Tempo de Leitura: 3 minutos

O mundo muda muito rapidamente. E o mercado de trabalho dita novas competências para as pessoas, como é o caso do terceiro idioma. Saiba que além do inglês, outros idiomas se destacam e valem a pena serem estudados. E para quem já tem uma base, aprender um novo idioma fica mais fácil. A seguir, confira algumas dicas!

Por que aprimorar um terceiro idioma em 2023?

Se você está lendo este artigo, é muito possível que já tenha domínio do inglês, a língua ais falada e exigida do mundo. Contudo, é importante saber que a cada dia o mercado vem exigindo a competência de um terceiro idioma. Isso é muito comum não só no âmbito profissional como também para interagir com outras culturas e pessoas em um mundo cada vez mais globalizado.

Desta forma, muitas pessoas se comprometem em estudar um terceiro idioma. E para isso fazem novos intercâmbios, o que torna a experiência ainda mais gratificante. O intercâmbio é sempre um acelerador do aprendizado da cultura e do idioma.

Outra grande vantagem é que em 2023 as perspectivas são ótimas para quem deseja adquirir conhecimentos sobre uma terceira língua, já que há muitas ofertas após o período de pandemia. Por isso, fale com um consultor BIL e avalie as suas opções!

Quais os idiomas mais comuns como terceira língua?

Certamente, o terceiro idioma parte de um gosto pessoal e do objetivo de cada um. Às vezes, a escolha tem a ver com as exigências bem específicas de um nicho profissional, da carreira acadêmica ou simplesmente do desejo ou encantamento por determinada língua.

Assim, qual a terceira língua com a qual você mais se identifica e que traria para você mais vantagens? A qual está inclinado estudar? A boa notícia é que quem já aprendeu um segundo idioma além do materno terá mais condições de aprender um terceiro idioma e fará isso com maior facilidade e rapidez.

Depois do inglês, o espanhol é a maior procura entre os brasileiros, devido à sua localização e as necessidades de comunicação com outros falantes da América Latina. O francês é um idioma procurado por causa das exigências acadêmicas, já que a língua é cobrada em muitos cursos de pós-graduação.

O italiano e o alemão são idiomas muito exigidos em alguns cursos acadêmicos e em segmentos profissionais específicos. O mandarim é um dos idiomas que mais crescem entre os não nativos por causa da ascensão da China no mercado global. Mas há centenas de outros idiomas para aprender e a escolha é uma questão muito pessoal.

Por onde começar?

Em suma, o primeiro passo para quem quer aprender um terceiro idioma é defini-lo, elencando os motivos e vantagens que esta língua oferece. Crie um plano de estudo e pesquise as culturas e países onde o idioma é falado. Tenha metas de aprendizagem que sejam realistas.

Com certeza, um intercâmbio tornaria o processo ainda mais rápido, como dito anteriormente. Desta forma, uma dica é fazer um intercâmbio, mesmo que seja de curta duração, para que tenha a imersão no novo idioma. Fale com um consultor BIL, pois temos vários programas nos mais diversos idiomas ao redor do mundo!

Veja também: Férias Teen 2023 (UCLA) – Chegou a hora de estudar na Califórnia

Então, gostou das dicas sobre terceiro idioma? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!