Tempo de Leitura: 3 minutos

Nem sempre é fácil tomar as decisões sobre o intercâmbio, ainda mais quando se trata da sua primeira viagem de estudos. Ao estudar no exterior, é preciso decidir o destino, quando viajar, orçamento e, especialmente, escolher uma escola que o ampare e ofereça as melhores condições e excelência no ensino da língua estrangeira. Especialmente, que seja especializada neste segmento.

A primeira dica é conversar com especialistas em intercâmbio e contratar uma empresa especializada e com vários parceiros conceituados ao redor do mundo, como é o caso da BIL. Desde 1989 levando brasileiros ao mundo, a BIL conta com uma rede com as melhores escolas. A seguir, confira as dicas para escolher a melhor escola, como funciona o atendimento BIL e quais quesitos é preciso ter em mente na hora de tomar a sua decisão.

Como escolher a melhor escola? – Conheça o atendimento BIL!

Na BIL, quando o estudante escolhe estudar no exterior, lhe serão apresentadas em média quatro escolas nos principais destinos que tem mais a ver com o seu perfil. Isso ajuda na seleção. Todas as alternativas são escolas com ótimo conceito e infraestrutura completa.

O consultor BIL sempre vai bater um papo com o estudante para identificar o perfil, para poder indicar as melhores opções que ofereçam o curso que está procurando e o destino mais adequado. Por isso, ter uma consultoria que acompanhe o estudante desde o primeiro contato até o seu retorno ao Brasil é essencial.

O que considerar na hora de escolher a sua escola e estudar no exterior?

No entanto, algumas dicas são essenciais na escolha da escola ideal ao estudar no exterior:

O horário que aluno que estudar

É importante dizer que cada escola funciona de um jeito, e algumas não garantem horário. Ou seja, o aluno vai chegar lá, fazer o teste de nivelamento, e escola vai saber que nível do idioma ele tem e daí encaixá-lo em uma turma. Essa turma pode ser aula de manhã ou de tarde. Outras escolas fazem as aulas estilo zigue-zague: uma semana estuda pela manhã e outra de tarde. Já outras oferecem horários fixos e o aluno sabe daqui do Brasil o horário que vai estudar. Este pode ser um critério de escolha quando o aluno tem horários preferidos de estudo ou não.

Perfil da escola

Algumas escolas são mais jovens, tanto no visual, quanto no uso da tecnologia e também na idade média dos alunos. Colocamos essas diferenças para os alunos na escolha. Contudo, outras oferecem turmas por faixa etária e cursos por interesses. Vale a pena avaliar, pois nem sempre um adulto gostaria de estudar com adolescentes, por exemplo, e vice-versa.

Cursos oferecidos

Os tipos de curso, duração e atividades extras podem fazer a diferença na hora de escolher a escola para estudar no exterior. Certos alunos querem aproveitar o tempo para estudar e fazer um curso intensivo. Outros gostariam de estudar em certo horário e praticar em atividades extras ou passeios no contraturno. Outros ainda preferem cursos de maior duração ou experimentar a vivência de High School ou de um curso universitário. E há quem prefira fazer cursos temáticos, como os de idiomas para profissões, por exemplo. É preciso saber qual o seu objetivo, disponibilidade e quais os cursos oferecidos pela escola no destino escolhido.

Estrutura

O que a escola oferece além dos cursos? Conta com opções de acomodação? Ou apenas homestay? Cada escola tem um leque de opções. Por exemplo: uma residência estudantil com quarto individual e banheiro individual, quartos divididos, possui área de convivência e lavanderia, etc. O aluno escolhe pelo o que a escola oferece dentro das suas necessidades.

Veja também: FAQ – 10 perguntas sobre intercâmbio que você sempre quis saber

Então, gostou das dicas sobre como escolher a sua escola ao estudar no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!