Tempo de Leitura: 2 minutos

Pensando em viajar ou estudar nos Estados Unidos? Para isso, você precisa de um visto americano. Saiba que o consulado americano no Brasil já está fazendo agendamento de entrevista para a realização do visto. A seguir, confira como está funcionando o atendimento nas instituições em caráter especial devido à pandemia.

Flexibilização do visto americano

Se em 2020 o governo americano restringiu o agendamento e a concessão de vistos de entrada no país, um ano depois o atendimento começa a retornar com flexibilização.

Ou seja, os vistos de estudante, principalmente para aqueles matriculados em cursos com início a partir de 1º de agosto, podem ter suas entrevistas agendadas. Mas é preciso ficar atento às datas e locais, já que não são todos os consulados que estão abertos.

Visto de estudante F1 e visto M

Vale destacar que para você aplicar para o visto de turista americano, a primeira entrevista disponível está para:

  • São Paulo, 28 de junho 2022
  • Brasília, 6 de maio 2022
  • Porto Alegre 5 de abril 2022
  • Rio de Janeiro e Recife – sem disponibilidade!

Já a pessoa que deseja estudar nos EUA, consegue entrevista para o visto de estudante para no máximo 10 dias. Isto é, as fronteiras estão abertas para estudantes irem direto do Brasil para o Estados Unidos e sem vacina.

visto americano

Outra informação importante é que o aluno deve contratar um curso com uma carga horária maior de 18 horas por semana para poder receber o documento necessário para aplicar para o visto em específico.

Além disso, os estudantes que já têm o visto no passaporte, assim como o I-20 com data a partir de 1° de agosto, podem viajar sem a necessidade de entrar em contato com a embaixada ou consulado.

Neste momento, novos vistos são emitidos apenas para duas categorias:

  • F: para estudante acadêmico
  • M: para estudante vocacional/não acadêmico

Como solicitar o visto – passo a passo

Em resumo, estes são os passos básicos para agendar a entrevista de visto de estudante:

  • Solicite junto à instituição em que está matriculado um I-20, documento de imigração feito pela escola;
  • Preencha o formulário de visto indicado no site da embaixada;
  • Faça o pagamento das taxas MRV e Sevis;
  • Após confirmação do pagamento, o estudante estará apto a fazer o agendamento para entrevista no consulado.

Inclusive, se você ainda não tem uma definição de escola ou possui muitas dúvidas sobre como fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, fale com a equipe BIL Intercâmbios neste link. Ainda dá tempo!

Normas para o aluno entrar no país

Além do visto de estudante americano, é preciso estar atento a outras regras. Entre as normas para que os alunos entrem no país, está a obrigatoriedade de apresentar exame de Covid-19 negativo, do tipo RT-PCR. Aliás, o resultado deve ser de até três dias antes do embarque. Além disso, os estudantes serão vacinados no destino.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre o visto americano? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!