Tempo de Leitura: 4 minutos

Está aberta a temporada de abertura das fronteiras dos principais países em todo o mundo após as limitações causadas pelo coronavírus. Viajar após a pandemia é algo que muitas pessoas aguardavam, principalmente aqueles que desejam estudar no exterior. Antes de marcar o seu intercâmbio, veja algumas dicas para ter a melhor experiência em sua viagem!

1) Confira a situação das fronteiras no país de destino

Primeiramente, cada país tem as suas determinações de quem pode viajar, quais as vacinas aceitas, se há a necessidade de quarentena e testes prévios de COVID, etc. Desta forma, a dica é verificar no site oficial do seu país de destino e verificar as regras com antecedência. Veja também nesta matéria as atualizações sobre as condições.

2) Confira o tipo de vacina permitida para a sua entrada

Já falamos nesta matéria sobre as condições dos principais países para as vacinas aceitas. Abaixo, confira os imunizantes para os países europeus e outros. Não desanime se a sua vacina não é aceita – há sempre condições que você pode realizar para ser aprovada a sua entrada:

Coronavac

3) Planeje bem a sua viagem

Primeiramente, o planejamento torna a sua viagem mais segura, econômica e até possível. Atualmente, apenas com planejamento prévio é possível garantir uma vaga nas escolas de intercâmbio. Há vagas disponíveis apenas para 2022 e 2023. No entanto, isso é bastante positivo, pois é possível se preparar melhor para esta experiência.

Aproveite e confira os diferentes tipos de intercâmbio que tenham mais a ver com o seu perfil. A propósito, a BIL tem as melhores opções para todas as idades e interesses – do high school (Ensino Médio) aos programas de graduação e pós-graduação. Fale com nossa equipe e veja as ofertas!

4) Prepare-se para viajar após a pandemia

Documentação, vacina em dia, exames e testes, orçamento claro, medidas de segurança: são várias coisas para pensar e se preparar. Pesquise tudo sobre a sua viagem após a pandemia e crie um cronograma. Se precisar de ajuda, conte com os consultores da BIL Intercâmbios!

Aliás, além do programa de intercâmbio, pesquise sobre as melhores condições de passagens aéreas e acomodações. Se tiver tempo para se preparar, consegue as melhores condições e benefício com as operadoras.

5) Aproveite promoções e vantagens

Você sabia que há muitas promoções e vantagens para viajar após a pandemia? Isso vem acontecendo com escolas de idiomas para estrangeiros de todo o mundo. Há muitas ofertas e descontos especiais, e isso tem atraído muitos estudantes.

viajar após a pandemia

Para se ter uma ideia, muitos programas de intercâmbio 2022 já estão com inscrições encerradas, em todas as suas modalidades – poucas são as vagas para viajar no próximo ano. Deste modo, há também uma grande procura por pacotes para 2023. Então, se você quiser fazer o seu intercâmbio, essa é a hora.

6) Tenha os vistos certos e toda a documentação

Certamente, há uma grande procura por vistos para viajar após a pandemia. Isso é fato e tem gerado filas nos consulados e embaixadas. No caso de intercâmbio de média e longa duração, é preciso retirar visto de estudante para a maioria dos países. Desta forma, planeje a sua viagem com antecedência e marque um horário previamente para a retirada do seu visto.

7) Saiba quais são as medidas de segurança locais

Sobretudo, antes de viajar, mantenha todos os cuidados necessários em relação a COVID. Mesmo porque a pandemia não terminou – apenas estamos em um período pós-vacinação. Veja nesta matéria outras dicas de segurança de viagem. Prepare-se e leve com você itens de segurança individual, como máscara e álcool em gel.

Além disso, confira quais são as determinações na cidade de destino, como usar máscara em público ou em locais fechados, limitação de público em eventos, testes e quarentena, etc. Há regras que são bem específicas para determinadas regiões.

8) Tenha um seguro de viagem

Em suma, um seguro viagem é importante em tempos tão incertos, bem como a qualquer momento de quem viaja para o exterior. No caso do intercâmbio, ele cobre problemas médicos, odontológicos, de perda de bagagem e outras situações que podem ser remediadas. Confira nesta página todas as opções de seguro viagem da BIL Intercâmbios.

9) Aproveite!

Com segurança e respeitando todos os requisitos do país de destino, é possível aproveitar tudo o que a sua viagem tem de bom. Assim, aproveite para estudar, passear, tirar muitas fotos e conhecer pessoas de todas as partes do mundo. Um intercâmbio, mesmo que de curta duração, é uma experiência para levar para sempre na memória. Aproveite!

10) Saiba o que é preciso fazer para retornar ao Brasil

Na hora de retornar para o Brasil, há também alguns cuidados e obrigações que você precisa seguir antes de entrar no país. Atualmente, o Brasil exige teste RT-PCR ou de antígeno negativo de Covid-19 com 72 horas de antes da entrada. É importante acompanhar quaisquer mudanças nas determinações das autoridades brasileiras.

Veja também: Viagem de Intercâmbio – Dicas valiosas para aeroportos

Gostou das dicas sobre viajar após a pandemia? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!