Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabia que quando não está em sala de aula – o que pode totalizar até 38 horas semanais – você terá tempo para fazer atividades extras no intercâmbio? Isso te dará a oportunidade para imergir na prática do idioma, aprender com muito mais fluidez e ainda aproveitar as aulas de diversão e grandes experiências culturais. Mas é preciso ter disposição. Abaixo, veja algumas dicas do que fazer nas suas horas vagas!

Atividades extras no intercâmbio – Dicas

Muitas pessoas ainda não sabem que o intercâmbio é uma experiência cultural sem igual, você aprende quanto mais interage com as pessoas. Ou seja, você aprende a todo momento e não apenas quando está em aula. A seguir, confira algumas dicas que vão ampliar ainda mais o aprendizado do idioma durante a viagem com atividades extras no intercâmbio:

Trabalhe em meio período

Muitos programas de intercâmbio permitem que o estudante trabalhe em meio período ou durante as férias ou finais de semana. Inclusive, é uma ótima maneira de praticar o idioma e ainda ser remunerado durante a sua viagem.

Participe de grupos

Muitas escolas e universidades têm grupos de intercâmbio ou clubes estudantis nos quais os estudantes internacionais podem se envolver. De fato, é muito como especialmente em programas como o intercâmbio High School. Esses grupos oferecem oportunidades para conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e participar de atividades sociais.

Faça atividades esportivas ou fitness

Inscreva-se em aulas de esportes locais, como futebol, tênis, dança ou ioga. Você também pode frequentar uma academia. Além de ser uma maneira saudável de passar o tempo, você terá a chance de interagir com pessoas locais.

Voluntariado

Participe de projetos voluntários locais para contribuir positivamente para a comunidade. Sobretudo, isso não apenas ajudará os outros, mas também proporcionará uma experiência significativa e uma oportunidade de praticar o idioma.

Programe passeios

Em resumo, faça passeios locais. Visite museus, galerias de arte, feiras, festivais, teatros e eventos culturais locais. Isso ajudará você a mergulhar na cultura do país anfitrião e a ampliar sua compreensão do mundo. Você pode ainda fazer pequenas viagens dentro do estado ou país de destino.

Cursos extracurriculares

Considere participar de cursos ou workshops relacionados aos seus interesses pessoais. Pode ser uma ótima maneira de aprender algo novo, melhorar suas habilidades e fazer novos amigos. Isso depende também um pouco do nível de fluência que possui.

Participação em festivais locais

Faça uma pesquisa sobre festivais locais e participe deles. Festivais são ótimas oportunidades para experimentar a cultura, a culinária e as tradições locais.

Relacione-se com as pessoas da sua hospedagem

Aproveite os espaços coletivos das hospedagens escolares ou mesmo os momentos em que estará com a família nativa. Muitas atividades podem ser em grupos.

Aulas de idioma adicionais

Além das aulas regulares, considere participar de aulas de idiomas adicionais. Isso não apenas aprimorará suas habilidades linguísticas, mas também proporcionará uma chance adicional de interagir com falantes nativos. Aliás, aproveite para explorar aulas com foco cultural ou profissional, por exemplo. Aproveite ainda as atividades extras oferecidas na sua escola de idiomas local.

Explore a natureza

Para finalizar, descubra as belezas naturais da região. Se houver trilhas, parques ou praias, reserve algum tempo para explorá-los.

Veja também: Guia do Intercâmbio para Adultos – Para onde ir, o que estudar?

Então, gostou das dicas sobre atividades extras no intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!