Tempo de Leitura: 2 minutos

Que tal conquistar uma certificação internacional de proficiência no idioma em 2022? A melhor maneira de conquistar os conhecimentos necessários e passar nas provas destas certificações é fazendo um dos cursos preparatórios no exterior, um tipo de intercâmbio cada vez mais procurado pelos brasileiros. Quer saber mais? Agora, confira as dicas a seguir!

O que são as certificações internacionais de proficiência?

Em suma, as principais certificações internacionais de proficiência são TOEFL, TOEIC, IELTS, Cambridge Testes (FCE, CAE e CPE), DELE, DELF, DALF, GMAT, GRE, SIELE e TELC. Deste modo, cada idioma tem diferentes tipos de certificações que são comprovadas através de provas específicas que ocorrem todos os anos em diferentes localidades no Brasil ou fora dele.

Para saber mais sobre cada um das destas certificações, acesse esta página. Cada uma tem objetivos específicos. Por exemplo, o TOEFL é um exame que tem como objetivo de avaliar a capacidade fala e escuta em inglês a nível acadêmico – é muito solicitado em programas de graduação e pós-graduação. Já o TOEIC é um exame destinado para pessoas que almejam seguir sua carreira profissional no exterior.

E o IELTS é o mais tradicional exame de inglês reconhecido mundialmente, solicitado por universidades e até em processos imigratórios. Assim, as três são de língua inglesa, mas são propostos por entidades diferentes e têm funções distintas. O mesmo ocorre em certificações de outros países.

O que é exigido para passar nas provas?

Os requisitos dependem da entidade e certificação que deseja conquistas. Por exemplo, no caso do TOEFL, são 4 avaliações: interpretação de texto, gramática, redação e oralidade, para o nível de proficiência almejado – veja mais nesta matéria. Logo, o estudante precisa dominar estes quatro pilares. E nada melhor do que fazer um intercâmbio, que permitirá a imersão e o aprendizado mais rapidamente.

Por que fazer um intercâmbio antes de aplicar para estas certificações?

Como dito, um intercâmbio permite aprender de forma mais abrangente, ainda mais quando você escolhe cursos preparatórios no exterior. Ou seja, cursos que têm foco nas premissas da certificação escolhida.

Sobretudo, isso dá mais confiança, habilidade de consistência ao seu aprendizado, além de evitar o risco de não ser aprovado (as tentativas têm um custo e não ocorrem sempre). Além disso, o objetivo mesmo é alcançar a proficiência e isso nada irá ser mais assertivo que um intercâmbio, mesmo que seja um curso de curta duração.

Qual o melhor intercâmbio?

A BIL Intercâmbios possui programas específicos para quem deseja aplicar para a obtenção destas certificações. São realizados em escolas especializadas e todo o conteúdo dos cursos vão ao encontro dos requisitos das provas. Há opções para todos os tipos de certificações e idiomas.

Além disso, a BIL oferece ótimas condições de pagamento. Desta forma, planeje o seu intercâmbio preparatório com antecedência e aproveite as promoções de Natal da BIL, que desde 1989 é especializada em intercâmbios e em realizar sonhos. Isto é, fale com um de nossos consultores! Em suma, lembre-se que as vagas para 2022 já estão acabando e já há matrículas abertas para 2023.

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre cursos preparatórios no exterior? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!