que os estudantes escolhem Qualicum como seu destino, pois nós oferecemos um altíssimo nível de serviço e suporte para os nossos estudantes, desde a sua chegada a nossa comunidade. Eles são parte de um grupo especial facilmente identificado, eles serão altamente auxiliados e encorajados de todas as formas a serem inseridos.

Eu acredito que outro ponto que devo mencionar é que somos um ambiente extremamente seguro para que os estudantes façam o intercambio, onde não tenham nenhuma preocupação com relação a crimes ou coisas do gênero, um lugar muito muito seguro.”

O que um estudante internacional pode esperar de um programa de estudos de Qualicum?

– “O que eles podem esperar é, conforme mencionei eles serão orientados . Nós faremos isso em seu primeiro dia de aula.

Haverá uma orientadora para os estudantes internacionais que trabalhará com eles em período integral. Portanto eles terão suporte diário. Eles terão dentro e fora da escola aulas de inglês e disciplinas eletivas sem nenhum custo extra. Eles terão uma variedade de atividade e oportunidades disponíveis em uma base diária, semanal e mensal, que estarão disponíveis para a sua escolha. Os coordenadores das atividades se certificarão de que cada um dos estudantes esteja inserido dentro da comunidade para enriquecer o processo de imersão cultural. Eles terão a oportunidade de conhecer, não somente a nossa comunidade, mas também a região.

Como Vacouver, Seatlle, The Rocks, Whistler e a costa oeste, ou seja, não somente a experiência da região de Qualicum em particular, porém toda a região ao redor. Finalmente do ponto de vista educacional eles serão beneficiados por um programa que oferece uma grande variedade de opções de cursos que permite atingir os pré-requisitos acadêmicos e ao mesmo tempo experimentar cursos eletivos de uma forma nunca vista antes.”

Você pode nos falar um pouco sobre as host families?

-“Então, nós temos cerca de 140 estudantes matriculados em nosso programa anual, de 16 países diferentes. Mas nosso programa não possui 140 estudantes porque não podemos receber mais estudantes, mas porque essa é a nossa capacidade com relação a família hospedeira. Nós sentimos que qualquer coisa além disso e além do que estamos construindo – um programa que vai além da experiência que oferecemos.

Com os feedbacks recebidos dos estudantes e o que as pesquisas nos mostram é que o ponto forte do nosso programa são as experiências com a família hospedeira. As nossas famílias, através da orientação, entendem que os estudantes não nasceram aqui e serão uma extensão de suas famílias. Por sermos uma pequena comunidade, é impossível para as famílias, serem parte do programa que eles não estão familiarizados. Nosso processo de seleção de famílias hospedeiras é igual a qualquer outro programa de verificação. Porem, ao mesmo tempo, por sermos uma comunidade pequena, nós conhecemos cada pessoa.

Nós podemos facilmente identificar os pontos fortes de cada família para que o estudante tenha uma ótima experiência. Por ultimo, e mais importante, nós somos responsáveis pela seleção das nossas famílias hospedeiras. Nós não temos qualquer empresa ou alguém terceirizado que faça isso. Nosso programa administra, gerencia e supervisiona o processo. Portanto,  somos diretamente responsáveis pelo processo total do programa.”