Tempo de Leitura: 5 minutos

Nem sempre é fácil escolher a melhor opção de intercâmbio, ainda mais quando o estudante ou viajante desconhece o seu perfil. Isso é muito comum quando a viagem em questão é a sua primeira experiência. O melhor intercâmbio para seu perfil é aquele que oferece mais vantagens conforme os requisitos que cada pessoa tem. E as opções podem ser bem variadas. A seguir, confira algumas dicas para escolher o seu programa de intercâmbio e estudar no exterior.

O que é um perfil de estudante?

Certamente, cada pessoa é um indivíduo único, com seus gostos, necessidades e até manias. Logo, não é todo pacote de intercâmbio que vai funcionar para você. O perfil inclui critérios pessoais para a escolha da melhor configuração e programa de intercâmbio.

Estes critérios podem ser bem variados, como veremos a seguir. Além de considera-los, é importante conhecer as ofertas de cursos existentes e melhores escolas, os destinos, as datas de partida e chegada, a duração e até mesmo aspectos do orçamento que o estudante tem disponível.

Melhor intercâmbio para seu perfil – Como escolher?

Escolher o melhor intercâmbio para seu perfil vai depende de vários fatores, incluindo objetivos pessoais, orçamento, interesses acadêmicos e culturais. O seu jeito de ser, as suas necessidades pessoais, o objetivo da experiência de estudar fora, a faixa etária são aspectos que, por exemplo, que fazem a diferença. Aqui estão alguns dos principais critérios a serem considerados ao escolher um tipo de intercâmbio:

Objetivos pessoais

Por que você deseja fazer um intercâmbio? Defina seus objetivos específicos, como aprender um novo idioma, ganhar experiência profissional, realizar uma certificação em breve, fazer novas amizades, explorar uma cultura diferente, etc.

Duração do intercâmbio

Quando estará disponível para viajar? E por quanto tempo poderá ficar fora? Decida por quanto tempo você pretende ficar no exterior, pois isso influenciará sua escolha. Intercâmbios podem ser curtos (algumas semanas), semestrais, anuais ou até mais longos.

Por exemplo, muitas pessoas de 12 a 17 anos, que ainda estão em idade escolar, podem viajar apenas no período de férias. O mesmo acontece com adultos, que não podem se afastar por muito tempo do trabalho. E isso não é um problema, já que há ótimas opções de cursos intensivos de férias para vários destinos, o que torna a opção bem econômica.

Em outros casos, há estudantes que dispõem de 6 meses para estudar no exterior e estão em idade escolar. Neste caso, a solução pode ser fazer a High School. A duração é um fator preponderante, que também é impactado pelo orçamento disponível.

Idioma

Se o objetivo principal é aprimorar suas habilidades em um idioma estrangeiro, escolha um destino onde esse idioma seja a língua predominante. Há muitas opções para estudar o inglês, mas há também outros idiomas que o estudante possa querer estudar. Vai depender do objetivo. Um estudante em busca do Terceiro Idioma, por exemplo, teria um perfil mais voltado a língua além do inglês.

Aliás, há ofertas de diferentes tipos de curso conforme o nível exigido do idioma – há programas com critérios (por exemplo, a partir do intermediário) e outros que não fazem exigência e atendem a todos os níveis de fluência.

Orçamento

É importante considerar o seu orçamento disponível, pois diferentes programas de intercâmbio têm custos variados. Lembre-se de incluir despesas com passagens, alojamento, alimentação, seguro de saúde, mensalidades escolares, entre outros.

Destino

Para onde quer ir? Qual é aquele país ou cidade que sempre sonhou em conhecer? Tem mais de uma cidade no seu programa de intercâmbio? Escolha um destino que corresponda aos seus interesses e necessidades. Alguns destinos são mais urbanos, enquanto outros são mais rurais. Pesquise sobre o custo de vida, a segurança e a qualidade de vida do local.

Interesses acadêmicos

Isso tem a ver com o seu objetivo. Se você estiver buscando oportunidades acadêmicas, escolha um programa que ofereça cursos relacionados aos seus interesses e área de estudo.

Tipo de programa

Deseja aprender mais sobre a sua profissão? Deseja fazer um ensino Médio no exterior? Ou quem sabe uma viagem em grupo divertida com aulas intensivas? Existem diferentes tipos de programas de intercâmbio, como intercâmbios de estudo, programas de estágio, trabalho remunerado, voluntariado, entre outros. Escolha o que mais se adequa aos seus objetivos.

Requisitos de visto

Fique atento! Verifique os requisitos de visto do país de destino, pois isso pode influenciar a sua escolha. Alguns países têm políticas de visto mais flexíveis do que outros. Há programas de intercâmbio curtos que nem requerem visto. Há ainda situações de intercâmbio de estudo e trabalho que o visto precisa ser específico. Tire esta dúvida com um consultor BIL!

Estrutura oferecida

Como será a sua vida no destino do intercâmbio? Do que não abre mão? Considere se o programa de intercâmbio oferece suporte aos participantes, como acomodação (se em alojamento ou em casa de família), orientação cultural e assistência em emergências e tudo mais.

Cultura e estilo de vida

Pense sobre a cultura e o estilo de vida do país de destino. Ou seja, certifique-se de que você se sentirá confortável e seguro durante sua estadia.

Expectativas pessoais

No final, são as que mais importam! Reflita sobre suas expectativas em relação ao intercâmbio. Isso inclui o tipo de experiência que você espera ter, as pessoas com quem deseja interagir e o que gostaria de conquistar durante a viagem.

Opções e exemplos

Se o seu perfil é jovem, de 12 a 17 anos, que deseja um curso de curta duração e que gostaria estar de fato inserido na rotina de uma grande cidade ou estudar em um campus universitário, o Férias Teen 2024 certamente é uma ótima opção. Observe que o perfil do estudante impacta nas opções de intercâmbio:

Toronto – É ideal para quem gosta da vida na cidade e deseja se alojar em um campus universitário. Veja mais aqui neste folheto!

Califórnia – É perfeito para quem ama praia e passeios, a cada dia em um lugar. Mas que não abre mão de uma escola de qualidade com alojamento próprio. Confira neste e-book todos os detalhes!

Londres – Este destino é perfeito para quem gosta de cultura e história, mas também de uma cidade badalada, com estudantes de todas as partes do mundo e vários passeios. Confira neste link os detalhes!

New York – É ideal para quem sonha em ver tudo de perto o que viu nos filmes. É perfeito para passear, fazer compras e ainda ficar hospedado em um campus universitário. Saiba mais neste link!

Em resumo, estes são alguns exemplos de pacotes para o público Teen. Saiba mais sobre eles ou sobre outras opções para estudantes com este ou outro perfil conversando com um especialista BIL!

Fale com a BIL!

Para finalizar, que tal uma ajuda personalizada na hora de escolher o melhor intercâmbio para o seu perfil? A BIL conta com consultores que ajudam o estudante na escolha do pacote, destino, tipo de intercâmbio, duração e outros critérios, apontando as melhores opções. Além disso, a BIL acompanha o estudante onde quer que ele vá, do embarque ao retorno ao Brasil, com todo o planejamento necessário. Ainda tem dúvidas? Fale com a nossa equipe agora mesmo!

Veja também: Como melhorar o inglês – Melhores dicas de estudo

Então, gostou das dicas sobre como descobrir o melhor programa de intercâmbio seu perfil? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!