Tempo de Leitura: 4 minutos

Afinal, qual é a melhor época para fazer um intercâmbio? Esta é uma dúvida muito comum entre aqueles que decidiram estudar no exterior e ainda estão planejando. Não existe uma época específica como sendo a melhor, pois vai depender do tipo de intercâmbio que deseja, da flexibilidade de escolha que você possui e das condições do destino escolhido. A seguir, confira algumas dicas importantes!

O seu momento de vida conta!

Primeiramente, o momento em que você se encontra conta na hora de optar por fazer um intercâmbio. Ou seja, se tem disponibilidade de tempo para viajar, quanto tempo tem disponível, se as suas condições financeiras permitem determinados tipos de viagem, se é um desejo pessoal viajar agora, etc.

Assim, vale a pena ser sincero é definir se este é o momento certo para você. Não há nada pior do que decidir por algo tão incrível como é fazer um intercâmbio se esta não é a sua vontade.

Reflita como seria viajar agora – do que precisaria, de como seria ficar imerso em uma cultura diferente da sua, se gostaria de ir só ou com outras pessoas, se tem um objetivo mais específico – como fazer uma graduação ou pós-graduação fora – enfim, os motivos que o levariam a viajar. Se a sua decisão for positiva, sigamos para os próximos passos!

Fuja da alta temporada!

Se decidiu fazer um intercâmbio, a primeira dica é fugir da alta temporada. A alta temporada é bem mais cara e a baixa temporada é bem mais em conta. Para saber quais são os meses de alta temporada, você precisa saber para qual país deseja ir. Por exemplo, veja alguns países e suas alta temporadas:

  • Estados Unidos: entre junho e setembro ou dezembro e janeiro;
  • Irlanda: entre junho e setembro e dezembro;
  • Canadá: entre julho e agosto;
  • Austrália: entre dezembro e fevereiro;
  • Inglaterra: entre junho e agosto;
  • África do Sul: entre novembro e março;
  • Malta: entre junho e agosto.

É claro que em muitos tipos de intercâmbio e em muitos cursos é inevitável fugir da alta temporada, pois muitos programas começam justamente nestes meses, como é o caso do ano letivo nos Estados Unidos, por exemplo, que começa entre agosto e setembro. Há ainda destinos em que na temporada de inverno recebem muitos turistas – como os destinos turísticos com esportes de inverno – o que torna os custos mais caros.

No entanto, saiba que há promoções e ofertas em meses intermediários e baixa temporada, que compensam muito aproveitar, ainda mais quando você ficará por mais meses e poderá aproveitar eventos sazonais. Logo, coloque na balança as vantagens e desvantagens da alta temporada, considerando as ofertas de baixa temporada e cursos rápidos, que possui custos menores, seja nos estudos ou nos seus gastos pessoais.

Aproveite o que cada estação tem de melhor!

Todos os países possuem atrações em todas as estações. Aqui conta muito o gosto pessoal, ainda mais se quer ter uma experiência na neve, se deseja aproveitar o litoral de algum país específico no verão ou até mesmo se determinado curso que almeja acontece em um período específico e que é para você imperdível. A dica é listar tudo o que cada estação ou mês pode oferecer e conciliar esta oferta com o seu orçamento.

Cursos escolares e acadêmicos

Como dito anteriormente, há cursos que começam no início de semestres ou cujo ano letivo inicia em meses determinados da alta temporada. Deste modo, a melhor época do ano para fazer um intercâmbio será a data de início. Isso ocorre muito em programas de intercâmbio escolares – como é o caso da High School – e dos semestres acadêmicos. Neste caso, vale a pena viajar um pouco antes para se adaptar e aproveitar condições melhores de viagem.

A época para fazer um intercâmbio dependerá do tipo de curso

Na maioria dos casos, você precisará viajar conforme o cronograma do seu curso. Cursos de curta duração acontecem em períodos de férias, mas também estão disponíveis em outros meses do ano. Cursos de longa duração e cursos acadêmicos dependem do cronograma de cada instituição. Outros cursos dependem da oferta local. Veja qual a sua disponibilidade e as ofertas para o seu destino!

Conheça as ofertas!

Em todos os casos, há sempre ofertas para você aproveitar ao longo do ano. Para saber quais são as ofertas para o destino escolhido, a dica é falar com um consultor da BIL Intercâmbios, uma vez que a empresa conta com uma rede de parceira com as melhores escolas de intercâmbio ao redor do mundo e consegue garantir as melhores condições.

Planeje com antecedência!

Sim, a alta temporada é a mais atrativa para viajar, apesar de mais cara. Isso em qualquer país. Contudo, a melhor dica que você pode ter é planejar o seu intercâmbio com tempo e calma – de 6 meses a 1 ano de antecedência. Além de se sentir mais seguro, você garantirá as melhores condições de viagem, as melhores ofertas e garantirá ainda a sua vaga em cursos e passagens.

Não viaje durante grandes feriados

Os grandes feriados sempre causam congestionamentos em aeroportos, rodovias e outros espaços comuns. É o caso do Natal, Réveillon, Ação de Graças e Halloween (em países em que são comemoradas estas datas), e outros feriados nacionais. Isso porque a população nativa também viaja, o que faz aumentar os custos da viagem, além de gerar transtornos.

Veja também: Intercâmbio para quem quer imigrar – Quais as melhores opções?

Então, gostou das dicas sobre qual a melhor época para fazer intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!