Tempo de Leitura: 2 minutos

Muitas pessoas buscam fazer um intercâmbio não apenas para aprender um idioma, mas com outras pretensões futuras, como imigrar. De fato, alguns programas de intercâmbio facilitam muito na hora de ir morar de vez para outro país. A seguir, confira como planejar o seu intercâmbio e como aumentar as chances da imigração.

Intercâmbio para quem quer imigrar – Por onde começar?

Primeiramente, se você deseja fazer tudo certo e imigrar legalmente para outro país deve saber que o idioma será essencial. Mesmo porque praticamente todos os países pedem comprovação de proficiência do idioma. Afinal, como deseja imigrar para um país sem saber se comunicar? Você terá que trabalhar, interagir com as pessoas e levar uma vida em que a língua é imprescindível.

Por isso, um intercâmbio pode abrir muitas portas e trazer oportunidades, como a imigração. É uma forma de conhecer melhor a cultura, verificar se consegue se adaptar, provar os costumes e estilo de vida local, conhecer o mercado de trabalho e muito mais. O intercâmbio permite o networking com outras pessoas e principalmente o domínio do idioma.

A experiência no país conta

Além disso, para muitos países, como o Canadá, por exemplo, a experiência prévia à imigração conta pontos. Ou seja, se você já morou no país ou província específica, domina o idioma, já trabalhou e tem experiência no mercado de trabalho local, já estudou em uma instituição de ensino canadense, se já esteve em algum país parceiro – como os Estados Unidos, por exemplo – e tem os demais requisitos da imigração, terá grandes chances de imigrar.

Em destaque, muitos programas de intercâmbio permitem que o estudante estude e trabalhe em sua estadia no Canadá, e isso é um grande passo para quem deseja imigrar futuramente. Imigrar deve ter um planejamento de longo prazo para ser mais fácil.

Cursos de graduação são especialmente interessantes para quem deseja imigrar legalmente. Novamente no exemplo do Canadá, há vistos que permitem um tempo de permanência e trabalho após a conclusão da faculdade e o início de pós-graduação no país, o que confere mais tempo e mais condições de imigrar.

Países em que há uma predisposição para imigrar após seus estudos

Não é apenas o Canadá que oferece vantagens para quem deseja imigrar após o intercâmbio. Vale destacar que o processo não é automático e é preciso seguir os requisitos de imigração de cada país.

Mas Irlanda, Espanha, Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, são países em que há facilidade para aqueles que comprovam o domínio do idioma e experiências prévias no país, cada um com as suas regras.

Fale com a BIL Intercâmbios!

Para conhecer os programas de intercâmbio mais promissores para quem deseja imigrar legalmente e as vantagens que cada escola oferece, fale hoje mesmo com um especialista da BIL Intercâmbios, que desde 1985 leva estudantes brasileiros para estudar fora com grandes resultados!

Veja também: Intercâmbio no Canadá – Por que ir para Vancouver no inverno?

Gostou das dicas sobre intercâmbio para quem quer imigrar? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!