Tempo de Leitura: 2 minutos

Ao partir em estudar no exterior, muitas pessoas se perguntam como levar dinheiro para o intercâmbio. É uma dúvida comum entre todos os estudantes. De fato, há alguns cuidados que são precisos na hora de levar o seu dinheiro, de como evitar taxas abusivas e ter as finanças em dia. Veja a seguir!

Como levar dinheiro para o intercâmbio?

Primeiramente, é importante dizer que é sempre indicado levar dinheiro ao exterior por mais de um meio. Isso porque caso haja problemas de recebimento ou disposição de valores de uma forma, você sempre poderá contar com outras.

Assim, não pense em levar apenas dinheiro em espécie, dentro do que é permitido por cada país, mas também conte com cartões de crédito e débito, travel cards (cartões de viagem pré-pagos), acesso a intermediadores de pagamento – como o Wise, por exemplo – entre outras facilidades.

Aliás, cada forma de dinheiro ou cartão que você utiliza tem seus pros e contras conforme o tempo de estadia e outros aspectos da sua viagem. Veja mais a seguir!

Quais as melhores opções?

Com certeza, é importante que você tenha duas pelo menos duas formas de acesso a valores em seu intercâmbio. Para que você entenda melhor como levar dinheiro para o intercâmbio, vejamos as suas opções:

Dinheiro em espécie

Leve o permitido e o suficiente para a sua viagem em moeda do destino, mantendo ainda um pouco de Real consigo para emergências antes de embarcar ou mesmo retornar ao país. De todos os modos de como levar dinheiro para o intercâmbio esta é a mais barata. Acompanhe o câmbio e troque o valor antes de viajar. É muito comum levar dinheiro em espécie para o intercâmbio, pois em caso de perda do cartão, esta é uma segurança.

Contas digitais

É uma opção mais recente, disponível por bancos nacionais, locais ou empresas intermediadoras de pagamento – como a Wise, por exemplo. Analise bem as taxas de serviços e condições. Ajuda muito quando você precisa transferir dinheiro em uma emergência. Caso venha a permanecer no país por mais de 4 meses, tenha esta alternativa.

Cartões de débito

É ideal para deseja ficar de 6 meses a 1 ano. Precisa ser de serviço internacional. Você precisará solicitar após a viagem, quando tiver um endereço no país de destino para solicitar o cartão físico.

Cartão de viagem pré-pago

É ideal para viagens de turismo e para intercâmbios de curta duração – até 3 meses. Funciona como um cartão de débito internacional normal em que você adiciona uma certa quantia para poder usar em compras ou em caixas eletrônicos.

Contudo, você deverá pagar IOF para colocar dinheiro neste cartão. Ou seja, torna a opção mais cara que trocar seu dinheiro em espécie. Mas é uma forma bem segura.

Cartão de crédito internacional

É ideal para emergências, viagens curtas e compras específicas. Use uma bandeira que seja internacional e bem aceita. É preciso habilitá-lo antes da viagem. Além disso, é importante sempre verificar a oscilação do câmbio, pois na fatura o valor poderá ser bem mais alto do que o valor gasto. Isso porque os seus gastos serão convertidos automaticamente no câmbio do dia com incidência de IOF, e podem sofrer flutuações até o fechamento da fatura dependendo do seu banco.

Veja também: Estudar no exterior – Como imigrar para o Canadá através do intercâmbio?

Então, gostou das dicas sobre como levar dinheiro para o intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!