Tempo de Leitura: 2 minutos

Infelizmente, há sérios conflitos armados ao redor do mundo. Por mais que o momento de guerra entre um ou mais países geralmente seja algo isolado, impacta todo o mundo, nos faz repensar a experiência de viajar e de fazer intercâmbio e até mesmo sobre a importância de ir além para construir uma opinião além da mídia. A seguir, veja como surgiu o intercâmbio e a importância de ampliar a visão diante do momento de guerra.

Viajar em momento de guerra

Recentemente, se intensificaram os conflitos entre Israel e Palestinas, conflitos estes muito complexos, e que se seguem a décadas, desde a formação do Estado de Israel. No entanto, há conflitos ainda entre Rússia e Ucrânia, em vários países africanos, no Iêmen – classificado pela ONU como o pior desastre humanitário do mundo – Afeganistão, Síria, Mianmar e outros países. Isso deixa todo o mundo em alerta e pode impactar em vários aspectos os demais países, o mercado e a acessibilidade na hora de viajar.

Aliás, não é indicado viajar para zonas de conflitos e a países em que o Brasil não tenha proximidade diplomática – veja aqui todos os países e suas relações com o Brasil. Em geral, os destinos de intercâmbio são democracias sem conflitos armados. Mas é sempre bom conhecer os destinos próximos, as condições com a diplomacia brasileira, ainda mais em voos que fazem paradas em outros países antes de chegar ao destino.

Assim, é importante entender os conflitos para além do que a mídia fala e ter uma perspectiva mais ampla do que está envolvido. Além disso, estudar fora e ser viajante é sempre estender o olhar para além do horizonte e da superficialidade.

Intercâmbio une culturas e nações

Com certeza, desde a sua origem, o intercâmbio une nações, culturas e melhora o entendimento dos costumes. Sempre o ser humano foi atraído pelo diferente, por conhecer línguas e culturas que não são as suas, ver de perto paisagens diferentes e de se relacionar. Ou seja, o intercâmbio, cuja origem se perdeu, surgiu justamente para proporcionar essa proximidade. Isto é, fazer com que aprendamos mais sobre o outro, sem julgamentos. E possamos compreender melhor todas as nuances envolvidas em sua cultura, seja pelo conflito ou não.

Desta forma, o intercâmbio, mais do que estudar fora e aprender um idioma, é uma experiência cultural, de desenvolvimento humano, de expansão da consciência. É uma importante ferramenta de formação do indivíduo.

Sobretudo, o que o intercâmbio oferece talvez nenhuma outra experiência possa oferecer. Uma imersão no cerne do que nos é diferente para que possamos relativizar e entender melhor o mundo em que vivemos.

Para finalizar, não deixe de viver a possibilidade de estudar no exterior e considere todas estas vantagens. Fale com um consultor BIL! Saiba mais sobre o que é preciso para viajar em momentos de guerra, com segurança e com tudo o que esta experiência possa oferecer a você!

Veja também: Quanto tempo é preciso para aprender inglês? – Estude no exterior

Então, gostou das dicas sobre momento de guerra? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!