Tempo de Leitura: 4 minutos

É possível realizar o sonho de estudar no exterior! Basta saber economizar e fazer o seu intercâmbio de forma planejada. Atualmente, com a grande oferta de escolas de idiomas especializadas em estrangeiros ao redor do mundo, o intercâmbio se tornou mais acessível, sendo possível parcelar todos os custos, aproveitar promoções e reduzir as despesas em até 80% com inteligência e bom senso. Veja a seguir algumas dicas para economizar e fazer o intercâmbio dos sonhos!

1) Decida para onde quer ir e veja as ofertas

Primeiramente, qual o destino dos seus sonhos? Que idioma deseja aprender ao imergir em um intercâmbio? Este é o primeiro passo para definir a sua rota e fazer economia. Defina algumas opções de destino e confira quais ofertas e programas estão disponíveis para o tipo de experiência que deseja ter.

Se sair dos grandes centros, por exemplo, poderá economizar ainda mais. Veja também quais as vantagens que os programas oferecem e coloque na balança o que faz sentido para você.

2) Planeje com antecedência

Esta é uma das regras de ouro do intercâmbio: faça um planejamento meses antes de viajar. Isso permite economizar e fazer o intercâmbio dos seus sonhos. Para se ter uma ideia, quando você planeja, consegue comprar passagens aéreas mais em conta com antecedência, saber quais são as baixas temporadas e aproveitar preços melhores em cursos, garantir desconto em matrícula, juntar dinheiro, pagar antecipadamente e de forma gradativa a sua viagem, supor quais serão os seus custos pessoais com mais exatidão, estudar um pouco mais antes de ir e se inscrever em um nível mais avançado, etc. São atitudes que podem reduzir até 80% dos seus custos e despesas pessoais!

Crie um plano de intercâmbio com todos os detalhes necessários da sua viagem: passagens, hospedagem, custos do curso, despesas pessoais para o período, transporte, alimentação, seguro viagem, comunicação, taxas de visto, etc. Coloque a previsão de custo para cada item.

3) Pague o seu intercâmbio antes de viajar

Você pode aproveitar e pagar antecipadamente toda a sua viagem se tiver planejamento. Mês a mês antes de viajar, pague parcelas e consiga descontos e vantagens, além da segurança de não ter dívidas após o seu retorno. A BIL Intercâmbios, por exemplo, possui programas de parcelamento em todas as suas opções de intercâmbio. Fale hoje mesmo com um consultor e saiba mais!

4) Aproveite promoções e vantagens

Todas as escolas de intercâmbio ao redor do mundo fazem promoções e oferecem vantagens aos interessados. Para aproveitá-las, busque fazer a sua matrícula com antecedência e pesquise o que mais a escola oferece: hospedagem própria, desconto no material ou na matrícula, taxas reduzidas, preços baixos em baixa temporada, descontos para agências como parceria, traslado do aeroporto, etc. A dica é pesquisar muito antes de optar pela oferta certa.

5) Viaje com uma agência especializada

A BIL realizar o sonho do intercâmbio entre estudantes brasileiros desde 1989. Conta com parceiros espalhados ao redor do mundo e trabalha apenas com escolas renomadas, que oferecem condições especiais de parceria. Desta forma, além de representar cursos exclusivos, conta com ofertas, vantagens e as melhores condições, que jamais uma agência de viagem comum poderá oferecer. Além disso, a BIL dá suporte integral durante toda a sua viagem. Fale com um consultor e saiba mais!

6) Escolha a duração certa para o seu bolso

Certamente, os preços dos programas de intercâmbio podem variar muito conforme o destino, moeda local, tempo de duração, tipo de intercâmbio, etc. A começar pelo tempo de duração, os valores podem ser bem variados.

Logo, escolha um programa que caiba no sue bolso e na sua agenda. Programas mais curtos podem ser tão efetivos que os de longa duração. Isso fará você economizar muito!

7) Cogite um país onde é possível estudar e trabalhar

Nova Zelândia, Irlanda, Austrália e Canadá, por exemplo, são países que possuem vistos especiais para quem deseja estudar e trabalhar em meio período.

Deste modo, é uma vantagem grande, pois você pode custear parte das suas despesas e ainda imergir mais na prática do idioma. Estes programas são destinados a pessoas acima dos 18 anos.

8) Escolha período fora das temporadas

Uma vez definido o país de destino do seu intercâmbio, veja quais são os meses de baixa temporada. É nestes meses que as escolas têm menor procura e fazem mais ofertas e opções de pacotes com mais vantagens. Aliás, se você não se importar em estudar na baixa temporada, poderá ter um ótimo desconto!

9) Conheça destinos alternativos e mais em conta

O destino faz o preço dos programas de intercâmbio variar muito. Por exemplo, se o seu desejo é estudar inglês, o Canadá e a África do Sul geralmente serão mais em conta que cursos similares nos Estados Unidos e Austrália, por exemplo. Ou seja, é claro que tudo depende da oferta, mas o custo de vida e as despesas tendem a ser maiores nestes países. Desta forma, defina bem o seu destino e conheça países alternativos.

10) Fique em casa de família ou alojamento estudantil

Para finalizar, muitos estudantes, principalmente adultos, cogitam alugar um imóvel ou ficar em hotel durante o seu programa de intercâmbio. Isso aumenta muito as suas despesas e nem sempre será próximo da escola.

Assim, a maioria dos cursos oferece hospedagem em casa de família local, em alojamento próprio ou em alojamentos em universidades e escolas. Isso reduz muito os custos e você pode praticar o idioma com nativos.

Veja também: Intercâmbio acadêmico – O que é? Como fazer?

Então, gostou das dicas sobre como economizar e fazer o intercâmbio dos sonhos? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!