Tempo de Leitura: 4 minutos

Já ouviu falar em boarding school? Provavelmente, você já viu em filmes e séries americanas que em muitos casos o estudante mora na escola. Na série Wandinha (Wednesday, Netflix, 2022), a personagem é expulsa e uma escola convencional e passa a morar em uma escola mais de acordo com o perfil dela, onde tem muitas aventuras.

O conceito de boarding school não é recente, mas vem ganhando força em todo o mundo, principalmente entre estudantes de intercâmbio, como uma alternativa interessante de hospedagem. A seguir, veja todos os detalhes de como funciona este tipo de estadia.

O que é Boarding School?

Primeiramente, o programa boarding school é uma opção para quem deseja fazer o High School – o equivalente ao Ensino Médio nos Estados Unidos e em outros países – ou outros tipos de cursos de intercâmbio. A hospedagem sempre foi uma preocupação de estudantes de todas as idades – principalmente de adolescentes e jovens e de seus pais. Isso é muito normal, uma vez que todo mundo escolha intercâmbio também pela segurança que ele oferece.

Além da hospedagem com família nativa, quando o estudante faz High School ou cursos rápidos, há a opção de ficar hospedado no campus escolar e às vezes universitário, com regras e condições bem definidas, durante a sua estadia. Em suma, o boarding school é um alojamento estudantil, onde o aluno estuda e mora na escola. Esta é uma ótima opção para estudantes estrangeiros.

Assim, o jovem fica hospedado na escola, que tem acomodações especiais e total acompanhamento de responsáveis, geralmente monitores. Contam com um melhor custo-benefício e também quem traz mais amadurecimento e desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Como funciona?

O Boarding School é uma opção comum em uma escola particular. O aluno vive no campus escolar – mora, estuda, faz as suas refeições e atividades extras, etc. Isso não significa que não haja passeios programados fora deste ambiente.

Sobretudo, o aluno vive no campus, pois a escola oferece residência estudantil com refeitório e instalações de moradias. Neste caso, a escola fica 100% responsável pelo aluno, onde há regras e controle. Há estrutura com lavanderia e o aluno aprende a ser mais independente enquanto estuda e aprende o idioma.

Em destaque, vale dizer que, aoaplicar para estudar em uma boarding school nos Estados Unidos, o aluno não escolhe qual será sua escola. Existem muitas opções, mas é a escola que vai escolher o estudante conforme o seu perfil. A boa notícia é que isso faz com que os custos caiam consideravelmente. Outra dica é que, ao optar pela boarding school, o estudante tem a garantia de que o ensino será de excelência.

Inglês para estudantes estrangeiros

Outro detalhe é que é uma escola especializada em receber estudantes de todas as partes do mundo. Por isso, a estrutura é tão qualificada e o programa muitas vezes inclui aulas de idioma, além das matérias comuns da escola. Esta é uma grande vantagem para quem deseja estudar no exterior e está em idade escolar.

Vantagens do boarding school

Em suma, estas são algumas vantagens da boarding school nos Estados Unidos:

  • Excelência de ensino – estude nas melhores escolas dos Estados Unidos.
  • Ter alojamento estudantil completo, com refeitório, lavanderia e alimentação. Ótima grade curricular, com atividades extras exclusivas.
  • Segurança – Acompanhamento total dos monitores responsáveis.
  • O aluno alcança mais autonomia e responsabilidade ao estudante mesmo fora do país.
  • Um grande desconto! E o pacote tem tudo incluso o que o estudante irá precisar.
  • Matrículas abertas! Você pode falar hoje mesmo com um especialista da BIL Intercâmbios e garantir a sua vaga.
  • Fazer amigos para a vida toda.
  • Diversidade cultural – estas escolas recebem estudantes de todo o mundo.
  • Imersão no idioma.
  • A estrutura é igual a de qualquer escola americana – é um experiência incrível estudar em escolas estrangeiras.
  • Passeios adicionais fora do campus.

E tem desvantagens?

Entre as desvantagens, poderíamos citar:

  • Ter que dividir o quarto com um ou mais estudantes.
  • Há horário para tudo.
  • O espaço coletivo é dividido com muitos alunos.
  • Não é você que escolhe a escola – é ela que escolhe o estudante.
  • Falta de privacidade.
  • É preciso seguir as regras da escola, que são diferentes da sua casa.
  • É preciso se adaptar a rotina de estudo integral.

Quando acontece a partida?

A boarding school acompanha as datas de início do ano letivo nos EUA, ou seja, entre agosto e setembro, terminando em maio e junho – o ano letivo americano conta com 9 meses de duração.

No entanto, é importante que o estudante brasileiro faça a sua aplicação com antecedência, pois o processo de aceite pode ser longo. Planejar o intercâmbio, seja ele como for, com antecedência é garantir ainda mais vantagens – fale com um consultor BIL sobre isso!

Contudo, vale a pena conhecer os cursos para alunos estrangeiros de duração mais curta, como 6 meses, cursos de férias (como é o caso do mini High School) e outros programas especiais. Isso faz você se acostumar com a ideia de fazer um intercâmbio mais prolongado no futuro.

Fale com a BIL!

Gostou da boarding school? Há muitos programas de intercâmbio com esta opção de hospedagem. Desta forma, a dica é falar com um consultor BIL Intercâmbios, que poderá passar a você todas as oportunidades e destinos neste sentido. Inclusive alguns deles estão com matrículas abertas. Desta forma, marque já uma reunião com a gente!

Veja também: High School nos Estados Unidos – Escolha o seu esporte!

Então, gostou das dicas sobre boarding school? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!