Tempo de Leitura: 4 minutos

Entre os países que são destino para intercâmbio de língua inglesa, a disputa sempre fica entre EUA X Canadá. A dúvida sobre a melhor opção é muito frequente entre os clientes da BIL Intercâmbios. Apesar de haver outras opções de destinos, sem dúvida, estudar em um destes dois países é o sonho de muita gente. Por isso, fizemos um apanhado de informações sobre estas alternativas para facilitar a sua escolha. Confira!

EUA X Canadá – Qual escolher?

Apesar de muitas semelhanças, há muitas diferenças entre EUA X Canadá. Entendê-las é o primeiro passo para fazer a escolha certa. São países de condições continentais, e além das diferenças entre si, há diferenças regionais dentro dos próprios.

Além disso, é preciso considerar o seu próprio perfil de estudante, as suas necessidades e desejos pessoais na hora de escolher o destino final.

Diferenças no idioma

Certamente, você aprenderá muito bem o inglês em qualquer um dos dois países, já que é língua nativa em ambos. O inglês americano é o mais difundido no mundo e lança uma vantagem sobre os Estados Unidos.

No entanto, o Canadá possui o inglês e o francês como línguas oficiais, o que é um plus na escolha de quem quer fazer intercâmbio por lá. E isso influência na cultura local, mais diversificada, sendo algumas províncias bilíngues.

Diferenças culturais e visão de mundo

A cultura americana é uma miscelânia de influências culturais de todo o mundo, mas tem traços legítimos que todo visitante precisa conhecer. É uma cultura que está na mídia e é identificada em todo o mundo, e o brasileiro está bastante acostumado com a sua influência. Mas é possível se surpreender com o jeito de ser, o estilo de vida e as regras culturais ou padrões americanos.

Já o Canadá, tem uma cultura mais específica, menos consumista e de massa, mas também sofre influência de povos de todo o mundo, pois tradicionalmente o Canadá recebe pessoas de todas as partes do planeta, inclusive para imigrar.

O Canadá tem traços bem ingleses em algumas províncias e bem franceses e outras, incluindo na sua gastronomia, arquitetura e jeito de ser. Neste caso, na disputa entre EUA X Canadá em termos de cultura, quem sai ganhando é o visitante!

O clima conta na sua escolha!

Se nos Estados Unidos, o clima e a paisagem podem variar bastante – deserto, estados mais frios, estados muito quentes o ano todo, invernos gelados em grandes metrópoles – como Nova York e Chicago, por exemplo – no Canadá é muito frio na maior parte do país, apesar de nos últimos anos ter apresentados verões desafiadores. Na Columbia Britânica, por exemplo, ainda tem o fator chuva, que é preponderante em boa parte do ano. A escolha fica por conta do gosto pessoal!

Mercado de trabalho e oportunidades

Se o seu objetivo é trabalhar no exterior, inclusive durante o intercâmbio, ambos os países oferecem vantagens. Nos Estados Unidos há opções de intercâmbio remunerado, tais como os programas Work Experience USA, Camp Counselors USA, Au Pair e Internship e Trainee. No Canadá, há opções similares, como o programa Co-op, por exemplo. Assim, é possível trabalhar por meio período se você estiver matriculado em uma instituição de ensino superior, como College ou universidade.

Custos do intercâmbio

Em suma, o que define os custos de um intercâmbio é o planejamento prévio, a compra de pacotes em agências especializadas ao invés de agências de turismo, destino final e seus custos específicos, época do ano ou temporada, duração da viagem e tipo de intercâmbio, entre outros detalhes.

Assim, entre EUA X Canadá, há opções para todos os bolsos, variando conforme cada pacote. Você pode encontrar opções mais ou menos baratas em ambos os países se comparado.

No entanto, os programas de intercâmbio no Canadá têm um expressivo melhor custo-benefício em relação aos Estados Unidos, mas como dito, é relativo. Além disso, o dólar canadense tem um valor mais acessível em sua contação quanto ao dólar americano, isso pode fazer a diferença.

Custo de vida

Isso também afeta o custo de vida e as despesas pessoais no país durante o intercâmbio. Custo de vida varia conforme a cidade que você escolhe para morar. Por exemplo, Toronto é uma cidade grande e se comparado a Nova York, o custo de vida é 24% mais em conta. Mas se decidir morar em cidades médias ou menores bem localizadas nos Estados Unidos, terá um custo menor que em Toronto. Mas de forma geral, o Canadá tem um custo médio menor.

Imigração é um fator que pode pesar na sua escolha

O Canadá tem mais opções de imigração que os Estados Unidos e é um país que facilita muito a permanência de estrangeiros, apesar de ter um sistema bem burocrático. É preciso estar atento às regras e datas. Neste quesito, o Canadá sai na frente.

Para quem faz intercâmbio, há muitas chances de ampliar a sua permanência em estudos mais prolongados e opções no mercado de trabalho. Isso cria um histórico adequado para solicitar, futuramente, a imigração. Costumamos dizer que o intercâmbio é a melhor porta de entrada para quem deseja morar em outro país legalmente, mas é preciso seguir as etapas exigidas.

Nos Estados Unidos, a receptividade é pouca e há várias exigências para solicitar pelo menos a permanência, como 5 anos de estadia no país até solicitar o green card, que não é um processo nem fácil e nem barato.

Atendimento personalizado da BIL Intercâmbios

Enfim, se a sua decisão é ir para um destes países, a dica é falar com um consultor BIL Intercâmbios e conhecer melhor os pacotes para cada alternativa. Você poderá se surpreender com os tipos de intercâmbio que têm a ver com o seu perfil. Aproveite e tire todas as suas dúvidas!

Veja também: Estágio no exterior – Como estudar e trabalhar fora do país?

Então, gostou das dicas sobre as diferenças entre EUA X Canadá? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!