Tempo de Leitura: 4 minutos

Pensando em viajar para estudar no exterior? É uma experiência muito válida ainda mais para o estudante de intercâmbio do Ensino Médio. E para aproveitar 100% esta experiência e turbinar o seu idioma, vale a pena conferir algumas dicas de quem entende.

A BIL Intercâmbios atua como agência especializada desde 1985 e já realizou o sonho de milhares de estudantes de estudar fora. Veja 10 coisas que todo estudante de intercâmbio deve saber antes mesmo de viajar!

1) É preciso estar aberto às novas experiências

Não tenha medo! Esteja aberto para novas experiências e uma nova cultura que se abre para você. É um privilégio poder imergir no idioma e aprender mais rapidamente por meio de uma inserção cultural. Você fará novos amigos, poderá viver o estilo de vida de uma família local, conhecer a escola e um novo sistema de ensino e passear por novos lugares, além de fazer atividades extras que nem sempre há no Brasil. Abra-se às novas experiências sem preconceito!

2) Você não está sozinho (mesmo estando sozinho)

Em nenhum momento você se sentirá sozinho de fato, pois sabe de antemão que terá o suporte da escola local, da família que irá recebê-lo, se este for o caso, da sua família aqui no Brasil e da BIL e sua equipe de suporte. Um dos medos mais comuns do estudante de intercâmbio do Ensino Médio é se sentir perdido e com medo. Mesmo que esta experiência de fato faz o aluno crescer e ser mais independente, ele jamais estará sem apoio.

3) Aproveite todas as oportunidades para praticar o idioma local

Esta é uma dica de ouro! Faça amigos em todos os lugares, saia para fazer compras sozinho, converse com a família que o receberá, faça atividades extracurriculares e tudo mais o que permita praticar, sem medo de errar, o idioma. Você vai aprender mais fazendo e nem perceberá o quanto ficará bom nisso.

4) Aproveite as opções extracurriculares

Em geral, as escolas estrangeiras oferecem atividades extracurriculares e é uma boa maneira de aprender algo novo e praticar o idioma. Você terá aulas do idioma, mas pode aproveitar outras experiências em seu tempo livre. Pode ser a prática de um esporte, o jornal da escola, aulas de artes e ciência, os clubes estudantis e outras atividades.

5) Faça viagens e passeios

Aliás, uma vez alocado no país, poderá fazer passeios e viagens em seu tempo livre. Mesmo se sua família hospedeira não tiver o costume ou disponibilidade para viajar, aproveite as oportunidades que a coordenadora e escola te apresentar. Esses momentos são ideias para conhecer a cultura local e tirar muitas fotos.

6) Respeite a cultura e as pessoas

O choque cultural pode ser grande. A dica é respeitar o jeito de ser e a cultura local. Ninguém precisa ser ou fazer as mesmas coisas que você. Não há certo ou errado em termos de cultura. Aprenda a ver o mundo como os nativos o veem.

O intercâmbio é, antes de tudo, uma experiência cultural, onde se entregar fará com que você aprenda o idioma mais rapidamente. Além disso, é possível que você aprenda o estilo de vida e leve consigo estes traços após esta experiência. Isso não tem preço!

7) Organize-se e evite problemas

Uma dica fundamental para o estudante de intercâmbio é planejar bem a sua viagem para aproveitar os melhores preços e condições, ajustar toda a sua rotina de estudante e organizar a sua viagem antes de partir, com os vistos e aceites em dia.

É sempre indicado que o estudante se prepare com pelo menos um ano de antecedência, ainda mais se for cursar o Ensino Médio no exterior. Você pode contar com os especialistas da BIL nesta preparação. Isso evita muita dor de cabeça! No entanto, saiba que há vagas para as turmas de intercâmbio High School 2023. Aproveite!

8) Procure um programa de intercâmbio que tenha a ver com você

Não existe coisa pior do que fazer um intercâmbio que nada tenha a ver com você. Desta forma, o primeiro passo é buscar um destino que goste, um idioma que deseja aprender de fato e um período de intercâmbio adequado.

Para quem é Estudante de Ensino Médio, poderá, por exemplo, cursar a High School por um período curto (como o férias teen ou o Mini High School), por um semestre, um ano ou fazer todo a High Schcool no país de destino. É possível escolher, entre muitas escolas parceiras da BIL o programa de intercâmbio ideal para você.

9) Faça um intercâmbio com uma agência especializada

Como dito anteriormente, a BIL Intercâmbios leva ao mundo os estudantes brasileiros desde 1985. Há experiência e credibilidade em tudo o que fazemos e apoio total em todos os momentos do seu intercâmbio. Para quem irá estudar fora e cursar a High School, a dica é optar por uma agência que desde o primeiro contato apoia a sua decisão.

Os consultores BIL podem ajudá-lo a escolher o tipo certo de intercâmbio certo e o destino, além de oferecer vantagens exclusivas. Fale com um especialista!

10) Aproveite esta fase da vida!

Você verá que o tempo passa muito rápido! É preciso aproveitar o máximo da sua experiência como estudante de intercâmbio. Uma vez que você já saiba qual será o seu destino, faça uma lista de coisas que deseja fazer ou conhecer antes mesmo de partir. Registre e aproveite tudo o que há de bom!

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Gostou das dicas para estudante de intercâmbio no Ensino Médio? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!