Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que muitas pessoas fazem intercâmbio para aprenderem profundamente o idioma a fim de passar em certificações da língua? Certas certificações são importantes na carreira profissional, para entrar em uma graduação ou pós-graduação no exterior ou mesmo na hora de imigrar. Logo, o intercâmbio para certificações ocorre a todo momento através de cursos preparatórios específicos em um país cujo idioma é nativo.

De todo modo, há certificações renomadas para diferentes idiomas (não apenas o inglês) focados em estrangeiros.

A seguir, confira um pouco mais sobre as principais certificações e sobre os cursos preparatórios!

O que são as certificações de idiomas?

As certificações de idiomas, ou também conhecidas como Certificação Internacional ou Certificação Internacional de Proficiência em Idiomas, são diplomas que reconhecem a proficiência de uma pessoa e seu nível no idioma não nativo, ou seja, como estrangeiro. Ou seja, há muitos tipos de certificações de idiomas, com diferentes funções, como você verá mais adiante.

Diferentemente do que as pessoas pensam, elas não se referem apenas à língua inglesa, mas há certificações para o italiano, espanhol, francês, alemão e outros. Em geral, são concedidos por instituições de ensino renomadas. São exigidas por empresas, universidades ou mesmo pelo governo do país de destino em caso de imigração.

Assim, cada certificação possui as suas exigências e etapas definidas. Em geral, o estudante deve comprovar o domínio de escrever, falar, ouvir e ler no idioma referido, e ter uma compreensão abrangente na hora de se comunicar.

O que são os cursos preparatórios de intercâmbio para certificações?

De fato, muitas pessoas estão buscando aprender integralmente o idioma em um país nativo tendo foco nestas certificações. Ou seja, ao invés de gastar muito tempo e dinheiro em cursos no Brasil, a dica é fazer um curso de intercâmbio para certificações. Isto é, um curso preparatório focado neste objetivo, que ocorre no país em que o idioma é utilizado.

A propósito, a BIL Intercâmbios é especializada em cursos preparatórios e programas de intercâmbio para certificações internacionais. Confira mais nesta página. Você pode inclusive solicitar um orçamento nesta página. Deste modo, são cursos especializados e focados em preparar o aluno para passar nas provas de certificação. Isto é, estas provas podem ser feitas no país de origem do aluno ou no país do idioma, dependendo da certificação.

Aliás, há ainda um cronograma anual previsto de provas para cada nível – você pode escolher o nível que deseja prestar a prova, mas pelos custos, em geral os níveis mais avançados são os mais procurados. Alguns possuem prazo de validade.

Por que fazer um intercâmbio para certificações através de um curso preparatório?

Em resumo, os cursos preparatórios são oferecidos por escolas especializadas de idiomas, muitas vezes parceiras das instituições que oferecem as certificações. Além disso, o programa é baseado nas exigências de cada nível e prepara em um período determinado o aluno para esta certificação.

Por isso, ter uma metodologia aplicada nas certificações é importante, o que faz o intercâmbio para certificações ser um dos recursos mais eficientes se o seu deseja é conquistar este diploma.

intercâmbio para certificações

Principais certificações de idiomas

A seguir, confira as principais certificações de cada idioma:

Inglês:

Teste of English as a Foreign Language (TOEFL)

É o mais popular de todos. Foi criado em 1964, pela ETS, uma instituição que se dedica a testes e pesquisas educacionais. Inclusive, é aceito em 180 países e mais de 6.000 instituições de ensino superior.

Em resumo, TOEFL é composto de 4 provas:

  • Compreensão textual – dura de 60 a 100 minutos;
  • Exame oral – 20 minutos de duração;
  • Compreensão auditiva – duração entre 60 e 90 minutos;
  • Exame escrito – dura 50 minutos.

Além disso, tem duração de 4 horas, sendo que o mesmo é realizado integralmente no computador, em salas de aula de instituições autorizadas.

Internacional English Testing System (Ielts)

Em suma, o Ielts foi criado em 1989 e é realizado por mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, ele é aplicado pelo British Council, que é uma entidade do governo britânico, em 16 cidades de todo o país.

Deste modo, o Ielts é formado por 4 provas:

  • Interpretação oral – com duração de no máximo 30 minutos;
  • Redação – com duração de 60 minutos;
  • Interpretação de texto – com duração de até 60 minutos;
  • Conversação – duração de 15 minutos.

Certificate of Proficiency in English (CPE)

Em resumo, ocorre desde 1913. A Cambridge Esol é responsável pela certificação, que é uma unidade de ensino relacionada à Universidade de Cambridge. Inclusive, tem fins acadêmicos e para a área profissional.

O CPE é composto por 4 provas:

  • Exame escrito – dura até 90 minutos;
  • Leitura e uso do inglês – com até 90 minutos;
  • Compreensão auditiva – com duração de 40 minutos;
  • Conversação – a prova é feita em duplas ou trios, com duração de 16 minutos.

No entanto, você deve acertar 60% das questões para ser aprovado. Assim, é comumente exigido por empresas de todo o país, para a seleção de seus candidatos.

TOEIC – Test of English for International Communication

Para resumir, trata-se de uma certificação mais utilizada para carreiras profissionais. As situações reais de trabalho são privilegiadas. A nota não tem validade definida, mas é muito procurado por empresas de todo o mundo.

Italiano:

CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana

Em resumo, é oferecido nos seis níveis de classificação, A1 a C2. Ou seja, a Universidade para Estrangeiros de Perugia se responsabiliza pela certificação, conveniada ao Ministério das Relações Exteriores da Itália.

CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera

A Universidade para Estrangeiros de Siena é quem realiza esta certificação. Adota a classificação do Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), como é o caso das certificações de língua inglesa.

Francês:

DELF

O DELF é um exame de proficiência para a língua francesa. É composto de 4 partes: compreensão escrita, compreensão oral, produção oral e produção escrita. Além disso, possui 6 níveis de proficiência.

TCF

Resumindo, o TCF é o exame de proficiência na língua francesa realizado pelo Ministério Francês da Educação Nacional. Não é um diploma, mas um atestado da língua francesa. Para finalizar, conta com 6 níveis de proficiência.

Espanhol:

DELE

Sobretudo, trata-se do único exame de proficiência da língua espanhola. O Instituto de Cervantes é responsável por esta certificação, em conjunto com o Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Aliás, possui 3 níveis – inicial, intermediário e avançado e conta com 5 provas.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre intercâmbio para certificações? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!