Tempo de Leitura: 4 minutos

O sonho de muitas pessoas é imigrar para o Canadá legalmente. Mas saiba que tem mais chances quem decide estudar no exterior por meio de um intercâmbio. O país tem um sistema de imigração simples, mas com regras bem definidas, que privilegia aqueles que possuem experiência em seu território e domínio da língua. A seguir, veja como é possível imigrar para o Canadá através do intercâmbio!

Por que morar e estudar no Canadá?

O Canadá é um país surpreendente. A beleza encanta em cada uma das estações do ano, que são bem definidas e rende paisagens lindíssimas. O país ainda conta com uma beleza natural bem preservada e presente no cotidiano de quem mora lá. É um país moderno, com pessoas de todas as partes do mundo e uma cultura bastante diversa e liberal.

Aliás, há grandes expectativas de trabalho para os próximos anos com aumento de vagas e liberação de permissões de imigração graduais. Isso faz com que pessoas de todo o mundo desejem imigrar para o país, inclusive muitos brasileiros. Escolas e universidades excelentes, ótima qualidade de vida, sistema de saúde funcional e segurança são alguns motivos que levam a este interesse.

O Canadá possui um sistema de imigração federal e também sistemas provinciais, com regras e condições bem definidas e requisitos bem claros. Isso é mais um auxílio que um empecilho na hora de imigrar. Há oportunidades bem diferenciadas se você souber pesquisar.

Por que estudar no exterior oferece vantagens para quem quer imigrar?

No sistema de imigração canadense, a sua experiência prévia no país pode contar pontos na hora de aplicar para a imigração. Isto é, falar o idioma fluentemente é um dos requisitos básicos para quem deseja imigrar para o Canadá. Além disso, visitar, estudar, trabalhar e ter experiências mais profundas no país abre portas e facilitam o processo.

Por exemplo, há vistos de estudante que permitem o trabalho durante o intercâmbio – o PGWP (Post Graduate Work Permit), o que permite também que o estudante obtenha experiência no mercado de trabalho canadense, durante a sua estadia ou depois de sua formação, e consiga identificar oportunidades que ampliem o período de estadia e facilite a imigração futura. A BIL Intercâmbios conta com programas de cursos para quem deseja estudar e trabalhar regularmente no Canadá. Fale com nossos consultores!

PGWP – Como funciona?

Trata-se de um visto de estudo e trabalho no Canadá com duração de 8 meses a 3 anos e será determinado conforme o curso do aluno.

O PGWP está disponível para todo aluno que concluir um curso em um College público ou privado (dependendo da província), desde que o College seja autorizado a oferecer o visto de trabalho aos alunos. Para tal, o aluno deve seguir as seguintes regras de aplicação:

  • Ser estudantes de uma faculdade ou College que seja credenciada para PGWP;
  • É indicado para aqueles que fizeram cursos de Certificados (duração de 1 ano), diplomas (2 anos de curso), graduação ou bacharelado (de 3 a 4 anos de estudos) ou pós-graduação (duram, em geral, 8 meses, que são os 2 semestres letivos canadenses).

Curso superior no Canadá aumenta as chances de imigração

Aliás, quem cursa um curso superior no país tem mais chances de fazer uma pós-graduação – esta permite que você estenda a sua permanência por mais 2 anos e também facilite o domínio do idioma e o processo imigratório. Há vistos de estudante em que se pode inclusive levar a família, o que também contribuir para a imigração futura.

Em suma, mão de obra especializada com fluência no idioma é o que o sistema imigratório canadense busca entre os pretendentes estrangeiros. Logo, apresentar um bom histórico de estudo, trabalho, entendimento da cultura do país, experiência no mercado e currículo ajudam na hora de solicitar a imigração. Imigrar é um projeto de longo prazo, mas que pode ser muito recompensador.

Sobretudo, você pode optar por cursar um College – que é uma faculdade que prioriza determinados tipos de cursos de média duração – ou University – que prioriza cursos mais longos, como Medicina, Engenharia e outros. Para entender as diferenças entre College e University no Canadá, além de detalhes do sistema de ensino canadense, confira esta matéria.

Como planejar seus estudos com foco na imigração?

O primeiro passo para imigrar para o Canadá é planejar o seu sonho – veja nesta matéria outras dicas. É definir em detalhes como e o que deseja estudar no país, quais as oportunidades que possui em longo prazo para aumentar a sua permanência, que escolas são interessantes para o seu perfil, estratégias para dominar o idioma (e nisso o intercâmbio é fundamental), quais os tipos de programas de imigração que possa aplicar, etc.

A dica é criar um histórico de interesse e experiência no país a fim de aumentar as suas chances na hora de imigrar.

Melhores opções de intercâmbio no Canadá

Além disso, confira esta revista que criamos sobre como fazer o curso superior no Canadá, seja em uma província que fala inglês ou mesmo francês. Baixe gratuitamente pelo link.

Aqui, você conhece todas as opções de cursos que podem facilitar o processo de imigração futuramente, inclusive as opções que permitem trabalhar e estudar no período do intercâmbio. Conheça as várias instituições parceiras da BIL e escolha a melhor opção para você!

Desta forma, você pode ainda conversar com um consultor da BIL e conferir melhor cada opções ou saber que outras oportunidades o Canadá reserva para você!

Fale com a BIL Intercâmbios!

Gostou das novidades sobre estudar no exterior, mais especificamente no Canadá, a fim de imigrar futuramente? O intercâmbio abre portas o oferece grandes oportunidades para estudantes brasileiros. Marque hoje mesmo uma conversa com um dos especialistas BIL Intercâmbios e veja qual o melhor curso para o seu perfil. Aproveite e tire todas as suas dúvidas sobre imigrar e estudar no Canadá.

Veja também: Intercâmbio no Canadá – Por que ir para Vancouver no inverno?

Então, gostou das dicas sobre imigrar para o Canadá? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!