Tempo de Leitura: 3 minutos

Está chegando a hora de seu intercâmbio e bate aquele frio na barriga? Medo de não conseguir se adaptar, de não gostar da família ou da cidade? Preocupado se vai fazer amizades? Ou então se vai conseguir concluir de forma satisfatória suas tarefas escolares?

Nossa consultora do programa High School Ana Sabino preparou algumas dicas para você ganhar confiança e para que tudo transcorra de forma tranquila.

Estar preparado

O intercâmbio começa antes mesmo do seu embarque, é importante que os pais e alunos estejam preparados para a nova vida que terão pela frente. O aluno precisa ter ciência que vai ter de conquistar tudo novamente, família, escola e amigos. A cultura Brasileira normalmente é paternalista e muitas vezes sem, perceber os pais blindam os filhos do mundo exterior. Quanto mais um estudante for independente e preparado para o mundo, melhor e mais rápidas será a sua adaptação e imersão no programa de intercâmbio.

Antes do embarque os pais devem trabalhar com o aluno a parte cultural e também a independência do filho e a toda responsabilidade que a ele será confiada, isso inclui as responsabilidades que ele terá em sua nova vida, seja ajudando com as tarefas domesticas ou do dia-dia da nova família.

O aluno também vai ter a chance de conhecer, antes de embarcar, a família hospedeira e é muito importante aproveitar este tempo antes do embarque para estreitar esta relação e alinhar expectativa e realidade.

Expectativa x Realidade

O programa de intercâmbio tem como objetivo principal, além do aprendizado do idioma e de uma nova cultura, a formação de uma pessoa mais madura, portanto alinhar a expectativa com a realidade é fundamental para uma adaptação muito mais rápida.

O aluno chegará muitas vezes ao destino sem domínio do idioma e cercado de pessoas desconhecidas e precisa saber que o intercâmbio não é exatamente como um musical de televisão sobre adolescentes em colégios, portanto precisa ter ciência do propósito do programa e focar seus esforços nas relações interpessoais que tiver com a família, estudantes e com a sociedade a qual fará parte. Resumidamente: Ser parte desta nova comunidade.

Intercâmbio = Troca

Acima de tudo é importante levar a palavra intercâmbio ao pé da letra, pois o programa é basicamente uma troca.

A família espera que você sempre fale do seu país, de seus costumes, de seu povo e etc. Uma dica que sempre damos aos nossos alunos é levarem fotos, doces, comidinhas e presentinhos do Brasil para sua nova família, para que exista essa troca cultural durante a sua chegada no programa.

Com estas dicas na bagagem o nosso intercambiário Clovis da Luz já está em cursando o ensino médio em Dallas, no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos.  Veja como foi a sua chegada.

O frio na barriga inicial foi superado por conta pessoas de braços abertos para recebe-lo:

– “A passagem pela imigração e pela alfândega foi muito melhor do que eu imaginava, foi até engraçado, o policial foi super prestativo.”

Inclusive o dia a dia com sua família hospedeira foi surpreendente:

– “O encontro com a Host Family foi melhor ainda, fiquei muito feliz por eles terem me escolhido, conversamos muito, logo me levaram para conhecer vários lugares e junto da bagagem trouxe alguns presentes do Brasil para minha nova família e eles adoraram!”

Ele também nos conta que “sentir-se em casa” é possível durante sua nova vida:

– “Pensei que eu demoraria mais para me adaptar, mas foi tudo muito rápido, cheguei aqui a pouco tempo e já me sinto em casa.”

Fazendo amizades

Fazendo amizades

A empolgação com o sucesso de sua adaptação transparece e ele até pretende estender o programa:

– “Na escola todos querem me conhecer, todos me ajudam, os professores são muito prestativos. Já estou jogando futebol pela escola e vou jogar basquete, então meu sonho está se realizando! Estou muito bem aqui e já penso até em tentar estender a duração. Muito Obrigado, BIL, pela a oportunidade. É uma experiência única!”

Venha você também fazer mudar a história da sua vida. Se inscreva agora mesmo no programa High School 2017, acesse: http://bit.ly/high-school-eua-17