Tempo de Leitura: 4 minutos

Você quer fazer seu intercâmbio ainda em 2021 e está preocupado com os impedimentos nas fronteiras? Este artigo visa informar quais são as novidades sobre as restrições e abertura de fronteiras, bem como os programas de intercâmbio para 2021. Confira em primeira mão e planeje a sua próxima viagem!

Como fazer um intercâmbio em 2021?

Primeiramente, é importante ressaltar que o mundo está voltando aos poucos em seu ritmo normal após a pandemia de COVID-19. Há vários países que não possuem mais restrições para estrangeiros e outros permitem a entrada mediante um processo fácil de cumprir.

Por isso, muitas escolas de intercâmbio estão aceitando matrículas para seus cursos ainda em 2021, a partir de junho. Muitas também oferecem descontos e promoções para cursos de verão e cursos regulares que se iniciam em janeiro de 2022.

Ou seja, são oportunidades que quem deseja fazer intercâmbio, com toda segurança, não pode ignorar. Mesmo que a situação do Brasil ainda não seja das melhores em relação à doença, há várias alternativas para o estudante brasileiro que deseja viajar.

Desta forma, a seguir, confira a situação de abertura de fronteiras de diversos destinos de intercâmbio e saiba quais são as exigências de cada um deles!

África do Sul e Dubai estão abertos

Já pensou em fazer um intercâmbio e turbinar o seu inglês visitando a África do Sul ou Dubai, nos Emirados Árabes Unidos? A África do Sul é um país cheio de contrastes, destino muito comum de quem deseja fazer intercâmbio por preços mais enxutos.

Além de ótimas escolas de idiomas, há muitos passeios e atividades extras para realizar. A abertura de fronteiras já aconteceu no país. Mas há algumas regras: é necessário apresentar a prova de um teste de PCR negativo para o COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida. Sobretudo, caso não apresente, será obrigatória uma quarentena de 14 dias.

Já Dubai é um novo destino para quem deseja aprender inglês, uma vez que a cidade é cosmopolita e o inglês é uma das suas línguas. A cidade é imponente e cheia de atrações, com ótimos programas de intercâmbio. Assim, você já pode viajar para este destino quando quiser, pois suas fronteiras estão abertas. Aliás, brasileiros podem visitar o país desde que apresentem um teste PCR negativo.

Abertura de fronteiras nos Estados Unidos

As fronteiras estão abertas para quase todos, porém há países, como o Brasil, que são considerados como alto risco não aceitam a entrada direta. Se você tem a intenção de viajar para este país deve passar 14 dias em um país listado como não alto risco, como por exemplo o México.

A novidade é que eles liberaram para agosto a entrada direta de estudantes direto do Brasil. Desta forma, será permitida a entrada de alunos para iniciarem o semestre lá. Além disso, as alunos que chegarem lá sem vacina serão vacinados. Assim, vale a pena cogitar o seu intercâmbio ainda para 2021!

Abertura de fronteiras na Inglaterra

Foi noticiado que o governo do Reino Unido tem o plano de abrir totalmente as fronteiras a partir do dia 21/06. Isso porque a população estará vacinada e não haverá necessidade de barrar estrangeiros, como anunciado pelo primeiro ministro recentemente. Muitas escolas já estão aceitando matrículas – fale com um consultor da BIL Intercâmbios e conheça melhor os programas. Veja mais nesta matéria!

Abertura condicional na Alemanha

A Alemanha abriu as fronteiras com condicionais. Ou seja, se você já está totalmente vacinado contra COVID-19 ou se recuperou de uma infecção por CoVid-19 dentro de 28 dias e 6 meses antes de sua viagem e pode mostrar uma documentação disso (prova de vacinação ou teste de PCR positivo dentro do intervalo de datas mencionado), você pode viajar para a Alemanha sem fazer um teste CoVid-19 e sem a necessidade de fazer uma quarentena, desde que você não viaje de uma área que é considerada área de variantes do vírus – veja mais nesta página. Para viajar, é preciso registrar a sua viagem on-line e enviar a sua documentação.

abertura de fronteiras

Contudo, se a área de onde você está viajando é considerada uma área de alta incidência, você deve fazer uma quarentena por 5 dias e pode fazer um teste COVID-19. Assim, com o resultado negativo, você não precisa mais continuar a quarentena. Se você viajar de uma área de variantes de vírus, terá que ficar em quarentena por 14 dias.

Intercâmbio para o Canadá em 2021

Você já pode fazer um intercâmbio no Canadá. As fronteiras estão abertas somente para estudantes e exigida a quarentena na chegada, mas muitas escolas estão oferecendo esse plano de quarentena a acolhendo o aluno. Fale com a equipe BIL Intercâmbios e conheça melhor os programas.

Abertura da Espanha para todos os visitantes

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánches, anunciou que a partir de 7 de junho de 2021, a Espanha reabrirá as fronteiras para turistas vacinados de qualquer lugar do mundo, inclusive brasileiros e estudantes. Contudo, é preciso que você esteja completamente imunizado com uma vacina aprovada pela União Europeia ou Organização Mundial da Saúde (OMS). As vacinas são:

  • Pfizer-BioNTech (aplicada no Brasil)
  • AstraZeneca (aplicada no Brasil)
  • Moderna
  • Johnson & Johnson
  • Sinopharm (aprovada pela OMS)

Malta e a situação para intercâmbio

Malta é um tradicional destino para quem deseja aprender inglês através de intercâmbio. Logo, é importante dizer que as fronteiras do país já estão abertas para brasileiros. Entretanto, estudantes só podem entrar desde que passem pelo menos 14 dias em quarentena em algum país do corredor seguro antes de entrar em Malta.

Austrália e Nova Zelândia

Ambos os países estão com suas fronteiras fechadas. Já há a abertura para países e localidades próximas, com muitas restrições. Contudo, as previsões são bem favoráveis e muitas escolas estão com matrículas abertas para 2022, considerando o número de vacinados locais. Veja mais sobre intercâmbio na Austrália nesta matéria.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre abertura de fronteiras e retomada dos intercâmbios? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!