Tempo de Leitura: 4 minutos

O High School – o equivalente ao Ensino Médio no exterior – é o programa onde o menor de idade pode fazer a partir de 1 semestre do Ensino Médio no exterior. Porém, não é como os outros programas, em que basta se inscrever e embarcar. Há a necessidade de preparação e aplicação, em que se exige do estudante documentos específicos, inscrição e acompanhamento das etapas, entre outros pré-requisitos.

Você está preparado para o High School?

Muitos pais e os próprios estudantes têm dúvidas sobre o momento certo para estudar no exterior. Além disso, o High School é tradicionalmente uma das melhores opções de intercâmbio, pois jovens contam com mais despojamento em lidar com a experiência e são mais inclinados a aprender o idioma por imersão mais rapidamente.

Fazer High School é uma experiência renovadora, mas de grande responsabilidade. Aliás, é também uma experiência muito segura, onde o aluno terá acompanhamento 24 horas por dia e 7 dias na semana, seja pela escola local, pelos coordenadores e até mesmo pela família que irá hospedá-lo, se for o caso.

Lidando com a timidez

Além dos requisitos de cada escola, como veremos a seguir, é preciso ainda que o estudante esteja confortável em se aventurar nesta experiência. Querer é maior até mesmo que a timidez: esta é uma experiência para todos os tipos de jovens, inclusive os mais tímidos, pois de forma orgânica e muitas vezes imperceptível, o estudante rompe seus limites e se torna mais autônomo e comunicativo.

Vantagens de cursar Ensino Médio no exterior

Certamente, fazer o Ensino Médio no exterior oferece grandes vantagens para o estudante brasileiro. E elas vão muito além da aquisição do inglês como segundo idioma. Veja:

  • Aprendizado de um novo idioma: Estudar no exterior proporciona uma imersão completa em um novo idioma, o que é uma das melhores maneiras de aprender uma língua estrangeira de forma fluente.
  • Experiência cultural: Viver em um país estrangeiro permite ampliar a sua compreensão do mundo e os torna mais adaptáveis e tolerantes.
  • Educação de alta qualidade: É possível validar as suas notas no Brasil e ter a oportunidade de estudar em uma escola de grande qualidade.
  • Autonomia pessoal: A experiência vai ajudá-lo a desenvolver habilidades como independência, autoconfiança e resiliência.
  • Networking internacional: Você fará amizades e contatos em um ambiente internacional, e isso pode ser por toda a vida.
  • Maior competitividade no mercado de trabalho: Turbine desde cedo o seu currículo, tornando-o mais atraente para empregadores, pois o intercâmbio demonstra experiência internacional, habilidades de comunicação e adaptabilidade.
  • Experiência de vida enriquecedora: Crie memórias duradouras e expanda seus horizontes.
  • Possibilidade de dupla cidadania: Estudar no exterior pode abrir caminho para a obtenção da cidadania em alguns países, o que pode ser benéfico para oportunidades futuras.

High School – Passo a passo

Como dito, o High School não é um program de intercâmbio qualquer: ele possui etapas e o estudante precisa ser aceito. O primeiro passo para aplicar em um intercâmbio High School é o processo de inscrição, onde o estudante tende a realizar o teste de inglês. Só assim pode-se saber se o estudante está apto a iniciar o processo.

Prova de nivelamento

Afinal, ele precisará de um nível intermediário para se adaptar dentro de uma escola regular local, ou seja, estudando com americanos, canadense e britânicos. Isso porque ele tem que conseguir acompanhar aulas de ciência em inglês e fazer prova de matemática em inglês, por exemplo.

Em destaque, vale dizer que a prova é gratuita com a BIL. Deste modo, agende uma conversa com o nosso time juntamente com a sua família para que possamos explicar o programa e apresentar as melhores opções. Veja ainda o informativo gratuito que preparamos com todas as dicas e etapas do processo neste link.

Se quiser, também temos vídeo aulas explicando sobre o programa: https://bil.com.br/videoaulas

Dependo do destino e apoio que algumas escolas conseguem fornecer é exigido níveis diferentes de inglês. Ou seja, nos EUA, por exemplo, é mais rígido e o Canadá tem escolas que fornecem aula de apoio no inglês para alunos internacionais, e desta forma, exigem menos nível de inglês.

Etapas do processo

Em suma, o processo de aplicação inclui algumas etapas, que podem variar:

  • Inscrição – teste de nivelamento
  • Entrevista
  • Envio de documentações exigidas – proficiência ao nível exigido, histórico escolar, etc.
  • Prazo de retorno da instituição
  • Aceite
  • Aplicação de visto
  • Embarque.

Veja mais nesta matéria!

Garanta a sua vaga para 2024!

As escolas americanas – e até mesmo de outros países – que oferecem programas de intercâmbio High School para alunos estrangeiros recebem alunos de todo o mundo e a procura é bastante grande. Não são todas as escolas que contam com estes programas. Desta forma, as vagas são reduzidas. Por isso, é importante desde já planejar o seu intercâmbio e organizar a documentação exigida.

Fale com um consultor BIL e veja quais as opções de programas High School e tudo o que você vai precisar para se inscrever. Garanta já a sua inscrição para 2024!

Veja também: High School nas férias no Brasil – 6 motivos para se inscrever!

Então, gostou das dicas sobre High School? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!