Tempo de Leitura: 4 minutos

O sonho de muitos estudantes brasileiros é poder estudar em uma escola americana (ou similar de outros países de língua inglesa), com tudo aquilo que é comum vermos em filmes e séries. Em suma, o intercâmbio High School – ou Ensino Médio no exterior – é uma das opções mais tradicionais de intercâmbio e acontece em vários países.

Sobretudo, nos Estados Unidos, destino preferido dos estudantes com este perfil, há 3 tipos distintos de intercâmbio High School permitidos, com muitas variações entre eles. Desta forma, entendê-los é o ponto de partida para quem deseja seguir por esta jornada. A seguir, saiba quais são estas diferenças!

O sonho de fazer um High School nos Estados Unidos

Ônibus amarelos, armários de metal na escola, disciplinas obrigatórias e optativas, esportes, banda e líderes de torcida, bailes, estudo em período integral: tudo isso vemos em séries e filmes americanos quando se trata do cotidiano do público adolescente e jovem. Ou seja, é uma realidade muitas vezes bem diferente da rotina de Ensino Médio no Brasil.

Por isso, ao fazer um intercâmbio High School, mais do que estudar em uma escola qualificada fora do país e se aprofundar no idioma, é viver uma experiência que sempre fez parte do imaginário do estudante brasileiro.

Isso é possível quando se tem uma agência especializada em intercâmbios como a BIL, que atua no segmento desde 1985. Em todos os casos, ao optar em fazer o Ensino Médio no exterior, o estudante deve passar por um processo de aplicação e seleção, que pode ser bem exigente. Aliás, ao escolher estudar fora, é preciso estar disposto a se planejar e cumprir cada etapa do processo.

Vantagens de estudar em uma High School

Em resumo, estas são algumas vantagens que todo estudante pode obter ao optar por fazer um intercâmbio High School:

  • Economia – Às vezes, é mais em conta estudar em uma conceituada escola americana e ter uma vivência internacional do que encarar os gastos de determinadas escolas particulares brasileiras
  • Imersão no Idioma: A oportunidade de aprimorar o inglês ao vivenciar o idioma no cotidiano.
  • Cultural e Social: Experiência enriquecedora ao mergulhar na cultura norte-americana, proporcionando crescimento pessoal e cultural.
  • Educação de Qualidade: Acesso a um sistema educacional reconhecido internacionalmente, com métodos inovadores e recursos avançados. Deste modo, o aluno terá matérias similares com as do Brasil e outras nem tanto, sendo elas obrigatórias e optativas.
  • Networking Internacional: Estabelecimento de conexões globais que podem ser benéficas para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais.
  • Desenvolvimento Pessoal: Estímulo ao desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia e maturidade, preparando para desafios futuros.
  • Diversidade de Disciplinas: Oferta de uma ampla gama de disciplinas e atividades extracurriculares, permitindo explorar interesses e paixões.
  • Preparação para Universidade: Melhor entendimento do sistema de ensino superior nos EUA, facilitando a transição para universidades americanas, se desejado.

Tipos de vistos para High School

Basicamente, há três tipos de intercâmbio High School para estudantes estrangeiros em escolas americanas, e dentro de cada um, há diferentes opções e variações. Inclusive, eles exigem vistos diferentes, contam com exigências específicas e focam em perfis diferentes de alunos. Confira!

High School cultural – Visto J1

  • Regulamentado pelo governo americano.
  • Aulas acontecem em escolas públicas não-remunerada.
  • No máximo 1 ano de duração.
  • Possui muitas exigências.
  • O estudante não paga nada, nem pela escola e nem pela hospedagem na casa de família, Isto é, a família é voluntária.
  • Os demais custos do estudante são por exemplo: seguro-viagem e passagem.
  • Modelo mais tradicional de intercâmbio.
  • Contudo, tem muita concorrência entre estudantes do mundo todo.
  • O aluno não pode escolher o estado em que vai morar. No entanto, se ele pagar uma taxa pode escolher ser o único aluno na casa, escolher esportes e outras atividades.

Exigências: ótima nota no teste de proficiência (intermediário e avançado), não pode ter notas baixas, não pode ter doenças sérias ou crônicas), não pode reprovado nenhum ano a partir do 7º ano e muitos outros requisitos que você pode conferir neste informativo.

High Scholl acadêmico – Visto F1 sem escolha

  • É um visto utilizado para quem faz High School ou faculdade.
  • É uma opção para quem ainda tem um inglês de alto nível ou quem não conseguiu atender a todos os requisitos do High School J1.
  • É um pouco mais flexível – o aluno não escolhe o estado para onde vai, mas pode inclusive ficar hospedado em uma escola (boarding school).
  • A escola pode ser pública ou privada.
  • Não tem tantas exigências quanto ao programa/ visto anterior.
  • O aluno pode escolher um esporte, matéria específica ou diploma em seu programa.

High Scholl acadêmico – Visto F1 com escolha

  • O aluno pode escolher tudo o que quiser: a escola, o estado, matérias, esportes, quarto privativo, etc.
  • Tem um valor de custos mais alto – mas o estudante pode escolher um teto de custos.
  • Pode acontecer em escolas privadas e públicas.
  • É bastante flexível e conta com muitas opções de escolas e cursos.
  • Pode estudar de 1 a 3 anos, podendo renovar o visto.

Detalhes de cada opção

A seguir, confira o quadro que resume as diferenças entre estes três tipos de programas de intercâmbio High School:

PERFIL DO PROGRAMA
CategoriaJ1 CulturalF1 Acadêmico
PerfilSem escolhaSem escolhaCom escolha
EscolaPúblicaPública ou ParticularPública ou Particular e boarding
AcomodaçãoFamília hospedeira voluntáriaFamília hospedeira remunerada ou boardingFamília hospedeira remunerada ou boarding
RequisitosELtis: 212
Não pode: ter repetido nenhum ano depois do 7º ano, tomar remédio controlado, não pode ter mais do que 3 Cs, não pode ter ou ter sofrido de doenças sérias.
ELtis  205
Flexíveis em pré requisitos.
laudo e justificativas necessários
ELtis 205
Flexíveis em pré requisitos. laudo e justificativas necessários
PreferênciasPode indicar preferência mediante taxa (valor adicional)
– single placement (único estudante na casa) – 1 esporte
– 1 região (Western, Central, Eastern ou Southern)
Pode indicar sem valor adicional:
– escolha pública ou particular
um desses 3 abaixo eles garantem: – esporte – matérias específica – diploma
Vai escolher o que deseja
Duração1 ou 2 semestresDe 1 semestre a 3 anosDe 1 semestre a 3 anos
A partir de1 semestre USD 9 2231 semestre USD 15 000A partir de USD 21 000
(são mais de 200 opções)

Quando viajar?

Para finalizar, as matrículas para o intercâmbio High School 2024 já estão abertas para quase todos os programas. Em destaque, há um processo seletivo nos próximos meses, mas o início das aulas deve acontecer em agosto de 2024.

Para saber todos os detalhes, confira o informativo gratuito sobre o intercâmbio High School neste link e o programa High School 2024 neste informativo. Além disso, converse hoje mesmo com um consultor BIL e tire todas as suas dúvidas e saiba qual a melhor opção para o seu perfil.

Veja também: Winter Camp – O que é e como funciona?

Então, gostou das dicas sobre High School? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!