Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de optar por um programa individual ou intercâmbio em grupo. Há vantagens em ambos os casos. Mas viajar em grupo pode ser uma experiência surpreendente e muito acolhedora. E não, você não perderá a sua independência e nem estará atrelado ao grupo a todo momento. A seguir, veja como funciona viajar em grupo durante o intercâmbio e conheça as principais vantagens!

O que é um intercâmbio em grupo?

Um intercâmbio em grupo é uma opção geralmente de curta duração – de até 6 semanas – onde você sairá do Brasil com um grupo de estudantes com o mesmo objetivo de estudar no exterior, por meio de aulas intensivas e atividades imersivas. Os grupos não são muito grandes e além dos brasileiros, você conhecerá estudantes de outras nacionalidades em eu destino.

Geralmente, os grupos são compostos pela mesma faixa etária, pois os cursos têm sempre foco em determinados perfis de pessoas. As aulas acontecem pela manhã e, à tarde, há atividades extras, passeios, excursões e até momentos livres, para que o estudante tenha a sua independência – vá ao mercado, passeie, cuide do seu espaço e de suas necessidades pessoais – finanças, tarefas, falar com a família, etc.

Por que o português é importante?

É importante dizer que o estudante viaja e retorna em grupo, com guias brasileiros o acompanhando em todos os momentos. Em muitas escolas estrangeiras, há também instrutores que falam português. Na maior parte do tempo, o aluno falará o inglês ou o idioma local.

Mas é importante, no caso de dúvidas, eventualidades e até mesmo para ter o apoio ter amigos que falem o seu idioma. Quando for a sua primeira experiência em intercâmbio ou no caso de grupo de adolescentes – de 12 a 17 anos – é importante para os estudantes e para a família ter essa vantagem de serem todos da mesma língua.

Para todas as idades

Certamente, boa parte dos programas de intercâmbio em grupo é focado no público jovem, em estudantes de 12 a 17 anos. Mas é importante saber que há muitas opções para adultos, também com curta duração, e que podem ser experiências formidáveis para alavancar o idioma e ainda fazer amigos e se divertir.

Vantagens em viajar em grupo

Em resumo, estas são algumas vantagens de viajar em grupo:

Viaje com seus novos amigos brasileiros

Pratique o inglês, mas se precisar, conte com pessoas que falem o seu idioma.

Divirta-se muito mais

No embarque ao retorno ao Brasil, é muito mais divertido viajar em grupo. Isto é, mesmo com a responsabilidade das aulas, há muita diversão, passeios e excursões onde você não estará sozinho.

Segurança

É mais tranquilo ter guias e amigos que falem o seu idioma a todo momento. E no caso dos pais de adolescentes, é mais reconfortante saber que seu filho não estará sozinho.

Independência

O fato de estar em grupo dá ainda mais segurança para que o estudante explore sozinho o idioma, as situações da rotina e até mesmo pratique o que aprendeu. De fato, há momentos em que o intercambista terá autonomia para praticar o idioma com os locais, fazer passeios, ir ao mercado e momentos em que se sentirá independente. Inclusive, o seu aprendizado não está atrelado ao grupo.

Apoio e companhia

Ter um grupo de colegas de intercâmbio proporciona apoio emocional e social. Ou seja, você não se sentirá sozinho em um ambiente estrangeiro e terá companhia para explorar a nova cultura e enfrentar desafios juntos.

Aprendizado conjunto

Você pode compartilhar experiências de aprendizado e trocar informações com seus colegas de grupo, enriquecendo assim sua compreensão do novo ambiente, cultura e idioma.

Mais economia

Esta é uma das vantagens do intercâmbio em grupo: os custos são compartilhados. Em muitos casos, fazer um intercâmbio em grupo pode ser mais econômico, pois você pode compartilhar os custos de alojamento, transporte e outras despesas comuns.

Networking

Fazer um intercâmbio em grupo permite que você construa uma rede de contatos mais ampla, o que pode ser valioso tanto pessoalmente quanto profissionalmente no futuro.

Exemplos de programas de intercâmbio em grupo

  • Férias Teen Toronto + NYC 2024 – São dois destinos em um só: fazer um curso e se alojar na Universidade de Toronto e, no retorno, ainda conhecer Nova York. Confira mais detalhes aqui!
  • Férias Teen Califórnia 2024 – É uma novidade! O grupo estudará no campus da Pipperdine University em Malibu e fará passeios por Santa Mônica, Los Angeles e San Diego, e em Las Vegas, para finalizar. Veja mais neste link!
  • Férias Teen Nova York 2024 – Fique hospedado e estude na University of Fordham e, na parte da tarde, explore a cidade! Veja mais aqui!
  • Férias Teen Londres 2024 – Estude e more na famosa University of Westminster, e explore tudo o que Londres tem de bom! Veja aqui!

Opções de Intercâmbio em grupos

Em suma, há diferentes destinos programados de intercâmbios em grupo para adultos. Recentemente, a BIL levou um grupo para Toronto, que ficou alocado na famosa Universidade de Toronto e foi uma viagem muito especial! Fale com um dos nossos consultores e confira as ofertas para 2024!

Fale com a BIL!

Você sabia que há vários programas de intercâmbio em grupo com matrículas abertas para 2024 e até mesmo 2025? Para finalizar, é a oportunidade certa para você aprender mais em tempo recorde e se divertir com um grupo de brasileiros e até mesmo com amigos estrangeiros. Em geral, os grupos não são muito grandes e o intercâmbio é de curta duração, muitas vezes ocorrendo durante as férias no Brasil. Fale com um consultor BIL e descubra os destinos e c0omo funciona todo o processo de inscrição!

Veja também: Intercâmbio VIP Londres nas férias 2024

Então, gostou das dicas sobre viajar em grupo? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!