Tempo de Leitura: 4 minutos

Você tem o sonho em estudar no exterior? E quem sabe fazer um intercâmbio acadêmico, estudando em uma faculdade estrangeira ou cursando um programa de pós-graduação? O intercâmbio acadêmico é a proposta ideal para quem buscar qualidade de ensino e ótimas oportunidades de trabalho no Brasil ou em outros países. A seguir, veja como ingressar e as facilidades em estudar fora!

O que é o intercâmbio acadêmico?

Primeiramente, o intercâmbio acadêmico, também conhecido como intercâmbio universitário, não é um programa de intercâmbio qualquer. Ele é ideal para quem busca por um curso de longa duração ou Ensino Superior, seja fazendo um College (cursos universitários de curta duração), University (cursos universitários extensos e específicos) ou uma pós-graduação.

Há ainda a possibilidade de fazer um intercâmbio acadêmico parcial, estudando por 3, 6 ou 12 meses em universidades parceiras, complementando ou não os seus estudos no Brasil.

Muitos estudantes brasileiros buscam este tipo de intercâmbio na hora de escolher uma carreira ou na frustração em relação às universidades brasileiras. Estudar no exterior conta muito na carreira acadêmica ou profissional e nem sempre é muito mais caro ou dispendioso que estudar no Brasil.

Como funciona?

Certamente, entrar em uma universidade no exterior tem as suas burocracias em quaisquer países. Mas vale a pena ter em mãos um diploma renomado e aceito em qualquer lugar do mundo.

Cada instituição de ensino tem as suas próprias regras de aplicação e é importante estar atento aos prazos de ingresso, além de conhecer profundamente o programa oferecido e as condições de permanência no país.

Quem faz uma faculdade ou pós-graduação no exterior pode ficar hospedado no campus ou alugar uma residência. Muitos países permitem estudar e trabalhar nas horas vagas aos estudos, como é o caso do Canadá, por exemplo.

Quais as vantagens do intercâmbio acadêmico?

Em suma, há grandes vantagens em fazer um intercâmbio acadêmico:

  • Amplia o seu networking.
  • É uma forma de dominar de vez o idioma.
  • Garantir qualidade de ensino é superior.
  • As oportunidades de trabalho fora do país são maiores.
  • Desenvolvimento pessoal – é importante aprender a ser independente no outro país.
  • Possibilidade maior de imigrar futuramente.
  • Melhores condições de carreira no Brasil.
  • Estar em contado com conhecimentos de ponta.
  • Tem o mesmo custo que uma faculdade no Brasil, dependendo do destino e da instituição.
  • É possível financiar os seus estudos.
  • Você não precisa escolher necessariamente um curso de graduação. Poderá cursar disciplinas gerais enquanto decide qual carreira seguir.
  • É possível estudar em instituições públicas fora do Brasil.
  • A maioria das universidades brasileiras oferece parceria com universidades estrangeiras, o que pode facilitar o ingresso.
  • Você pode muitas vezes estudar no exterior.
  • O acesso à estudantes estrangeiros é facilitada em muitos casos.

Como ingressar?

Como dito, cada país tem as suas regras de acesso ao intercâmbio acadêmico, bem como cada universidade tem as suas condições. Desta forma, é importante escolher o destino do seu intercâmbio e conferir as condições e aplicação, fazendo um planejamento do intercâmbio acadêmico.

Em geral, é exigido do estudante os vistos adequados, o nível intermediário do idioma (ou mesmo certificações como o TOEFL), ter concluído o Ensino Médio (ou a graduação, no caso dos programas de pós-graduação) e comprovações diversas, que podem ser solicitadas conforme a instituição – experiência acadêmica e profissional, trabalho voluntário, etc. Esteja atento ao que é solicitado!

O intercâmbio comum pode ajudar na jornada do intercâmbio acadêmico?

Por isso, é comum muitos estudantes fazerem intercâmbios regulares – aqueles em que se aprende o idioma em geral em escolas para estrangeiros – ou fazerem o Pathway – programa de idioma que também prepara o estudante para ingressar na universidade no exterior – antes mesmo de ingressar no intercâmbio acadêmico. Além disso, comprovar o nível de idioma ou experiência como estudante de intercâmbio pode lhe ajudar na aceitação e universidades.

E depois, como fica a validação do diploma?

O diploma ou certificação de grandes universidades são válidas internacionalmente. No entanto, será preciso validá-los no Brasil na maioria dos casos. O Brasil não possui nenhum acordo de revalidação/reconhecimento automático de diplomas de nível superior com nenhum país. Isto é, ele tem que ser revalidado por universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar. O processo é um pouco burocrático, mas muito comum.

Quais os melhores destinos para se fazer um intercâmbio acadêmico?

Sobretudo, muitos são os países que oferecem ótimos programas de intercâmbio acadêmico. Em destaque, o Canadá, os Estados Unidos, a Austrália, a África do Sul, a França, a Nova Zelândia, entre outros. É importante definir que curso deseja fazer para saber quais as melhores opções de destino.

Uma dica é fazer um intercâmbio Pathway, que na maioria dos casos, além de preparar o estudante para o ingresso e ajudar a aumentar o nível do idioma, também permite o ingresso sem testes ou sem burocracia.

Viaje com a BIL!

Para finalizar, a BIL conta com uma rede de parceiros ao redor do mundo. Ou seja, são instituições de ensino especializadas em idiomas para estrangeiros ou instituições acadêmicas que oferecem programas para o público brasileiro em pacotes promocionais e cheios de vantagens.

Desta forma, a BIL garante as melhores condições e dá o suporte que você precisa em todos os momentos da sua viagem. A dica é falar com um consultor BIL e ver os programas de intercâmbio de longa duração.

Em destaque, vale a pena conhecer as opções de Colleges e universidades no Canadá, que além de alta qualidade de ensino, permite trabalhar e estudar durante a sua estadia, além de outras vantagens. Marque já uma conversa com a gente!

Veja também: Intercâmbio para quem quer imigrar – Quais as melhores opções?

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio acadêmico? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!