Tempo de Leitura: 2 minutos

O intercâmbio de férias é um programa para os jovens que querem vivenciar a experiência de um curso de idiomas no exterior, durante o seu recesso escolar. Mas você sabia que, além de aprender um novo idioma, essa modalidade ainda oferece outras vantagens incríveis?

Neste post, listamos as 4 principais vantagens de fazer um intercâmbio de férias. Confira e inspire-se para a sua viagem!

1. Independência e crescimento pessoal

Um dos principais benefícios de qualquer intercâmbio é a possibilidade do intercambista se tornar mais independente e maduro, passando por um importante crescimento pessoal. E isso não é diferente com um programa de férias!

Durante o período, o jovem vive como um morador local do país ou em uma residência estudantil, mas em ambas acomodações precisa aprender a se virar sozinho, organizar sua rotina de estudos e administrar a sua liberdade. Uma ótima oportunidade para desenvolver mais a responsabilidade.

2. Mantenha seu trabalho e estudos

É comum encontrar pessoas que querem viver a experiência de um intercâmbio, mas acabam adiando esse desejo por conta da rotina de trabalho ou estudos. O intercâmbio de férias surge como a solução perfeita para esse problema, afinal, você vai viajar durante o recesso das suas atividades cotidianas.

O intercâmbio de férias tem uma duração menor do que outros programas, o que facilita — e muito! — a vida de quem quer viver essa experiência enriquecedora sem mudar sua rotina. É possível se organizar para fazer o curso no exterior nos períodos de recesso do trabalho, faculdade ou escola, e não perder nada.

3. Possibilidade de imersão cultural

Embora seja mais rápido do que outros programas, o intercâmbio de férias ainda é a oportunidade perfeita para viver uma experiência de imersão total em uma nova cultura. Diferente de um viajante convencional, o intercambista tem um contato direto com moradores, escolas e outros estabelecimentos bem locais.

Para aproveitar ainda mais, uma boa dica é fugir dos roteiros tradicionais de turismo e procurar atrações e atividades que representem a cultura da cidade que você está visitando.

4. Ampliação do círculo de amizade

Fazer amigos é tudo de bom, concorda? Sabemos que uma das principais preocupações dos intercambistas mais jovens é a falta de companhia. Mas não se preocupe! Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, você vai estar diante de uma oportunidade única de conhecer gente nova e fazer amizades duradouras.

Expanda seus horizontes e esteja aberto a novas possibilidades de relacionamentos. Você vai conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, aumentar a sua rede de contatos e se divertir muito com amigos que estão vivenciando, ou não, a mesma experiência de intercâmbio.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, o que não faltam são bons motivos para investir em um intercâmbio de férias. Independentemente dos seus objetivos com a viagem, o programa consegue surpreender com experiências ainda mais emocionantes do que o esperado. Vale a pena conferir!

Agora que você já conhece as principais vantagens do intercâmbio de férias, aproveite para saber também a importância do intercâmbio teen para adolescentes!