Tempo de Leitura: 4 minutos

Esta é uma dúvida muito comum entre os estudantes que querem estudar no exterior: fazer intercâmbio sozinho ou em grupo? Há alguns critérios na hora de fazer a sua escolha e há diferentes programas que podem ser feitos dos dois modos. A seguir, confira mais detalhes!

Intercâmbio sozinho ou em grupo – Qual a melhor escolha?

Primeiramente, esta é uma escolha muito pessoal. Há quem goste de conhecer pessoas no Brasil e de outros lugares do mundo em suas viagens e não é diferente no intercâmbio. Afinal de contas, fazer parte de um grupo é divertido e dá mais segurança e apoio, principalmente para quem está saindo do país pela primeira vez.

Mas há quem prefira viajar sozinho ou fazer amigos e encontrar um grupo durante o processo. Afinal, não faltarão oportunidades para conhecer pessoas e você pode ter momentos só seus quando quiser. Também você estará numa imersão e terá boas condições de ter uma aprendizagem perfeita falando com os nativos e outros estudantes estrangeiros nas mesmas condições que você.

A BIL Intercâmbios tem opções para quem quer estudar no exterior dos dois modos e para todas as idades: fazendo intercâmbio em grupo ou sozinho. Logo, a escolha é mesmo subjetiva. É muito mais comum os estudantes escolherem o grupo em viagens de curta duração e quando são mais jovens.

Quais são os pacotes para Intercâmbio sozinho ou em grupo?

Certamente, a BIL Intercâmbios possui em seu portfólio muitas opções para quem deseja estudar no exterior. As opções para viajar sozinho são as mais frequentes, principalmente para quem deseja estudar e trabalhar no exterior – como é o caso do programa au pair, por exemplo – ou para quem é adulto e deseja fazer um curso de idioma focado em sua profissão. Mas de modo algum estará sozinho neste tipo de intercâmbio, porque sempre conhecerá muitas pessoas na escola.

No entanto, há cursos de curta duração em grupo que vale a pena conhecer. É o caso do Férias Teen, com quatro opções em grupo para alunos de 13 a 19 anos:

  • Toronto e Nova York – Com 3 semanas de hospedagem no lindíssimo Campus da University of Toronto e embarque para um tour em Nova York antes de retornar ao Brasil. Veja mais neste e-book!
  • Califórnia e Nova York – Com 3 semanas de hospedagem na universidade da Califórnia, em Beverly Hills e embarque para um tour em Nova York antes de retornar ao Brasil. Veja mais neste e-book!

Vantagens e desvantagens

Em suma, as vantagens em fazer um intercâmbio em grupo é o apoio que o programa dá, seja nas hospedagens, muitas vezes compartilhadas, nos cursos, nos passeios – você nunca estará sozinho, e isso é importante para o público mais jovem. É possível fazer amigos de todo o mundo para a vida toda. É uma forma muito divertida de conhecer e explorar os lugares no destino, aproveitar a cultura e aprender o idioma constantemente.

Já o intercâmbio sozinho você não terá um grupo específico, mas poderá fazer seu próprio grupo de amigos e contato, ainda mais se estiver hospedado em casa de família nativa ou em hospedagem da escola. Não faltarão oportunidades para fazer amigos e conhecer pessoas.

Também será uma viagem memorável, geralmente um pouco mais longa que as viagens em grupo. Além disso, o fator privacidade pode conta muito na sua escola.

Quando se é adulto, privacidade e autonomia podem ser motivos importantes para não viajar em grupo. Poder explorar o idioma e a cultura, passear pelos lugares e ter um crescimento pessoal maior, enfrentando desafios sozinho.

Como dissemos, trata-se de uma escolha muito pessoal. É preciso analisar o seu perfil de estudante e viajante e o tipo de programa de intercâmbio que tenha mais a ver com você. Não existe a opção certa.

Como se preparar para o seu intercâmbio?

Seja fazendo um intercâmbio sozinho ou em grupo, há alguns detalhes muito importantes na hora de se preparar para viajar. Primeiramente, é importante fazer um planejamento assertivo em relação a todas as fases do intercâmbio.

Isso significa ter tempo prévio para se organizar – cerca de 1 ano e 1 ano e meio. Você deverá estar com o visto e todos os documentos em mão, inclusive os da escola no país de destino e comprovantes de vacinação.

É preciso ainda fazer um planejamento financeiro, pois além dos custos com passagem, escola e viagem, há custos pessoais – como transporte, alimentação, hospedagem, etc.

Quanto mais organizada for a sua viagem, mais econômica e dinâmica ela se torna. Confira nesta matéria um checklist para a viagem de intercâmbio. Veja ainda algumas dicas de economia pra criar orçamento da sua viagem.

Fale com a BIL Intercâmbios

Que tal conhecer melhor as opções de intercâmbio sozinho ou em grupo? Agende uma conversa com um dos consultores BIL Intercâmbio e saiba qual a melhor opção para o seu perfil. Além disso, confira todas as ofertas da BIL para 2022 e 2023. Viaje com quem está há mais de 30 anos no segmento!

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Gostou das dicas sobre intercâmbio sozinho ou em grupo? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!