Tempo de Leitura: 3 minutos

Que tal um guia de fluência para você turbinar de vez o seu aprendizado do idioma? Trata-se de dicas estratégicas e práticas para quem já se cansou de estudar e gastar muito dinheiro aprendendo inglês ou outro idioma e sente que não sai mais do lugar e não vê resultados expressivos. A seguir, confira o que todo poliglota faz para aprender mais rápido e de forma definitiva!

Guia de Fluência – Confira as dicas!

Em resumo, são 10 passos para aprender melhor qualquer idioma, inclusive o inglês:

Imersão Total

Primeiramente, sempre falamos no Blog da BIL a importância cobre fazer um intercâmbio e suas vantagens. Quando você vai estudar fora, aprende muito mais rápido, a partir de um contexto cultural, falando com nativos, resolvendo problemas – tudo na língua estrangeira. Ou seja, é possível ter 100% de rendimento em seus estudos, o que torna tudo mais rápido e econômico.

Contudo, se você ainda não tem como fazer um intercâmbio ou está se preparando para a sua viagem, tente cercar-se com o idioma o máximo possível. Todavia, assista a filmes, séries, leia livros, ouça músicas e podcasts na língua que está aprendendo. Quanto mais você estiver exposto, mais fácil será absorver o idioma.

Prática Regular

Quem não pratica, não tem resultados. Este pode ser o seu maior problema. Aliás, a prática constante é crucial. Dedique um tempo todos os dias para estudar, seja por meio de exercícios de gramática, conversação ou aplicativos de aprendizado de idiomas.

Conversação Ativa

Nada supera a prática de falar. É o maior problema entre os brasileiros negligenciar a conversação. Por isso, envolva-se em conversas reais, seja com falantes nativos, parceiros de estudo ou até mesmo praticando sozinho. Use aplicativos de troca de idiomas para encontrar pessoas dispostas a praticar contigo.

Erre e Aprenda

É errando que se aprende. Não tenha medo de cometer erros. Eles são parte natural do processo de aprendizado. Ao corrigir seus erros, você fortalece o entendimento do idioma. Deste modo, utilize seus erros para focar no que realmente importa estudar e dar mais atenção.

Aprenda Vocabulário Contextualizado

Em vez de apenas memorizar listas de palavras, aprenda vocabulário no contexto. Isso torna mais fácil lembrar e usar as palavras em situações reais. Inclusive, o mesmo vale se você estiver aprendendo um idioma com foco profissional.

Mergulhe na Cultura

Aprender sobre a cultura do país cujo idioma você está estudando pode fornecer insights valiosos e tornar a experiência mais enriquecedora. Na verdade, isso também ajuda a compreender melhor expressões e nuances linguísticas.

Defina Metas Realistas

Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis. Muitas pessoas não planejam direito os seus estudos e travam os seus resultados. Sobretudo, isso pode ser aprender um certo número de palavras por semana, manter uma conversa por 10 minutos, ou qualquer objetivo que seja desafiador, mas realizável.

Use Tecnologia a seu Favor

Existem inúmeros aplicativos e recursos online que tornam o aprendizado de idiomas mais acessível e divertido. Isto é, aproveite essas ferramentas para complementar seus estudos.

Seja Paciente e Persistente

Aprender um idioma é um projeto de vida. Sempre haverá o que aprender. Bem como, a fluência leva tempo. Não se desanime com os desafios. Em outras palavras, celebre os progressos, por menores que sejam, e continue persistindo.

Viva o Idioma

Para finalizar, sinta-se um falante do idioma e absorva tudo o que é necessário para se comunicar. Um dos principais erros dos estudantes é se colocar como algo isolado do que está sendo estudado. Logo, se quiser ser fluente, torne o idioma parte de você. Se possível, visite um país onde o idioma é falado. Nada supera a experiência de imersão total.

Veja também: Férias Teen Califórnia 2024 – Intercâmbio com matrículas abertas!

Então, gostou das dicas sobre guia de fluência? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!