Tempo de Leitura: 2 minutos

O programa de intercâmbio High School de curta duração é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que sentem receio de ingressar em um intercâmbio de muitos meses não tendo muita experiência no exterior. E é perfeito para aqueles adolescentes que sempre quiseram conhecer de perto como funciona uma escola de Ensino Médio americana, como as dos filmes. A seguir, confira todos os detalhes nesta opção!

O que é um programa High School?

Em suma, o High School, equivalente ao Ensino Médio no Brasil, é o nível escolar que funciona em tempo integral em muitos países, inclusive nos Estados Unidos. Isto é, é o que vemos frequentemente nos filmes e séries, com seus ônibus amarelos, banda escolar, bailes sazonais e armários nos corredores.

Na verdade, é muito mais que isso: além das disciplinas que há no Brasil, no High School há atividades extras – como esportes, artes, línguas, tarefas técnicas e muito mais – que são optativas. O aluno se hospeda em casa de família nativa ou em hospedagem escolar, dependendo do programa escolhido.

O que é um programa High School de curta duração?

Sobretudo, a rotina em um High School é agitada e nem sempre o estudante está disposto a ficar mais de 6 meses em uma rotina que desconhece, em uma cultura distante, sem garantias que vai se adaptar em sua, muitas vezes, primeira experiência sozinho no exterior.

Por isso, atualmente são muito populares os programas High School de curta duração, onde, ao invés de passar 6 meses no exterior, o estudante tem a experiência de 1 a 3 meses, sendo um aluno regular na escola no destino. Ou seja, é uma opção criada inclusive diante da incerteza dos pais quanto à adaptação dos filhos.

Vantagens para estudantes brasileiros

Este formato de intercâmbio tem várias vantagens:

  • Prepara o estudante para outros programas de intercâmbio mais longos e com maior segurança.
  • Redução de custos em relação a programas mais longos.
  • Tem as mesmas experiências que qualquer aluno nativo ou em cursos longos.
  • Dá autonomia e liberdade ao estudante tal qual um programa de longa duração.
  • O aluno tem aulas intensivas de idioma.
  • Pode-se fazer o High School de curta duração durante as férias escolares – é o chamado Mini High School.

Fale com a BIL!

Para finalizar, saiba que há inscrições para muitos programas de High School de curta duração abertas para 2023 e 2024. Fale com um consultor BIL e saiba quais os melhores destinos e condições.

Veja também: Intercâmbio em Grupo – É possível adquirir independência?

Então, gostou das dicas sobre High School de curta duração? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!