Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já deve ter se perguntado quanto tempo é necessário estudar inglês para se comunicar adequadamente. A isso se dá o nome de régua de horas para fluência, algo que todo estudante do idioma deve ter como perspectiva na hora de estudar e se preparar. No entanto, não é diferente com quem decide fazer intercâmbio. A seguir, saiba mais sobre como ter foco em seus estudos!

O que é régua de horas para fluência?

De antemão, é importante dizer que não existe uma fórmula específica para determinar o número de horas necessárias para se ter fluência em inglês e em qualquer idioma.

Certamente, a Guided Learning Hours (GLH), ou régua de horas para fluência, ou ainda “horas de aprendizagem guiada”, é uma estimativa que leva em consideração muitos aspectos de cada pessoa.

  • Nível atual do aluno – em que nível de fluência o estudante está.
  • Carga horária semanal de aulas.
  • Atividades que realiza fora das aulas que possam ser uma contribuição.
  • Ritmo pessoal de aprendizagem do aluno – inclinação para aprender um novo idioma.
  • Número de colegas – quanto mais gente na turma, menor a prática oral.
  • Metodologia – algumas são mais demoradas que outras.
  • Qualidade das aulas (professor e materiais).

Aliás, há particularidades que precisam ser consideradas para determinar a régua de horas para a fluência.

Deste modo, muitos cursos estabelecem uma média de horas para cada nível, conforme o quadro comum europeu de referência para línguas.

Isto é, se o estudante faz 2 horas de aulas semanais, por exemplo, e estuda há pelo menos 2 anos, alcançará 192 horas de GLHs.

Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas

Contudo, o Common European Framework of Reference (CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido e utilizado por escolas e programas de intercâmbios.

Ou seja, ele estabelece o nível de proficiência no idioma, sendo três níveis: Básico, Independente (intermediário) e Proficiente (avançado). Assim, cada um possui competências e habilidades determinadas que o estudante precisa atingir.

régua de horas para fluência

Em resumo, os níveis se subdividem da seguinte forma – considerando ainda uma perspectiva de horas de estudo, que podem mudar de pessoa para pessoa:

Básico

A1 – Iniciante – Capaz de compreender expressões rotineiras, permitindo fazer perguntas e emitir respostas com foco em necessidades concretas. (80 a 100 horas)

A2 – Básico – Sobretudo, é capaz de compreender expressões isoladas, frases de prioridade imediata e se comunicar de modo simples no dia a dia, descrevendo tarefas e se comunicando de forma eficaz. (120-220 horas)

Independente

B1 – Intermediário – Resumidamente, possui maior compreensão na rotina e na maioria das situações cotidianas. Inclusive, consegue descrever com propriedade ideias, situações, justificações e argumentações. (350-400 horas)

B2 – Usuário independente – Inicialmente, consegue compreender textos complexos e interagir em discussões específicas. Pode manter diálogos mais longos e complexos. Assim, pode se comunicar com espontaneidade. (500-600 horas)

Proficiente

C1 – Proficiência operativa eficaz – Em suma, é capaz de compreender muitos tipos de textos e tem um vocabulário avançado. Com certeza, pode se expressar em temas complexos, com argumentação profunda e manifestar domínio e espontaneidade na língua. (750-800 horas)

C2 – Domínio Pleno – Neste caso, é capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. Além disso, não possui limitações no uso do idioma. (1.000-1.200 horas)

Deste modo, na hora de escolher um curso de inglês ou programa de intercâmbio ou mesmo de estabelecer uma rotina de estudos sozinho, tenha em mente esta perspectiva de horas em seus estudo.

Veja também:  Intercâmbio FLEX – O que é? Quais são as vantagens?

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio high school na Argentina 2022? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!