Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabia que em muitos países é possível trabalhar enquanto você estuda durante o seu intercâmbio? E em muitos casos, é possível fazer estágio no exterior, de forma com que contribua para a formação do seu currículo e a expansão dos seus conhecimentos profissionais. A seguir, veja mais sobre esta oportunidade!

O que é o estágio no exterior?

O estágio no exterior é uma oportunidade que pode ocorrer por conta de uma oportunidade oferecida por uma empresa ou por meio de um intercâmbio em que o estágio é possível conforme as determinações legais do país. Isso significa que em muitos programas de intercâmbio você poderá fazer um estágio em horário alternativo ao de seus estudos, sendo remunerado ou não (como é o caso dos estágios de experiência profissional ou de voluntariado).

Ou seja, por meio de agências de intercâmbio, organizações internacionais de estudantes, multinacionais com operação no Brasil ou universidades, você pode estudar em certos países e trabalhar por meio de um estágio de meio período, e isso será uma experiência valiosa em seu currículo profissional ainda mais se futuramente deseja aplicar para a imigração, por exemplo, ou trabalhar fora do Brasil.

Quais os requisitos?

Como requisitos gerais, costuma-se exigir que o aluno tenha mais de 18 anos, nível de inglês acima do intermediário, matrícula em universidade e seja aprovado em teste de seleção.

Quais são as vantagens?

Um intercâmbio por si só é uma experiência de valor inestimável para o desenvolvimento pessoal e para a vida do estudante. Conhecer a fundo culturas, idiomas e lugares mudam a pessoa, tornando-a mais preparada e independente. No entanto, é na vida profissional que o intercâmbio pode ter um grande peso, ainda mais se puder trabalhar enquanto estuda.

Em suma, a experiência profissional diferenciada é a principal vantagem do estágio no exterior. Aliás, outra vantagem é poder praticar o idioma a todo momento em um contexto profissional.

Além disso, quando o estágio é remunerado, o estudante poderá custear as suas despesas. Um estágio ainda conta pontos para quem deseja estender a sua estadia no país conforme as regras ou ainda imigrar futuramente. É um primeiro passo para construir um currículo no país, já que experiência no mercado de trabalho local contam pontos importantes.

É remunerado?

Depende do programa de intercâmbio escolhido e do país de destino. Em países como Austrália, Nova Zelândia e Canadá, há programas de estágio remunerado para estudantes com vínculos acadêmicos ou em determinados programas de trabalho e estudo. Na Austrália, há um programa de 14 semanas com estágio remunerado para cursos de inglês ou cursos profissionalizantes, por exemplo.

Em outros casos, há estágios não remunerados em que o ganho é de experiência profissional em áreas como áreas de propaganda, arquitetura, business, jornalismo, direito, medicina, política, veterinária, web design, moda, finanças, engenharia, bioinformática, música, neurociência, biologia marinha, pensamento crítico, programação de computadores, linguagens, entre outros. É o caso do estágio teen no exterior.

Quais países permitem estágio no exterior durante o intercâmbio?

Há programas com estágios no exterior oferecidos em diversos países, como Irlanda, Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, e em destaque, no Canadá.

Por exemplo, o programa de Estágio Teen, é oferecido nos Estados Unidos, na Philadelphia. Os jovens se hospedam no campus de uma das melhores universidades do país, a UPenn – University of Pennsylvania. O programa Work and Study no Canadá permite atividades de estágio – veja mais nesta matéria! O mesmo pode-se dizer do programa Co-Op no Canadá – veja mais aqui.

Veja também: Intercâmbio para quem quer imigrar – Quais as melhores opções?

Então, gostou das dicas sobre estágio no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!